ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO:
Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de
água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do
espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a
mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que
se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem
roupas velhas no dia da brincadeira.Espalhe a mistura no chão da sala
onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o
mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e
ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha
uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns
exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda,
Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e
cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com
que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que
vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: - Quem trouxe você para a escola hoje? - Você tem amigos? Quem são? - Você já brincou no parque? - Você já tomou lanche?
CUIDADO COM A BONECA
IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS:
Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter
um bom relacionamento com o grupo.Esta brincadeira é para meninos e
meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento
interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro
–necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso
vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as
interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e
valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela
como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e
fazer carinho.
CHUVINHA DE PAPEL
IDADE: De 8 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS:
Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir
de maneira lúdica com o educador e os colegas.Sente-se com a turma no
chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que
todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados
num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel
picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
PAPAI VEIO BRINCAR
IDADE: De 3 meses a 1 ano.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos. Coloque
uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho.
Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança
ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os
pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
* Fonte: http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2012/04/objetivo-transmitir-umambiente.html
ARTE COM MINGAU
IDADE: De 8 meses a 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades ou pátio.
MATERIAL: Maisena, corante alimentar e água.
OBJETIVO: Interagir com o espaço.
PREPARAÇÃO:
Em uma panela, dissolva uma colher de sopa de maisena para cada copo de
água. A quantidade é de acordo com o número de crianças ou o tamanho do
espaço onde a atividade será realizada. Coloque pitada de corante até a
mistura ficar com a cor que você deseja. Leve-a ao fogo e mexa até que
se transforme em um mingau. Deixe esfriar. Avise os pais para mandarem
roupas velhas no dia da brincadeira.Espalhe a mistura no chão da sala
onde as crianças vão brincar. Deixe-as andar, engatinhar e rolar sobre o
mingau, interagindo com o espaço. Atenção para que todos se divirtam e
ninguém se machuque. Incentive as várias possibilidades de movimento.
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo com o educador. Escolha
uma música na qual você possa incluir o nome das crianças. Alguns
exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”, “Ciranda,
Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e
cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com
que se familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que
vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com os personagens. Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem” com cada uma. Você pode fazer perguntas como: - Quem trouxe você para a escola hoje? - Você tem amigos? Quem são? - Você já brincou no parque? - Você já tomou lanche?
CUIDADO COM A BONECA
IDADE: De 1 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO:Sala de atividades.
MATERIAL: Bonecas, roupinhas de boneca, retalhos de tecido, mamadeiras e chupetas.
OBJETIVOS:
Brincar de faz-de-conta durante o jogo simbólico; tocar o colega; e ter
um bom relacionamento com o grupo.Esta brincadeira é para meninos e
meninas, pois tem o objetivo de desenvolver o relacionamento
interpessoal, promovendo atitudes de cuidado e carinho com o outro
–necessidades que são comuns a todos, independentemente do sexo. Isso
vai se dar no faz-de-conta, momento que a criança aprende sobre as
interações sociais. Por isso, é importante ter seu espaço garantido e
valorizado na rotina. Proponha que cada um pegue uma boneca e cuide dela
como se fosse sua filha. Os pequenos devem dar banho, trocar fralda e
fazer carinho.
CHUVINHA DE PAPEL
IDADE: De 8 meses a 3 anos.
TEMPO: De 15 a 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Revistas e jornais velhos.
OBJETIVOS:
Relaxar de forma ativa (e não apenas em posição de repouso) e interagir
de maneira lúdica com o educador e os colegas.Sente-se com a turma no
chão, em torno de uma pilha de revistas e jornais velhos. Deixe que
todos manipulem e rasguem as páginas livremente. Junte os papéis picados
num monte e jogue tudo para o alto. Vai ser uma festa! Depois, o papel
picado pode ser aproveitado em colagens ou modelagem de bonecos.
PAPAI VEIO BRINCAR
IDADE: De 3 meses a 1 ano.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala ampla.
MATERIAL: Aparelho de som, CDs ou fitas cassete com músicas infantis, bolas, fantoches e panos coloridos.
OBJETIVO: Interagir ludicamente com os pais por meio da brincadeira.
PREPARAÇÃO: Decore o ambiente com os panos. Coloque
uma música e peça para o pai ou a mãe se sentar no chão com o filho.
Você pode conduzir as brincadeiras, como rolar uma bola para a criança
ou brincar com um fantoche, apresentando possibilidades de interação. Os
pais se inspiram em você ou criam brincadeiras.
* Fonte: http://pedagogaandreaeduca.blogspot.com.br/2012/04/objetivo-transmitir-umambiente.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário