Pontilhado, devo ou não utilizar esse método?
Órgão mantenedor | Qual a sua opinião quanto ao uso de pontilhado na educação infantil? |
Municipal | Acho
terrível esse método.Não acrescenta em nada no conhecimento e
aprendizagem . Não acredito que possa ajudar no desenvolvimento da
coordenação motora da criança. Trabalhar com materiais concretos, além
de ser mais prazeroso,da possibilidade da criança se movimentar e sentir
seus movimentos. |
Municipal | Acredito
que tem grande importância, mesmo sendo considerado um método
tradicional é por meio dele acredito que desenvolve a habilidade da
escrita nos pequeno, trabalho na educação infantil e no dia-a-dia
percebo por exemplo as crianças cobrindo os nomes escritos nos crachás
antes de transcrevê-los para a atividade. |
ONG ou Filantrópica | Ótimo!
pois ajuda muito na coordenação da criança! Quando não tem jeito de
pontilhar a atividade, como nome da criança, dos pais etc, eu uso o
lápis de cor. O pontilhado ajuda demais! |
Municipal | ACHO QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE USA-LOS TENDO EM VISTA QUE OS VÁRIOS TIPOS DE TRABALHOS LÚDICO SUPRE ESSA NECESSIDADE . ALINHAVO POR EXEMPLO. |
Municipal | Atualmente temos outros métodos para aprimorar a coordenação motora fina da criança de Educação Infantil sem usar os pontilhados. Na escola onde trabalho, usa-se: - Fazer bolinhas de papel crepon para, posteriormente, usar em trabalhos artísticos; - Fazer tiras de papel, rasgando-as com os dedos; - Usar os dedos (movimentos de pinça) para fazer enfiagens (cordões, pulseiras); separar objetos misturados previamente; - Enroscar e desenroscar as tampas em garrafas e potes diferentes; - Fazer alinhavos - Pintura no azulejo ou papel com os dedos, pinceis etc - Desenho livre ou direcionado - Modelagens com massinha - Desenho com giz de quadro no chão Essas são algumas das atividades utilizadas para aprimorar a coordenação motora fina das crianças da escola onde trabalho. Um abraço. |
Particular | O
Pontilhado na Educaçãoo Infantil, faz com que a criança tenha uma base
daquilo que ele vai fazer a partir dai ele vai fazer sozinho. Trabalho muito pedindo para minhas crianças imaginarem como é e a partir dai vou mostrando a a eles como faz e sempre elogio as conquista deles. Não trabalho com pontilhado, a escola diz que é tradicional. Mas como trabalhar a coordenação motora fina sem o pontilhado? Cortar,rasgar,amassar.... |
Particular | Olá
bom dia. Sou psicopedagoga mas não trabalho em escola(infelizmente),
mas vou contar de uma experiência minha com minha filha de 4 anos que
nasceu prematura (6meses).Trabalho pontilhado com ela porque ela
apresenta um pouco de atraso motor e tem dado resultado significativo na
coordenação fina. Nas férias trabalhei bastante com ela e já estamos
observando resultados.Espero ter ajudado porque embora não esteja em
sala de aula, procuro alternativas para ajudar minha pequena na
alfabetização. Abraços |
Municipal | Aqui
em minha cidade o uso do pontilhado é extremamente proibido, porém não
concordo com essa visão extremista. Aprendi com o pontilhado e em alguns
momentos utilizo-o com meus alunos (escondido, é claro) e percebi que a
maioria obteve um ótimo desenvolvimento, principalmente na escrita do
nome. Acho que tudo o que contribui para o desenvolvimento da criança em
todos os aspectos, deveria ser considerado. |
ONG ou Filantrópica | Sou favor, ele orienta e ajuda o aluno na coordenação da motricidade fina, atenção, concentração, percepção visual, firmeza e prensão do lápis...e muiiiiiiiiiiiiiito mais.. |
Municipal | O uso do pontilhado é muito importante nessa fase o que estimula na coordenação motora. |
Municipal | Eu uso pontilhado pra melhorar a coordenação sim, e ao longo do ano letivo vejo significativas melhoras em relação ao limite na pintura e na escrita. |
Municipal | É de suma importância para desenvolver a coordenação fina. |
Municipal | Sou a favor, quando aplicado para crianças acima de 4 anos, não regularmente e que sejam em tamanho grande. |
Municipal | Oi,
sou professora de educação infantil mas agora desempenho a função de
coordenadora, sempre tive um pouco de receio quanto ao uso de atividades
com pontilhado, pois as atividades que eram disponibilizadas para os
professores (uma vez que as escolas de zona rural não tem muito acesso a
muitos recursos) eram muito mecânicas repetitivas e enfadonhas, acho q
todas as atividades, se bem planejadas e com um objetivo pedagógico
claro, podem ser aplicadas para os pequenos ,cabe a nos professores
sermos seletivos e cuidadosos quanto a seleção das atividades. |
Municipal | Já
tive bastante experiências com o pontilhado, sem dúvida ele é útil sim.
Porém mais de três vezes se torna mecânico. Então devemos saber variar
ao montar uma atrocidade com pontilhados. |
Particular | Acho que apesar de muita gente achar tradicional eu acho um recurso valido apesar de compartilhar dessa duvida da minha colega. |
Particular | Na
minha opinião o pontilhado serve como ponto de partida para a criança
desenvolver a escrita e ter o controle do lápis na mão, desenvolvendo a
percepção do que deve ser feito, e não somente rabiscar, pois tenho
alunos de 2 anos e meio que já cobrem o pontilhado perfeitamente. |
Municipal | De extrema importância para que a criança adquira mais segurança no seu traçado. Utilizo sim porque só colabora num melhor desempenho dos meus alunos. |
Municipal | Pode ser utilizado também quando outras formas de desenvolvimento do controle não estiver funcionando. |
Particular | Ainda adoto mas não tenho segurança se ajuda ou não no desenvolvimento da coordenação motora. |
Municipal | Depende da criança, das dificuldades que encontramos em sala de aula, acho que se necessário for podemos aplicar sim. |
Municipal | Penso
que, quando a criança não tem "dificuldades",não precisa de
pontilhados,pois deixo-a fazer da forma que consegue e depois vou
trabalhando o traçado correto e na linha. Mas quando tem "dificuldade",
aí sim, eu uso o pontilhado para poder aprender a fazer de acordo com a
norma. |
Municipal | Eu
sempre fui a favor do uso do pontilhado na educação infantil, é a
primeira escrita da criança, é um norte, desenvolver a coordenação
motora da criança é a peça chave para desenvolver outras atividades. |
Municipal | Acho
interessante! Enquanto a criança está desenvolvendo a coordenação viso
motora está aprendendo a temática que envolve no pontilhado desde que
este seja desenvolvido numa perspectiva lúdica, onde a criança aprende
brincando. |
Particular | Em
nosso caso, ajuda muito, pois trabalhamos com crianças especiais,
alfabetização e realfabetização de alunos com de dificuldades e
distúrbios de aprendizagem. |
Particular | Acho
válido pois serve como um ponto de partida para a criança, pois tudo é
novo . O pontilhado vejo como um treinamento para que a criança comece a
caminhar sozinha. |
Particular | Eu
acho bem importante o uso do pontilhado, pois auxilia no
desenvolvimento da escrita e na coordenação motora da criança. Acho
inclusive que a linha Construtivista ficou um pouco mal esclarecida ou
mal interpretada, pois alguns argumentos sobre a educação e os processos
pedagógicos ficaram sem um norte certo. Antigamente.....la nos anos 60 e
70, precisávamos decorar e efetivamente aprender os conteúdos e se não
soubéssemos, tínhamos que repetir de ano e aprender...hoje não é mais
assim, com esta nova interpretação da rede escolar, a criança vai
construindo seu conhecimento...mas é justo uma criança chegar ao 3º ano
sem saber ler e escrever?? Hoje os alunos aprendem e logo esquecem. Bom
não fugindo do assunto, acho super importante e relevante as atividades
de pontilhado como falei no inicio da postagem... Um grande abraço. |
Particular | Eu gosto porque ajuda na coordenação motora fina. |
Particular | Penso que não é errado trabalhar com pontilhados desde que não trabalhe só com o tradicional. Favor me tirar esta dúvida. Um abraço. |
Municipal | É muito bom, ajuda muito na coordenação motora dos alunos, seu blog é uma maravilha, aproveito muito as atividades e projetos. |
Municipal | Aqui
na prefeitura de São Paulo, trabalhamos seguindo as orientações
curriculares municipais, porém neste ano peguei uma turma totalmente sem
limites tudo que eu dava referente a o.c. eles tinham dificuldades,
comecei a dar atividades pontilhadas e deu um bom resultado muitas
crianças estão escrevendo seu nome e algumas estão reconhecendo e
escrevendo na fase pre silábica (turma Infantil I no inicio as crianças
mal conseguia pegar no lápis). Aqui para nós, eu fico indignada com o
uso de métodos para se ensinar a minha história de vida eu fui
alfabetiza da no método tradicional ,meus pais eram analfabetos,tive que
trabalhar muito cedo ,estudei fiz o normal sou professora só não estudo
mais por falta de tempo e dinheiro O uso do pontilhado é totalmente desnecessário na Educação Infantil, pois a criança tem capacidade total de traçar linhas, letras sem esse tipo de prática, desde que seja bem trabalhada a coordenação motora com outros tipos de atividades muitos menos mecânica e cansativas para as criança. Sou professora de crianças de 3 anos e não uso ,esse tipo de atividade para desenvolver a coordenação motora fina nos alunos prefiro trabalhar com massinha de modelar, recorte e colagem jogos de encaixe, alinhavo e etc, que fazem muito mais efeito e é muito mais prazeroso para criança. Acho que o uso de pontilhado mais adequados para salas psicopedagógicas no desenvolvimento de crianças com dificuldades de escrita. |
Municipal | Na
minha opinião é absolutamente desnecessário o uso do pontilhado; por
quê? porque a criança aprende muito mais e mais rápido, construindo o
seu aprendizado, fazendo do seu jeitinho e alcançando a excelência aos
poucos com ludicidade que traz segurança e conforto para sua adaptação
nessa fase. |
ONG ou Filantrópica | É uma forma de se trabalhar a escrita fina, mais concordo que é muito difícil para as crianças conseguirem , se houver um outro método vou ficar feliz em saber. |
Particular | Eu costumo usar. Percebi que quando o aluno me observa realizando a atividade, posteriormente, ele a desenvolve com mais facilidade. Mas a uma outra estrategia que vendando certo, Primeiro contorno aletra com o dedo ou lápis, depois reproduzo com uma caneta sem tinta a letra, deixando a marca e posteriormente o aluno consegue reproduzir a letra. Por fim, desenho no quadro a letra trabalhada e eles me acompanham. |
Municipal | Acredito
no pontilhado, para mim funciona como uma caligrafia e as crianças
traçam com mais facilidade e assimilam muito mais rápido a escrita.
.Hoje nossos jovens e adultos escrevem mal porque não foram cobrados no
traçado correto das letras e chegam até se envergonhar de suas escritas. |
Percebi, que as opiniões são bem diversificadas e muitos profissionais estão em dúvida quanto a essa questão. O método tradicional e construtivista se transpassam entre si, a depender da dificuldade da criança podemos diferenciar esses métodos. Isso me intriga, pois tanto se fala em construtivismo e tradicionalismo, e muito pouco se entende, o método tradicionalista é mecânico, e construtivista é desafiador, posso eu me enquadrar em qual desses métodos?
Não existe uma lei que exija tal método para uma escola, afinal, cada criança é um ser único em transformação constante, e para seu desenvolvimento ser pleno precisamos desenvolvê-lo em todas as áreas.
Mas de fato a coordenação motora fina é auxiliado pelo uso do pontilhado, mas não podemos exclusivamente nos limitarmos aos pontinhos, pois é enfadonho, e muitas vezes cansativo, chegando ao ponto das crianças o fazerem de forma robotizada, mas posso desenvolver uma excelente aula usando um entre meio do que é tradicional e construtivista, da mesma forma que considero o construtivismo equivocado, pois foi mal esclarecido.
Digo isso porque em algumas escolas o construtivismo foi implantado de forma radial, deixando o professor sem saber o que fazer, é preciso mais estudos e formação continuado para reforçar e implanta construtivismo de forma eficiente.
Mas, a criança tem que fazer o que mais gosta, brincar. E na educação infantil a melhor maneira de aprender é brincando, trabalhando a ludicidade de forma inteligente e pontilhado de forma eficiente, conhecendo a criança e o seu entorno, juntando experiencias e conhecimento o resultado sempre será satisfatório.
Pontilhado, devo ou não utilizar esse método?
Órgão mantenedor | Qual a sua opinião quanto ao uso de pontilhado na educação infantil? |
Municipal | Acho
terrível esse método.Não acrescenta em nada no conhecimento e
aprendizagem . Não acredito que possa ajudar no desenvolvimento da
coordenação motora da criança. Trabalhar com materiais concretos, além
de ser mais prazeroso,da possibilidade da criança se movimentar e sentir
seus movimentos. |
Municipal | Acredito
que tem grande importância, mesmo sendo considerado um método
tradicional é por meio dele acredito que desenvolve a habilidade da
escrita nos pequeno, trabalho na educação infantil e no dia-a-dia
percebo por exemplo as crianças cobrindo os nomes escritos nos crachás
antes de transcrevê-los para a atividade. |
ONG ou Filantrópica | Ótimo!
pois ajuda muito na coordenação da criança! Quando não tem jeito de
pontilhar a atividade, como nome da criança, dos pais etc, eu uso o
lápis de cor. O pontilhado ajuda demais! |
Municipal | ACHO QUE NÃO HÁ NECESSIDADE DE USA-LOS TENDO EM VISTA QUE OS VÁRIOS TIPOS DE TRABALHOS LÚDICO SUPRE ESSA NECESSIDADE . ALINHAVO POR EXEMPLO. |
Municipal | Atualmente temos outros métodos para aprimorar a coordenação motora fina da criança de Educação Infantil sem usar os pontilhados. Na escola onde trabalho, usa-se: - Fazer bolinhas de papel crepon para, posteriormente, usar em trabalhos artísticos; - Fazer tiras de papel, rasgando-as com os dedos; - Usar os dedos (movimentos de pinça) para fazer enfiagens (cordões, pulseiras); separar objetos misturados previamente; - Enroscar e desenroscar as tampas em garrafas e potes diferentes; - Fazer alinhavos - Pintura no azulejo ou papel com os dedos, pinceis etc - Desenho livre ou direcionado - Modelagens com massinha - Desenho com giz de quadro no chão Essas são algumas das atividades utilizadas para aprimorar a coordenação motora fina das crianças da escola onde trabalho. Um abraço. |
Particular | O
Pontilhado na Educaçãoo Infantil, faz com que a criança tenha uma base
daquilo que ele vai fazer a partir dai ele vai fazer sozinho. Trabalho muito pedindo para minhas crianças imaginarem como é e a partir dai vou mostrando a a eles como faz e sempre elogio as conquista deles. Não trabalho com pontilhado, a escola diz que é tradicional. Mas como trabalhar a coordenação motora fina sem o pontilhado? Cortar,rasgar,amassar.... |
Particular | Olá
bom dia. Sou psicopedagoga mas não trabalho em escola(infelizmente),
mas vou contar de uma experiência minha com minha filha de 4 anos que
nasceu prematura (6meses).Trabalho pontilhado com ela porque ela
apresenta um pouco de atraso motor e tem dado resultado significativo na
coordenação fina. Nas férias trabalhei bastante com ela e já estamos
observando resultados.Espero ter ajudado porque embora não esteja em
sala de aula, procuro alternativas para ajudar minha pequena na
alfabetização. Abraços |
Municipal | Aqui
em minha cidade o uso do pontilhado é extremamente proibido, porém não
concordo com essa visão extremista. Aprendi com o pontilhado e em alguns
momentos utilizo-o com meus alunos (escondido, é claro) e percebi que a
maioria obteve um ótimo desenvolvimento, principalmente na escrita do
nome. Acho que tudo o que contribui para o desenvolvimento da criança em
todos os aspectos, deveria ser considerado. |
ONG ou Filantrópica | Sou favor, ele orienta e ajuda o aluno na coordenação da motricidade fina, atenção, concentração, percepção visual, firmeza e prensão do lápis...e muiiiiiiiiiiiiiito mais.. |
Municipal | O uso do pontilhado é muito importante nessa fase o que estimula na coordenação motora. |
Municipal | Eu uso pontilhado pra melhorar a coordenação sim, e ao longo do ano letivo vejo significativas melhoras em relação ao limite na pintura e na escrita. |
Municipal | É de suma importância para desenvolver a coordenação fina. |
Municipal | Sou a favor, quando aplicado para crianças acima de 4 anos, não regularmente e que sejam em tamanho grande. |
Municipal | Oi,
sou professora de educação infantil mas agora desempenho a função de
coordenadora, sempre tive um pouco de receio quanto ao uso de atividades
com pontilhado, pois as atividades que eram disponibilizadas para os
professores (uma vez que as escolas de zona rural não tem muito acesso a
muitos recursos) eram muito mecânicas repetitivas e enfadonhas, acho q
todas as atividades, se bem planejadas e com um objetivo pedagógico
claro, podem ser aplicadas para os pequenos ,cabe a nos professores
sermos seletivos e cuidadosos quanto a seleção das atividades. |
Municipal | Já
tive bastante experiências com o pontilhado, sem dúvida ele é útil sim.
Porém mais de três vezes se torna mecânico. Então devemos saber variar
ao montar uma atrocidade com pontilhados. |
Particular | Acho que apesar de muita gente achar tradicional eu acho um recurso valido apesar de compartilhar dessa duvida da minha colega. |
Particular | Na
minha opinião o pontilhado serve como ponto de partida para a criança
desenvolver a escrita e ter o controle do lápis na mão, desenvolvendo a
percepção do que deve ser feito, e não somente rabiscar, pois tenho
alunos de 2 anos e meio que já cobrem o pontilhado perfeitamente. |
Municipal | De extrema importância para que a criança adquira mais segurança no seu traçado. Utilizo sim porque só colabora num melhor desempenho dos meus alunos. |
Municipal | Pode ser utilizado também quando outras formas de desenvolvimento do controle não estiver funcionando. |
Particular | Ainda adoto mas não tenho segurança se ajuda ou não no desenvolvimento da coordenação motora. |
Municipal | Depende da criança, das dificuldades que encontramos em sala de aula, acho que se necessário for podemos aplicar sim. |
Municipal | Penso
que, quando a criança não tem "dificuldades",não precisa de
pontilhados,pois deixo-a fazer da forma que consegue e depois vou
trabalhando o traçado correto e na linha. Mas quando tem "dificuldade",
aí sim, eu uso o pontilhado para poder aprender a fazer de acordo com a
norma. |
Municipal | Eu
sempre fui a favor do uso do pontilhado na educação infantil, é a
primeira escrita da criança, é um norte, desenvolver a coordenação
motora da criança é a peça chave para desenvolver outras atividades. |
Municipal | Acho
interessante! Enquanto a criança está desenvolvendo a coordenação viso
motora está aprendendo a temática que envolve no pontilhado desde que
este seja desenvolvido numa perspectiva lúdica, onde a criança aprende
brincando. |
Particular | Em
nosso caso, ajuda muito, pois trabalhamos com crianças especiais,
alfabetização e realfabetização de alunos com de dificuldades e
distúrbios de aprendizagem. |
Particular | Acho
válido pois serve como um ponto de partida para a criança, pois tudo é
novo . O pontilhado vejo como um treinamento para que a criança comece a
caminhar sozinha. |
Particular | Eu
acho bem importante o uso do pontilhado, pois auxilia no
desenvolvimento da escrita e na coordenação motora da criança. Acho
inclusive que a linha Construtivista ficou um pouco mal esclarecida ou
mal interpretada, pois alguns argumentos sobre a educação e os processos
pedagógicos ficaram sem um norte certo. Antigamente.....la nos anos 60 e
70, precisávamos decorar e efetivamente aprender os conteúdos e se não
soubéssemos, tínhamos que repetir de ano e aprender...hoje não é mais
assim, com esta nova interpretação da rede escolar, a criança vai
construindo seu conhecimento...mas é justo uma criança chegar ao 3º ano
sem saber ler e escrever?? Hoje os alunos aprendem e logo esquecem. Bom
não fugindo do assunto, acho super importante e relevante as atividades
de pontilhado como falei no inicio da postagem... Um grande abraço. |
Particular | Eu gosto porque ajuda na coordenação motora fina. |
Particular | Penso que não é errado trabalhar com pontilhados desde que não trabalhe só com o tradicional. Favor me tirar esta dúvida. Um abraço. |
Municipal | É muito bom, ajuda muito na coordenação motora dos alunos, seu blog é uma maravilha, aproveito muito as atividades e projetos. |
Municipal | Aqui
na prefeitura de São Paulo, trabalhamos seguindo as orientações
curriculares municipais, porém neste ano peguei uma turma totalmente sem
limites tudo que eu dava referente a o.c. eles tinham dificuldades,
comecei a dar atividades pontilhadas e deu um bom resultado muitas
crianças estão escrevendo seu nome e algumas estão reconhecendo e
escrevendo na fase pre silábica (turma Infantil I no inicio as crianças
mal conseguia pegar no lápis). Aqui para nós, eu fico indignada com o
uso de métodos para se ensinar a minha história de vida eu fui
alfabetiza da no método tradicional ,meus pais eram analfabetos,tive que
trabalhar muito cedo ,estudei fiz o normal sou professora só não estudo
mais por falta de tempo e dinheiro O uso do pontilhado é totalmente desnecessário na Educação Infantil, pois a criança tem capacidade total de traçar linhas, letras sem esse tipo de prática, desde que seja bem trabalhada a coordenação motora com outros tipos de atividades muitos menos mecânica e cansativas para as criança. Sou professora de crianças de 3 anos e não uso ,esse tipo de atividade para desenvolver a coordenação motora fina nos alunos prefiro trabalhar com massinha de modelar, recorte e colagem jogos de encaixe, alinhavo e etc, que fazem muito mais efeito e é muito mais prazeroso para criança. Acho que o uso de pontilhado mais adequados para salas psicopedagógicas no desenvolvimento de crianças com dificuldades de escrita. |
Municipal | Na
minha opinião é absolutamente desnecessário o uso do pontilhado; por
quê? porque a criança aprende muito mais e mais rápido, construindo o
seu aprendizado, fazendo do seu jeitinho e alcançando a excelência aos
poucos com ludicidade que traz segurança e conforto para sua adaptação
nessa fase. |
ONG ou Filantrópica | É uma forma de se trabalhar a escrita fina, mais concordo que é muito difícil para as crianças conseguirem , se houver um outro método vou ficar feliz em saber. |
Particular | Eu costumo usar. Percebi que quando o aluno me observa realizando a atividade, posteriormente, ele a desenvolve com mais facilidade. Mas a uma outra estrategia que vendando certo, Primeiro contorno aletra com o dedo ou lápis, depois reproduzo com uma caneta sem tinta a letra, deixando a marca e posteriormente o aluno consegue reproduzir a letra. Por fim, desenho no quadro a letra trabalhada e eles me acompanham. |
Municipal | Acredito
no pontilhado, para mim funciona como uma caligrafia e as crianças
traçam com mais facilidade e assimilam muito mais rápido a escrita.
.Hoje nossos jovens e adultos escrevem mal porque não foram cobrados no
traçado correto das letras e chegam até se envergonhar de suas escritas. |
Percebi, que as opiniões são bem diversificadas e muitos profissionais estão em dúvida quanto a essa questão. O método tradicional e construtivista se transpassam entre si, a depender da dificuldade da criança podemos diferenciar esses métodos. Isso me intriga, pois tanto se fala em construtivismo e tradicionalismo, e muito pouco se entende, o método tradicionalista é mecânico, e construtivista é desafiador, posso eu me enquadrar em qual desses métodos?
Não existe uma lei que exija tal método para uma escola, afinal, cada criança é um ser único em transformação constante, e para seu desenvolvimento ser pleno precisamos desenvolvê-lo em todas as áreas.
Mas de fato a coordenação motora fina é auxiliado pelo uso do pontilhado, mas não podemos exclusivamente nos limitarmos aos pontinhos, pois é enfadonho, e muitas vezes cansativo, chegando ao ponto das crianças o fazerem de forma robotizada, mas posso desenvolver uma excelente aula usando um entre meio do que é tradicional e construtivista, da mesma forma que considero o construtivismo equivocado, pois foi mal esclarecido.
Digo isso porque em algumas escolas o construtivismo foi implantado de forma radial, deixando o professor sem saber o que fazer, é preciso mais estudos e formação continuado para reforçar e implanta construtivismo de forma eficiente.
Mas, a criança tem que fazer o que mais gosta, brincar. E na educação infantil a melhor maneira de aprender é brincando, trabalhando a ludicidade de forma inteligente e pontilhado de forma eficiente, conhecendo a criança e o seu entorno, juntando experiencias e conhecimento o resultado sempre será satisfatório.
Nenhum comentário:
Postar um comentário