PROPOSTA DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE CURSEI:
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO SEMANAL PARA O ENSINO FORMAL, levando em conta o currículo escolar de uma série escolhida, onde o ANEE e TODOS os alunos pudessem participar do mesmo tema, mesmos conteúdos e disciplinas, porém com algumas adequações, se necessário.
Plano esse, que o professor do AEE poderia dar sequência e explorar em seus atendimentos também com o educando.
1- Plano Semanal ( montado pela professora Andréa R M Padilha )
Tema: Família
Série escolhida: Primeiro Ano
Disciplinas envolvidas :Língua Portuguesa / Matemática / Artes / História / Ensino Religioso
Objetivos Específicos:
- Colher dados com a família;
- Socializar a figura da família com o grupo;
- Analisar através do desenho como a criança observa sua família e se vê como integrante da mesma;
- Construir um vocabulário com palavras relacionadas á família
Metodologia:
- Entrevista para obter dados familiares;
- Cartaz com fotos dos membros da família para socializar com o grupo;
- Música;
- Desenho;
- Rotina da família;
- Conversa Informal;
- Vocabulário da família;
- Cantos;
- Contar os membros da família;
- Contar o número de letras das palavras montadas;
- Realizar orações em agradecimento pela família.
2- PLANO DE AÇÃO:
Material de Apoio: A fim de facilitar a comunicação com L. aluno com Necessidades Especiais ( pedir antecipadamente à família):
- Fotos de todas as pessoas que compõem a família;
- Objetos que identifiquem o PAI \ A MÃE\ IRMÃOS\ Como: um sapato muito usado pela mamãe, a chave do carro do papai, um brinquedo que o irmão gosta,...
- Gravação da voz da mãe, do pai dizendo o nome da criança
- Trabalhar com a caixa de Antecipação (com as fotos, objetos que serão utilizados no dia);
- Montar com a criança o álbum da sua família ;
- Vestir a blusa da mamãe e ou do papai;
- Sentir o cheirinho na blusa da mamãe e ou do papai;
- Cantar segurando ou vestindo uma das peças de vestuário da família;
- Pintar com a mão, com os dedos, a blusa da mamãe (utilizando guache);
- Apontar onde aparecem os membros da família (em cartaz ou álbum cofeccionado);
- Ouvir a voz da mãe, do pai dizendo o nome da criança e apontar a foto ou oobjeto referente á pessoa;
- Trabalhar em sala com os amigos, com as carteiras dispostas em MEIA LUA;
- Trazer a MAMÃE para visitar a turma: Tocar o rosto da mamãe, mexer em seus cabelos, tocar as partes do corpo,abraçar a sua mãe, ...
- Ouvir o relato do que é SER MÃE, a importância de se TER UMA FAMÍLIA,etc
- Modelagem da Mãe, do Pai, ...motricidade fina;
- Brincar com bonecos fantasiando serem a mamãe, o papai, o filhinho;
Tudo que a turma estiver realizando, adequar ao nível do educando para que dentro de suas limitações esteja participando e realizando também.
Objetivos com esse Plano de Ação \ Exploração das Funções Mentais de :
- Linguagem\ Comunicação;
- Pensamento Verbal;
- Memória Seletiva;
- Atenção Focalizada;
- Imaginação Criativa;
- Percepção;
- Raciocínio Lógico.
Avaliação:
Considerando os progressos alcançados dentro do Plano de Ação estabelecido pelo professor.
PROPOSTA DA PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL QUE CURSEI:
ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO SEMANAL PARA O ENSINO FORMAL, levando em conta o currículo escolar de uma série escolhida, onde o ANEE e TODOS os alunos pudessem participar do mesmo tema, mesmos conteúdos e disciplinas, porém com algumas adequações, se necessário.
Plano esse, que o professor do AEE poderia dar sequência e explorar em seus atendimentos também com o educando.
1- Plano Semanal ( montado pela professora Andréa R M Padilha )
Tema: Família
Série escolhida: Primeiro Ano
Disciplinas envolvidas :Língua Portuguesa / Matemática / Artes / História / Ensino Religioso
Objetivos Específicos:
- Colher dados com a família;
- Socializar a figura da família com o grupo;
- Analisar através do desenho como a criança observa sua família e se vê como integrante da mesma;
- Construir um vocabulário com palavras relacionadas á família
Metodologia:
- Entrevista para obter dados familiares;
- Cartaz com fotos dos membros da família para socializar com o grupo;
- Música;
- Desenho;
- Rotina da família;
- Conversa Informal;
- Vocabulário da família;
- Cantos;
- Contar os membros da família;
- Contar o número de letras das palavras montadas;
- Realizar orações em agradecimento pela família.
2- PLANO DE AÇÃO:
Material de Apoio: A fim de facilitar a comunicação com L. aluno com Necessidades Especiais ( pedir antecipadamente à família):
- Fotos de todas as pessoas que compõem a família;
- Objetos que identifiquem o PAI \ A MÃE\ IRMÃOS\ Como: um sapato muito usado pela mamãe, a chave do carro do papai, um brinquedo que o irmão gosta,...
- Gravação da voz da mãe, do pai dizendo o nome da criança
- Trabalhar com a caixa de Antecipação (com as fotos, objetos que serão utilizados no dia);
- Montar com a criança o álbum da sua família ;
- Vestir a blusa da mamãe e ou do papai;
- Sentir o cheirinho na blusa da mamãe e ou do papai;
- Cantar segurando ou vestindo uma das peças de vestuário da família;
- Pintar com a mão, com os dedos, a blusa da mamãe (utilizando guache);
- Apontar onde aparecem os membros da família (em cartaz ou álbum cofeccionado);
- Ouvir a voz da mãe, do pai dizendo o nome da criança e apontar a foto ou oobjeto referente á pessoa;
- Trabalhar em sala com os amigos, com as carteiras dispostas em MEIA LUA;
- Trazer a MAMÃE para visitar a turma: Tocar o rosto da mamãe, mexer em seus cabelos, tocar as partes do corpo,abraçar a sua mãe, ...
- Ouvir o relato do que é SER MÃE, a importância de se TER UMA FAMÍLIA,etc
- Modelagem da Mãe, do Pai, ...motricidade fina;
- Brincar com bonecos fantasiando serem a mamãe, o papai, o filhinho;
Tudo que a turma estiver realizando, adequar ao nível do educando para que dentro de suas limitações esteja participando e realizando também.
Objetivos com esse Plano de Ação \ Exploração das Funções Mentais de :
- Linguagem\ Comunicação;
- Pensamento Verbal;
- Memória Seletiva;
- Atenção Focalizada;
- Imaginação Criativa;
- Percepção;
- Raciocínio Lógico.
Avaliação:
Considerando os progressos alcançados dentro do Plano de Ação estabelecido pelo professor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário