Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas
Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas
Não
é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com
autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira
didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e
profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência
desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo
já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo
todas as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já
na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo
de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é
tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores
estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos
a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo
e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer
com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e
servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores
primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa
de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são
trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos
coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a
atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o
quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas
quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são
plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de
plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado
de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das
formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada
palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi
usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade do Círculo com tampas de pet. A
técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das
tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos
representados por cada tampa.
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem
que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois
estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a
relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados
demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o
lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - comece com uma cor em cada folha separada.
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também
propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha,
diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de
dificuldade.
Veja que foram usados materiais
reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente
não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma
forma de uso didático desses materiais.
Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas
Atividades Pedagógicas de Cores e Formas Geométricas para autistas
Não
é tão simples ensinarmos cores e formas geométricas para alunos com
autismo, porém é possível desenvolver este aprendizado de maneira
didádica e prazerosa. Por isso, estamos compartilhando com pais e
profissionais que trabalham com pessoas com autismo, esta experiência
desenvolvida com nosso filho, o Ulisses, e outros alunos. Em pouco tempo
já estamos vendo progresso, pois ele expressa o aprendizado fazendo
todas as atividades de forma correta.
As cores e formas geométricas já
na Educação Infantil fazem parte do currículo escolar dentro do conteúdo
de matemática. Este conteúdo faz parte do nosso dia-a-dia por isso é
tão importante ensinarmos aos nossos pequenos. Quando trabalhamos cores
estamos também ensinando a criança a classificar. E o ato de aprendermos
a classificar a partir das cores faz com que a criança perceba no mundo
e na natureza os pequenos detalhes da beleza da vida. A idéia é fazer
com que o aluno com autismo consiga generalizar este aprendizado e
servirá de porta de entrada para outras vias do conhecimento.
Esta atividade ensina as cores
primarias como o azul, vermelho, amarelo e verde com materiais de tampa
de diversas garrafas inclusive a de Pet. As formas geométricas são
trabalhadas com tampinhas de pet e palitos de picolé de plásticos
coloridos. De forma intuitiva o aluno, logo de início consegue entender a
atividade.
Passo-a-passo da Atividade: Formas geométricas e cores
Para esta atividade temos o
quadrado, retângulo e triângulo impresso na folha A4 cada forma nas
quatros cores que são Vermelho, azul, verde e amarelo, estas folhas são
plastificadas para melhor durabilidade. Aqui são usados palitos de
plasticos coloridos(da kibon do picolé Frutilly), também pode ser usado
de outras marcas e de palito de madeira pintado. O tamanho dos lados das
formas devem ter o mesmo dos palitos usados. O aluno deve sobrepor cada
palito em cima dos lados das formas conforme as cores. No retângulo foi
usado dois palitos nos lados maiores.
Atividade do Círculo com tampas de pet. A
técnica usada é a mesma, basta fazer o desenho no mesmo tamanho das
tampas de Pet, cada circunfência formada de vários círculos
representados por cada tampa.
Atividade de Cores com tampas variadas com Velcro. Notem
que a idéia agora é trabalhar só cores de forma generalizada, pois
estamos usando tampas de vários tamanhos, para que seja entendido que a
relação feita é a cor não importando o tipo de tampa. obs: os quadrados
demarcados na folha neste momento não denota uma forma geométrica e sim o
lugar onde a peça deve ser colocada. Esta atividade deve ser desenvolvida em etapas.
1ª - comece com uma cor em cada folha separada.
2ª - Depois que o aluno conseguir fazer as atividade em cores por vez, desenvolva então com duas cores ao mesmo tempo na mesma folha.3ª - Depois de ter exercitado nas etapas anteriores, trabalhe agora com as quatros cores as mesmo tempo na mesma folha.
4ª - Nesta última etapa também
propomos o trabalho com as quatros cores ao mesmo tempo na folha,
diferença é que as cores não estão ordenadas exigindo um grau maior de
dificuldade.
Veja que foram usados materiais
reaproveitados como as tampas e palitos de plásticos, que aparentemente
não serviriam para fazer nada além de poluir as ruas. Fica a diga de uma
forma de uso didático desses materiais.
Muito importante que você aplique as atividades propostas, pois os resultados certamente surgirão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário