TRABALHANDO COM DINOSSAUROS

As atividades abaixo podem ser utilizadas durante o período de adaptação em turmas de Educação Infantil, assim como em Aulas Temáticas em turmas de Alfabetização:
- Convidar as crianças para realizarem uma caça ao tesouro, seguindo as pegadas do dinossauro.
- No parque poderão encontrar ovos com surpresas em seu interior.
Chocando ovos:
• Modelar ovos com farinha, areia, borra de café e água.
• Pressionar um pequeno dinossauro de brinquedo dentro da massa ou uma guloseima embalada. Esperar que sequem.
• Deixar que as crianças procurem dentro dos ovos e digam qual é a espécie do dinossauro ou qual a guloseima que irão encontrar.
Pegadas de dinossauros:
• Preparar mesas de areia úmida ou colocar no tanque de areia.
• Pressionar diferentes tipos de dinossauros de brinquedo para
obter suas pegadas.
• Identificar a qual dinossauro pertence cada pegada.




Cientistas:
• Transformar o cantinho de Ciências em um laboratório e deixar que as crianças sejam paleontólogos estudando dinossauros.
• O cantinho deve possuir os seguintes materiais: camisas de adultos, lupas, pincéis limpos e secos, ossos (de plástico, de galinha, etc., também pode-se cortar de bandejinhas de isopor).
Dino-barcos:
• Fazer os barcos com bandejas de isopor.
• Colocá-los em recipientes com água para que possam flutuar.
• Deixar pequenos dinossauros de brinquedo próximo para que as crianças brinquem e os equilibrem sobre os barcos.
• Contar os dinossauros à medida em que os colocam sobre os barcos.
Quebra-cabeça:
• Fazer duas cópias do dinossauro. Uma será a base que estará dividida e numerada até seis.
• Jogar o dado e de acordo com o número obtido completas as partes do dinossauro base.
Reconhecimento do nome:
• Entregar a cada criança um molde de dinossauro, para que o leve para casa e o traga de volta no dia seguinte em EVA com a mesma quantidade de espinhos que tenha o seu nome.
Pegadas de dinossauros:
• Colocar os dinossauros de plástico à disposição para utilizar como carimbos.
• As crianças molharão as patas em guache e carimbarão a folha com diferentes pegadas.
Dinos comestíveis:
• Colocar uma banana cortada em forma transversal sobre um prato e untá-la com doce de leite, sobre o lado curvo.
• Completar com balas de goma formando os espinhos.

Paisagens pré-históricas:
Construí-las com blocos de madeira, troncos, plantas e dinossauros.





As atividades abaixo podem ser utilizadas durante o período de adaptação em turmas de Educação Infantil, assim como em Aulas Temáticas em turmas de Alfabetização:
- Convidar as crianças para realizarem uma caça ao tesouro, seguindo as pegadas do dinossauro.
- No parque poderão encontrar ovos com surpresas em seu interior.
Chocando ovos:
• Modelar ovos com farinha, areia, borra de café e água.
• Pressionar um pequeno dinossauro de brinquedo dentro da massa ou uma guloseima embalada. Esperar que sequem.
• Deixar que as crianças procurem dentro dos ovos e digam qual é a espécie do dinossauro ou qual a guloseima que irão encontrar.
Pegadas de dinossauros:
• Preparar mesas de areia úmida ou colocar no tanque de areia.
• Pressionar diferentes tipos de dinossauros de brinquedo para
obter suas pegadas.
• Identificar a qual dinossauro pertence cada pegada.




Cientistas:
• Transformar o cantinho de Ciências em um laboratório e deixar que as crianças sejam paleontólogos estudando dinossauros.
• O cantinho deve possuir os seguintes materiais: camisas de adultos, lupas, pincéis limpos e secos, ossos (de plástico, de galinha, etc., também pode-se cortar de bandejinhas de isopor).
Dino-barcos:
• Fazer os barcos com bandejas de isopor.
• Colocá-los em recipientes com água para que possam flutuar.
• Deixar pequenos dinossauros de brinquedo próximo para que as crianças brinquem e os equilibrem sobre os barcos.
• Contar os dinossauros à medida em que os colocam sobre os barcos.
Quebra-cabeça:
• Fazer duas cópias do dinossauro. Uma será a base que estará dividida e numerada até seis.
• Jogar o dado e de acordo com o número obtido completas as partes do dinossauro base.
Reconhecimento do nome:
• Entregar a cada criança um molde de dinossauro, para que o leve para casa e o traga de volta no dia seguinte em EVA com a mesma quantidade de espinhos que tenha o seu nome.
Pegadas de dinossauros:
• Colocar os dinossauros de plástico à disposição para utilizar como carimbos.
• As crianças molharão as patas em guache e carimbarão a folha com diferentes pegadas.
Dinos comestíveis:
• Colocar uma banana cortada em forma transversal sobre um prato e untá-la com doce de leite, sobre o lado curvo.
• Completar com balas de goma formando os espinhos.

Paisagens pré-históricas:
Construí-las com blocos de madeira, troncos, plantas e dinossauros.






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