Materiais necessários:
• Flores de cartolina: vermelhas,
azuis e amarelas.
• Um cesto.
• Duas caixas.
Na comunidade da colmeia, as
abelhas operárias são as encarregadas de saírem para buscar alimentos nas
flores vizinhas. E quando voltam, “contam” para suas companheiras onde estão as
flores com pólen e néctar através de uma complexa e fascinante dança. (Nesta
atividade as crianças representarão as abelhas que procuram as flores e se
comunicarão entre elas utilizando uma linguagem que simula a dança das
abelhas). A atividade começa com uma conversa sobre a vida das abelhas e suas
diferentes funções na colmeia. Introduza o tema da coleta de néctar em
diferentes flores, que logo servirá de alimento para toda a comunidade da colmeia
e o da dança das abelhas como uma linguagem que elas utilizam para comunicarem
onde estão as flores com alimentos. Antes da atividade, a professora preparará
pequenas flores de cartolina de três cores diferentes, que serão colocadas em
um cesto em um canto da sala, que representará o campo de flores no qual as
abelhas irão coletar o néctar.
O jogo consiste em duas fileiras
onde as crianças se dividirão em duas equipes. Cada grupo representará uma
comunidade de abelhas, que deverá trazer a sua colmeia (caixas verdes) a maior
quantidade possível de flores.
O primeiro participante da fila
deverá chegar até o cesto, pegar uma flor de cartolina e guardá-la na caixa de
papelão sem que seja visto pelos demais.
Em seguida, deve voltar à sua
equipe e através de uma dança, comunicar ao seguinte participante qual é a cor
que escolheu: se for vermelha, balançará a cauda, se for azul, movimentará as
duas mão e se for amarela, balançará a cabeça.
O participante seguinte terá que
adivinhar observando a sua dança, qual é a cor da flor que a abelhinha anterior
recolheu. Se acertar, a equipe ficará com a flor, caso contrário a flor será
devolvida ao cesto.
O jogo prossegue até que passem
todos os participantes. A equipe que colheu o maior número de flores (quer
dizer, que conseguiu melhor se comunicar) será a vencedora.
Dependendo da faixa etária, o
mesmo jogo poderá ser realizado com somente duas cores de flores.
Informação teórica para a
professora:
Uma colônia de abelhas consiste
em uma abelha rainha, responsável pela colocação dos ovos e toda a sua cria. As
crias machos são os zangões, cuja função na colmeia é a de unir-se com a abelha
rainha e fecundar seus ovos.
As crias fêmeas são as abelhas
operárias, estéreis, que exercem o resto das funções da colmeia. Nas primeiras
semanas de vida adulta as abelhas
operárias vigiam a colmeia evitando a entrada de inimigos como as formigas ou
vespas. Após esse período começa sua etapa de
levar néctar e pólen, que utilizam como fonte de alimento. Durante o
processo de colheita, as abelhas levam o pólen grudado nos pelos de seu corpos de
uma flor a outra e desse modo exercem um papel fundamental na reprodução das
flores.
Quando uma abelha coletora
regressa à colmeia entrega amostras de néctar a suas companheiras e realiza uma
elaborada dança que lhes indicará a localização da fonte de alimento. Se a flor
estiver relativamente longe da colmeia, as abelhas dançam em forma de oito e
quanto mais rica for essa fonte de comida mais vigorosa será a dança. Nesta
dança que se repete várias vezes, a coletora movimenta seu abdômen de lado a
lado enquanto se move em linha reta em seguida voa para a direita e volta ao
centro, movimentando-se novamente em linha reta e vira para a esquerda. A
duração do movimento da abelha em linha reta indica qual a distância da flor em
relação à colmeia enquanto que o ângulo desse movimento em relação à colmeia
indica a localização da flor em relação ao sol. Por exemplo se a flor estiver a
45° à direita do sol, a abelha dançará 45° à direita da colmeia.
Na colônia. as abelhas operárias
transformam o néctar coletado em mel utilizando sua saliva. O mel obtido junto
ao pólen é armazenado nas câmaras de cera da colmeia.
Adaptação dos conteúdos
disciplinares para a Educação infantil:
A maioria dos alunos da educação
infantil já viu abelhas e conhece algumas de suas características. É importante
começar a explicação sobre a vida na colmeia e os diferentes tipos de abelhas e
suas funções na colônia partindo do conhecimento das crianças. A dança das
abelhas pode ser explicada como uma linguagem, semelhante a que utilizam as pessoas
quando querem contar alguma coisa, e as abelhas utilizam para dizer às outras
onde está a comida. Neste sentido, é suficiente apresentar uma dança
simplificada para que as crianças utilizem no jogo (movendo a cauda ou dando um
giro), indicando a cor da flor.
Para evitar confusões ou ideias
errôneas, vale ressaltar que na realidade as abelhas não “contam” às suas
companheiras qual é a cor da flor que encontraram e sim sua localização e que
as abelhas não trazem flores para a colmeia e sim o néctar que encontram dentro
delas.
Finalmente, esta atividade
exemplifica a colaboração entre os membros de uma sociedade para alcançar um
objetivo comum, e é muito importante enfatizar este tema durante o jogo e nos
trabalhos posteriores com as crianças.
Materiais necessários:
• Flores de cartolina: vermelhas,
azuis e amarelas.
• Um cesto.
• Duas caixas.
Na comunidade da colmeia, as
abelhas operárias são as encarregadas de saírem para buscar alimentos nas
flores vizinhas. E quando voltam, “contam” para suas companheiras onde estão as
flores com pólen e néctar através de uma complexa e fascinante dança. (Nesta
atividade as crianças representarão as abelhas que procuram as flores e se
comunicarão entre elas utilizando uma linguagem que simula a dança das
abelhas). A atividade começa com uma conversa sobre a vida das abelhas e suas
diferentes funções na colmeia. Introduza o tema da coleta de néctar em
diferentes flores, que logo servirá de alimento para toda a comunidade da colmeia
e o da dança das abelhas como uma linguagem que elas utilizam para comunicarem
onde estão as flores com alimentos. Antes da atividade, a professora preparará
pequenas flores de cartolina de três cores diferentes, que serão colocadas em
um cesto em um canto da sala, que representará o campo de flores no qual as
abelhas irão coletar o néctar.
O jogo consiste em duas fileiras
onde as crianças se dividirão em duas equipes. Cada grupo representará uma
comunidade de abelhas, que deverá trazer a sua colmeia (caixas verdes) a maior
quantidade possível de flores.
O primeiro participante da fila
deverá chegar até o cesto, pegar uma flor de cartolina e guardá-la na caixa de
papelão sem que seja visto pelos demais.
Em seguida, deve voltar à sua
equipe e através de uma dança, comunicar ao seguinte participante qual é a cor
que escolheu: se for vermelha, balançará a cauda, se for azul, movimentará as
duas mão e se for amarela, balançará a cabeça.
O participante seguinte terá que
adivinhar observando a sua dança, qual é a cor da flor que a abelhinha anterior
recolheu. Se acertar, a equipe ficará com a flor, caso contrário a flor será
devolvida ao cesto.
O jogo prossegue até que passem
todos os participantes. A equipe que colheu o maior número de flores (quer
dizer, que conseguiu melhor se comunicar) será a vencedora.
Dependendo da faixa etária, o
mesmo jogo poderá ser realizado com somente duas cores de flores.
Informação teórica para a
professora:
Uma colônia de abelhas consiste
em uma abelha rainha, responsável pela colocação dos ovos e toda a sua cria. As
crias machos são os zangões, cuja função na colmeia é a de unir-se com a abelha
rainha e fecundar seus ovos.
As crias fêmeas são as abelhas
operárias, estéreis, que exercem o resto das funções da colmeia. Nas primeiras
semanas de vida adulta as abelhas
operárias vigiam a colmeia evitando a entrada de inimigos como as formigas ou
vespas. Após esse período começa sua etapa de
levar néctar e pólen, que utilizam como fonte de alimento. Durante o
processo de colheita, as abelhas levam o pólen grudado nos pelos de seu corpos de
uma flor a outra e desse modo exercem um papel fundamental na reprodução das
flores.
Quando uma abelha coletora
regressa à colmeia entrega amostras de néctar a suas companheiras e realiza uma
elaborada dança que lhes indicará a localização da fonte de alimento. Se a flor
estiver relativamente longe da colmeia, as abelhas dançam em forma de oito e
quanto mais rica for essa fonte de comida mais vigorosa será a dança. Nesta
dança que se repete várias vezes, a coletora movimenta seu abdômen de lado a
lado enquanto se move em linha reta em seguida voa para a direita e volta ao
centro, movimentando-se novamente em linha reta e vira para a esquerda. A
duração do movimento da abelha em linha reta indica qual a distância da flor em
relação à colmeia enquanto que o ângulo desse movimento em relação à colmeia
indica a localização da flor em relação ao sol. Por exemplo se a flor estiver a
45° à direita do sol, a abelha dançará 45° à direita da colmeia.
Na colônia. as abelhas operárias
transformam o néctar coletado em mel utilizando sua saliva. O mel obtido junto
ao pólen é armazenado nas câmaras de cera da colmeia.
Adaptação dos conteúdos
disciplinares para a Educação infantil:
A maioria dos alunos da educação
infantil já viu abelhas e conhece algumas de suas características. É importante
começar a explicação sobre a vida na colmeia e os diferentes tipos de abelhas e
suas funções na colônia partindo do conhecimento das crianças. A dança das
abelhas pode ser explicada como uma linguagem, semelhante a que utilizam as pessoas
quando querem contar alguma coisa, e as abelhas utilizam para dizer às outras
onde está a comida. Neste sentido, é suficiente apresentar uma dança
simplificada para que as crianças utilizem no jogo (movendo a cauda ou dando um
giro), indicando a cor da flor.
Para evitar confusões ou ideias
errôneas, vale ressaltar que na realidade as abelhas não “contam” às suas
companheiras qual é a cor da flor que encontraram e sim sua localização e que
as abelhas não trazem flores para a colmeia e sim o néctar que encontram dentro
delas.
Finalmente, esta atividade
exemplifica a colaboração entre os membros de uma sociedade para alcançar um
objetivo comum, e é muito importante enfatizar este tema durante o jogo e nos
trabalhos posteriores com as crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário