Ao observar os resíduos produzidos em casa e em diferentes espaços da pré-escola as crianças descobrem que muitos materiais que costumamos jogar fora podem ser reutilizados
Objetivos:
- Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um
produtor de lixo.
- Fazer com que os pequenos de 4 e 5 anos percebam a quantidade de lixo que uma
família pode produzir.
- Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados.
- Diferenciar os tipos de lixo produzidos.
Conteúdos:
- Natureza e sociedade.
- Lixo.
- Reciclagem.
Anos: Educação Infantil, 1º e 2º Anos
Tempo estimado: Três dias
Materiais necessários:
Sacos de lixo, cestos de lixo com destinações específicas, cartolinas, tintas e
canetinhas para a confecção de cartazes e resíduos sólidos (lixo) domésticos.
Introdução:
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam,
constitui o nosso modus vivendi. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou
separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a
relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as
crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua
convivência futura.
Frequentemente as crianças, particularmente as que vivem nos
grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um
sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o
bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a
Educação Infantil, os pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela
ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente.
Estimule as crianças da sua turma a perceberem como vivem e se
relacionam com a natureza e a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos
pode ser uma importante ferramenta de percepção para os pequenos.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Comece sensibilizando sua turma sobre o assunto "lixo". Uma sugestão
é convidar as crianças para duas atividades de observação do pátio: os pequenos
podem fazer uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período,
antes do momento da limpeza. Você pode fotografar os mesmos lugares nos dois
momentos, organizar uma roda de conversa e mostrar as imagens às crianças. É
importante que eles relatem o que viram e que tenham percebido diferenças entre
o "antes" e o "depois".
Outra possibilidade é fazer com que a turma visite uma das salas
de atividades no final do dia e outros espaços da escola (biblioteca,
secretária, refeitório) para que possam comparar a quantidade de lixo produzida
em cada um desses ambientes. Isso cria nas crianças a noção de que,
independentemente da área de atuação das pessoas, todos produzimos lixo.
2ª etapa
Nesta etapa é importante que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a
produção de lixo. Você pode solicitar que os pequenos tragam de casa a produção
de um dia de lixo. Mas é preciso tomar cuidado nessa solicitação, pois as
crianças podem querer trazer qualquer tipo de lixo. Oriente sua turma e os pais
das crianças para que separem somente resíduos inorgânicos, como as embalagens,
sem arestas cortantes e que não apresentem perigo às crianças.
Quando esses resíduos forem trazidos, permita que as crianças os
manipulem livremente. Veja se elas brincam com o lixo e observe como elas fazem
isso. Aos poucos, conduza a brincadeira para que a turma classifique os tipos
de embalagens e lance perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo
trazida por cada uma das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares. É
possível, ainda, que as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com
critérios que elas mesmas vão estabelecer (cores, formas etc.).
Ao final, proponha uma nova roda de conversa para que os
pequenos exponham seus critérios, contem sobre a origem do lixo produzido e
avaliem a atividade.
3ª etapa
Relembre com as crianças as atividades dos dias anteriores. Aproveite esta
oportunidade para explicar sobre a produção do lixo nas cidades e sobre a
necessidade de se reduzir esta produção.
Convide as crianças a comentar o assunto e a rever a maneira
como lidaram com o lixo no dia anterior: existe algum tipo de lixo que possa
ser reutilizado? Eles seriam capazes de selecionar estes materiais?
Um bom exemplo é o das folhas para desenhos. As crianças adoram
desenhar e, na maioria dos casos, desenham apenas em uma das faces do papel.
Orientá-las a utilizar a outra face pode ser uma boa sugestão.
Outra sugestão é trabalhar com as crianças receitas culinárias
feitas a partir de cascas de frutas - que, normalmente, são desprezadas no
lixo.
Você também pode orientar as crianças para que levem as
embalagens dos produtos que consomem em casa nas grandes redes de
supermercados, pois muitas já possuem postos de coleta seletiva.
Para aproveitar a curiosidade das crianças, organize algumas
entrevistas com funcionários da pré-escola sobre o lixo produzido. As crianças
podem elaborar questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinação.
Certamente as merendeiras terão respostas diferentes daqueles funcionários que
trabalham na secretaria ou na biblioteca.
Tendo treinado essas entrevistas na classe e na escola, peça
para que as crianças entrevistem os seus próprios familiares, a fim de comparar
os lixos produzidos em diferentes casas, ainda que em um mesmo contexto urbano.
É muito importante também que as crianças interajam, desde cedo,
com outras fontes de pesquisa, como livros e filmes. Você também pode levar os
pequenos para a sala de informática e orientá-los na navegação por sites como o
Meu Planetinha, que traz vídeos, testes, textos e sugestões de livros que você
pode compartilhar com a turma.
Abaixo, alguns links que podem ser úteis para esta etapa:
Se quiser aprofundar com as crianças o assunto "para onde vai o lixo do
qual não cuidamos direito", veja os textos sobre a viagem que a jornalista
Liana John fez junto com pesquisadores pelo oceano Atlântico em busca de lixo.
4ª etapa
Depois de ouvir o que os pequenos descobriram nas entrevistas e nas interações
com os livros ou na sala de informática, chega o momento de saber das crianças
quais são as ideias que elas propõem para melhorar a destinação do lixo na
escola e em casa. Uma das possiblidades é a confecção de cestos coloridos com a
identificação do tipo de lixo que pode ser jogado neles, o que vai suscitar
outra discussão, sobre a destinação dos resíduos que produzimos.
Conte aos pequenos que alguns materiais podem ser reaproveitados
de uma maneira diferente. Por isso, eles precisam ser separados daqueles que
não servem mais. Para facilitar a compreensão das crianças, ajude-as a criar um
sistema de classificação de lixo que lhes seja mais fácil de entender.
Normalmente, elas optam pelo que pode ser reciclado e aquilo que não pode.
Outra classificação possível, fácil de ser feita, é com relação ao tipo
material do lixo. Os tipos mais usados para as embalagens são papel, plástico,
vidro, metal e material orgânico. O mais importante é que haja a percepção do
que pode ser reciclado ou reutilizado e que esse material seja separado para
isso.
Avaliação:
Para analisar se os pequenos compreenderam quanto lixo produzimos e se
aprenderam a importância da reciclagem, proponha uma avaliação usando um
esquema de labirinto. Desenhe um labirinto para ligar o lixo ao seu cesto
correto de destinação e peça para as crianças pintarem esse caminho com cores
diferentes.
Você também pode elaborar uma caça ao tesouro com a turma. O
tesouro pode ser o cesto onde o lixo deverá ser jogado. Como cada pista leva a
uma pista posterior, elabore frases ou perguntas que levem os pequenos a
concluir, por eles mesmos, para onde cada pista os está conduzindo. Sendo
assim, a última pista é uma embalagem escondida que precisa ser jogada no cesto
correto. Como são cinco cestos diferentes, a turma poderá ser dividida em cinco
grupos.
Outra atividade possível para avaliar os avanços das crianças é
elaborar um "Basquete da Reciclagem". Faça cinco cestos de lixo - um
para cada tipo de material - e providencie cinco bolas de cores diferentes com
os nomes desses materiais. As crianças deverão acertar os cestos com as devidas
bolas.
Ao observar os resíduos produzidos em casa e em diferentes espaços da pré-escola as crianças descobrem que muitos materiais que costumamos jogar fora podem ser reutilizados
Objetivos:
- Conscientizar as crianças de que qualquer ser humano é um
produtor de lixo.
- Fazer com que os pequenos de 4 e 5 anos percebam a quantidade de lixo que uma
família pode produzir.
- Identificar os tipos de lixo que podem ser reciclados.
- Diferenciar os tipos de lixo produzidos.
Conteúdos:
- Natureza e sociedade.
- Lixo.
- Reciclagem.
Anos: Educação Infantil, 1º e 2º Anos
Tempo estimado: Três dias
Materiais necessários:
Sacos de lixo, cestos de lixo com destinações específicas, cartolinas, tintas e
canetinhas para a confecção de cartazes e resíduos sólidos (lixo) domésticos.
Introdução:
A maneira como nos relacionamos com o ambiente e com as pessoas que nos cercam,
constitui o nosso modus vivendi. Portanto, a nossa vida nunca é isolada ou
separada da sociedade na qual estamos inseridos.
Um grande conflito pelo qual a humanidade passa é repensar a
relação que mantemos com o meio ambiente. Assim sendo, quanto mais cedo as
crianças perceberem que fazem parte da natureza, tanto melhor para sua
convivência futura.
Frequentemente as crianças, particularmente as que vivem nos
grandes centros urbanos, associam a palavra natureza apenas ao campo, a um
sítio, uma fazenda, à praia ou à floresta. Poucas são aquelas que percebem o
bairro da escola ou de sua residência como natureza. Mas, é preciso que desde a
Educação Infantil, os pequenos compreendam que, ainda que transformadas pela
ação humana, as cidades onde moramos fazem parte da natureza, do ambiente.
Estimule as crianças da sua turma a perceberem como vivem e se
relacionam com a natureza e a sociedade. Compreender quanto lixo produzimos
pode ser uma importante ferramenta de percepção para os pequenos.
Desenvolvimento:
1ª etapa
Comece sensibilizando sua turma sobre o assunto "lixo". Uma sugestão
é convidar as crianças para duas atividades de observação do pátio: os pequenos
podem fazer uma visita antes do recreio e outra logo depois desse período,
antes do momento da limpeza. Você pode fotografar os mesmos lugares nos dois
momentos, organizar uma roda de conversa e mostrar as imagens às crianças. É
importante que eles relatem o que viram e que tenham percebido diferenças entre
o "antes" e o "depois".
Outra possibilidade é fazer com que a turma visite uma das salas
de atividades no final do dia e outros espaços da escola (biblioteca,
secretária, refeitório) para que possam comparar a quantidade de lixo produzida
em cada um desses ambientes. Isso cria nas crianças a noção de que,
independentemente da área de atuação das pessoas, todos produzimos lixo.
2ª etapa
Nesta etapa é importante que as crianças possam refletir um pouco mais sobre a
produção de lixo. Você pode solicitar que os pequenos tragam de casa a produção
de um dia de lixo. Mas é preciso tomar cuidado nessa solicitação, pois as
crianças podem querer trazer qualquer tipo de lixo. Oriente sua turma e os pais
das crianças para que separem somente resíduos inorgânicos, como as embalagens,
sem arestas cortantes e que não apresentem perigo às crianças.
Quando esses resíduos forem trazidos, permita que as crianças os
manipulem livremente. Veja se elas brincam com o lixo e observe como elas fazem
isso. Aos poucos, conduza a brincadeira para que a turma classifique os tipos
de embalagens e lance perguntas para que eles percebam que a quantidade de lixo
trazida por cada uma das crianças muda, de acordo com os hábitos familiares. É
possível, ainda, que as crianças já queiram separar as embalagens de acordo com
critérios que elas mesmas vão estabelecer (cores, formas etc.).
Ao final, proponha uma nova roda de conversa para que os
pequenos exponham seus critérios, contem sobre a origem do lixo produzido e
avaliem a atividade.
3ª etapa
Relembre com as crianças as atividades dos dias anteriores. Aproveite esta
oportunidade para explicar sobre a produção do lixo nas cidades e sobre a
necessidade de se reduzir esta produção.
Convide as crianças a comentar o assunto e a rever a maneira
como lidaram com o lixo no dia anterior: existe algum tipo de lixo que possa
ser reutilizado? Eles seriam capazes de selecionar estes materiais?
Um bom exemplo é o das folhas para desenhos. As crianças adoram
desenhar e, na maioria dos casos, desenham apenas em uma das faces do papel.
Orientá-las a utilizar a outra face pode ser uma boa sugestão.
Outra sugestão é trabalhar com as crianças receitas culinárias
feitas a partir de cascas de frutas - que, normalmente, são desprezadas no
lixo.
Você também pode orientar as crianças para que levem as
embalagens dos produtos que consomem em casa nas grandes redes de
supermercados, pois muitas já possuem postos de coleta seletiva.
Para aproveitar a curiosidade das crianças, organize algumas
entrevistas com funcionários da pré-escola sobre o lixo produzido. As crianças
podem elaborar questões relacionadas ao tipo de lixo, quantidade e destinação.
Certamente as merendeiras terão respostas diferentes daqueles funcionários que
trabalham na secretaria ou na biblioteca.
Tendo treinado essas entrevistas na classe e na escola, peça
para que as crianças entrevistem os seus próprios familiares, a fim de comparar
os lixos produzidos em diferentes casas, ainda que em um mesmo contexto urbano.
É muito importante também que as crianças interajam, desde cedo,
com outras fontes de pesquisa, como livros e filmes. Você também pode levar os
pequenos para a sala de informática e orientá-los na navegação por sites como o
Meu Planetinha, que traz vídeos, testes, textos e sugestões de livros que você
pode compartilhar com a turma.
Abaixo, alguns links que podem ser úteis para esta etapa:
Se quiser aprofundar com as crianças o assunto "para onde vai o lixo do
qual não cuidamos direito", veja os textos sobre a viagem que a jornalista
Liana John fez junto com pesquisadores pelo oceano Atlântico em busca de lixo.
4ª etapa
Depois de ouvir o que os pequenos descobriram nas entrevistas e nas interações
com os livros ou na sala de informática, chega o momento de saber das crianças
quais são as ideias que elas propõem para melhorar a destinação do lixo na
escola e em casa. Uma das possiblidades é a confecção de cestos coloridos com a
identificação do tipo de lixo que pode ser jogado neles, o que vai suscitar
outra discussão, sobre a destinação dos resíduos que produzimos.
Conte aos pequenos que alguns materiais podem ser reaproveitados
de uma maneira diferente. Por isso, eles precisam ser separados daqueles que
não servem mais. Para facilitar a compreensão das crianças, ajude-as a criar um
sistema de classificação de lixo que lhes seja mais fácil de entender.
Normalmente, elas optam pelo que pode ser reciclado e aquilo que não pode.
Outra classificação possível, fácil de ser feita, é com relação ao tipo
material do lixo. Os tipos mais usados para as embalagens são papel, plástico,
vidro, metal e material orgânico. O mais importante é que haja a percepção do
que pode ser reciclado ou reutilizado e que esse material seja separado para
isso.
Avaliação:
Para analisar se os pequenos compreenderam quanto lixo produzimos e se
aprenderam a importância da reciclagem, proponha uma avaliação usando um
esquema de labirinto. Desenhe um labirinto para ligar o lixo ao seu cesto
correto de destinação e peça para as crianças pintarem esse caminho com cores
diferentes.
Você também pode elaborar uma caça ao tesouro com a turma. O
tesouro pode ser o cesto onde o lixo deverá ser jogado. Como cada pista leva a
uma pista posterior, elabore frases ou perguntas que levem os pequenos a
concluir, por eles mesmos, para onde cada pista os está conduzindo. Sendo
assim, a última pista é uma embalagem escondida que precisa ser jogada no cesto
correto. Como são cinco cestos diferentes, a turma poderá ser dividida em cinco
grupos.
Outra atividade possível para avaliar os avanços das crianças é
elaborar um "Basquete da Reciclagem". Faça cinco cestos de lixo - um
para cada tipo de material - e providencie cinco bolas de cores diferentes com
os nomes desses materiais. As crianças deverão acertar os cestos com as devidas
bolas.
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