Objetivos:
- Utilizar procedimentos de pesquisa para a busca de informações em
fontes variadas como livros, revistas, enciclopédias, sites da Internet,
visitas a campo etc.
- Utilizar diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos.
- Fazer uso da Biblioteca buscando autonomia nos procedimentos de pesquisa.
- Produzir cartazes com pequenos textos que apoiem a exposição do que sabem na Feira de Ciências.
- Organizar seminário para a Feira de Ciências: planejar como e quais as
informações serão apresentadas, redigir rascunhos das falas, revisar e
cuidar da apresentação.
- Utilizar a linguagem oral para expor o que aprenderam.
- Utilizar recursos de produção de imagens relacionados aos cartazes preparados para a exposição final.
Conteúdo:
- Definição do que é inseto e de quais deles mantém uma organização hierárquica em suas colônias.
- Comparação de semelhanças e diferenças entre abelhas, formigas e cupins.
- Estudo de tópicos relacionados à organização da colônia, funções de
cada membro, alimentação, reprodução, partes do corpo de cada inseto
etc.
Tempo previsto: 6 meses
Materiais necessários:
- Diferenciadas fontes de informação: de informações em fontes variadas
como livros, revistas, enciclopédias, sites da Internet, visitas a campo
etc.
- Vídeos informativos
- Sucata, diferenciados papéis e recursos de informática para preparar a exposição para a Feira de Ciências.
Desenvolvimento das atividades:
1. Assistir ao vídeo "Vida de inseto", ou "Lucas, um intruso no formigueiro"; "Formiguinhas".
2. Introduza a discussão perguntando: Será que os bichos têm profissões?
Que profissões seriam estas? Como cada um sabe o que deve fazer dentro
de uma colônia? O que será ou quem será que define cada tarefa?
3. Faça um levantamento do que sabem a respeito. Você poderá criar um
quadro de informações: O QUE JÁ SABEMOS, O QUE QUEREMOS DESCOBRIR, O QUE
APRENDEMOS.
4. Planeje o estudo de cada um dos insetos num mês diferente: abelhas,
formigas e cupins. Lembre-se que o objetivo é comparar semelhanças e
diferenças entre estes seres vivos que se organizam em colônias.
5. Solicite às crianças que tragam material de pesquisa para descobrir informações sobre os insetos.
6. Buscar informações sobre as abelhas, formigas e cupins relacionadas
às profissões existentes na colméia, formigueiro e cupinzeiro: a divisão
das tarefas, comida, "trabalho", rainha, reprodução etc.
7. Listar tópicos mais importantes para direcionar a pesquisa destes 3
grupos de insetos: organização da colônia, funções de cada membro,
alimentação, reprodução, partes do corpo de cada inseto etc.
8. Agendar estudos do meio para aprender novas informações sobre o que está sendo estudado.
9. Entrevistar um apicultor ou um mirmecólogo ou um especialista em cupins a partir de uma entrevista planejada previamente.
10. Buscar na Internet informações sobre estes insetos que complementem as pesquisas.
11. Aprender a partir da observação de legendas em jornais, revistas e
outras fontes o uso e função da mesma: textos curtos, objetivos, com
informações principais.
12. Tirar fotos dos estudos do meio e deixar que as crianças escrevam
legendas explicando aspectos importantes que foram aprendidos.
13. Criar "ambientes" característicos das colônias de insetos para
auxiliar a exposição oral na feira de Ciências: colméia com caixa de
ovos, abelhas com massa de porcelana fria, formiga gigante de jornal,
fita crepe e cola (utilizar técnicas de empapelamento), caminhos de um
formigueiro e/ou cupinzeiro etc.
14. Dividir as crianças em três grupos para preparar a feira de Ciências (um grupo para cada inseto).
15. As crianças deverão se subdividir e escolher o que expor sobre cada
inseto, planejando o texto oral e a apresentação aos pais ou crianças de
outras classes, ou toda a comunidade escolar.
16. Produzir cartazes que complementem a exposição oral (os grupos
poderão optar por transparências e/ou slides criados no Power point ao
longo do semestre).
17. Fazer receitas utilizando mel, escrevê-las e criar um pequeno
informativo para ser distribuído na Feira de Ciências com receitas e
benefícios do mel à saúde.
18. Escrever informativos e curiosidades (de uma folha) sobre cupins e
formigas também para serem distribuídos na Feira de Ciências.
19. Comparar semelhanças e diferenças entre a organização e "profissões" de cada uma destas colônias de insetos.
20. Fazer o convite para a Feira de Ciências, organizar grupos, arrumar a sala etc.
Avaliação:
A Feira de Ciências será o momento de avaliar se a criança:
- Têm domínio do conteúdo aprendido.
- Reconta, resume e explica o que foi aprendido a partir das leituras.
- Têm clareza ao explicitar suas idéias.
- Faz uso adequado da oralidade para explicar o que aprendeu e se
consegue transmitir as informações de maneira objetiva e articulada,
demonstrando domínio do conteúdo.
- Faz uso dos cartazes e outros recursos visuais como recurso para suas explicações.
Quer saber mais?
- Enciclopédias, dicionários de todos os tipos (ilustrados ou não)
relacionados ao assunto, banco de imagens dos insetos estudados.
Fonte: Planeta Sustentável
Objetivos:
- Utilizar procedimentos de pesquisa para a busca de informações em
fontes variadas como livros, revistas, enciclopédias, sites da Internet,
visitas a campo etc.
- Utilizar diferentes modalidades de leitura adequadas a diferentes objetivos.
- Fazer uso da Biblioteca buscando autonomia nos procedimentos de pesquisa.
- Produzir cartazes com pequenos textos que apoiem a exposição do que sabem na Feira de Ciências.
- Organizar seminário para a Feira de Ciências: planejar como e quais as
informações serão apresentadas, redigir rascunhos das falas, revisar e
cuidar da apresentação.
- Utilizar a linguagem oral para expor o que aprenderam.
- Utilizar recursos de produção de imagens relacionados aos cartazes preparados para a exposição final.
Conteúdo:
- Definição do que é inseto e de quais deles mantém uma organização hierárquica em suas colônias.
- Comparação de semelhanças e diferenças entre abelhas, formigas e cupins.
- Estudo de tópicos relacionados à organização da colônia, funções de
cada membro, alimentação, reprodução, partes do corpo de cada inseto
etc.
Tempo previsto: 6 meses
Materiais necessários:
- Diferenciadas fontes de informação: de informações em fontes variadas
como livros, revistas, enciclopédias, sites da Internet, visitas a campo
etc.
- Vídeos informativos
- Sucata, diferenciados papéis e recursos de informática para preparar a exposição para a Feira de Ciências.
Desenvolvimento das atividades:
1. Assistir ao vídeo "Vida de inseto", ou "Lucas, um intruso no formigueiro"; "Formiguinhas".
2. Introduza a discussão perguntando: Será que os bichos têm profissões?
Que profissões seriam estas? Como cada um sabe o que deve fazer dentro
de uma colônia? O que será ou quem será que define cada tarefa?
3. Faça um levantamento do que sabem a respeito. Você poderá criar um
quadro de informações: O QUE JÁ SABEMOS, O QUE QUEREMOS DESCOBRIR, O QUE
APRENDEMOS.
4. Planeje o estudo de cada um dos insetos num mês diferente: abelhas,
formigas e cupins. Lembre-se que o objetivo é comparar semelhanças e
diferenças entre estes seres vivos que se organizam em colônias.
5. Solicite às crianças que tragam material de pesquisa para descobrir informações sobre os insetos.
6. Buscar informações sobre as abelhas, formigas e cupins relacionadas
às profissões existentes na colméia, formigueiro e cupinzeiro: a divisão
das tarefas, comida, "trabalho", rainha, reprodução etc.
7. Listar tópicos mais importantes para direcionar a pesquisa destes 3
grupos de insetos: organização da colônia, funções de cada membro,
alimentação, reprodução, partes do corpo de cada inseto etc.
8. Agendar estudos do meio para aprender novas informações sobre o que está sendo estudado.
9. Entrevistar um apicultor ou um mirmecólogo ou um especialista em cupins a partir de uma entrevista planejada previamente.
10. Buscar na Internet informações sobre estes insetos que complementem as pesquisas.
11. Aprender a partir da observação de legendas em jornais, revistas e
outras fontes o uso e função da mesma: textos curtos, objetivos, com
informações principais.
12. Tirar fotos dos estudos do meio e deixar que as crianças escrevam
legendas explicando aspectos importantes que foram aprendidos.
13. Criar "ambientes" característicos das colônias de insetos para
auxiliar a exposição oral na feira de Ciências: colméia com caixa de
ovos, abelhas com massa de porcelana fria, formiga gigante de jornal,
fita crepe e cola (utilizar técnicas de empapelamento), caminhos de um
formigueiro e/ou cupinzeiro etc.
14. Dividir as crianças em três grupos para preparar a feira de Ciências (um grupo para cada inseto).
15. As crianças deverão se subdividir e escolher o que expor sobre cada
inseto, planejando o texto oral e a apresentação aos pais ou crianças de
outras classes, ou toda a comunidade escolar.
16. Produzir cartazes que complementem a exposição oral (os grupos
poderão optar por transparências e/ou slides criados no Power point ao
longo do semestre).
17. Fazer receitas utilizando mel, escrevê-las e criar um pequeno
informativo para ser distribuído na Feira de Ciências com receitas e
benefícios do mel à saúde.
18. Escrever informativos e curiosidades (de uma folha) sobre cupins e
formigas também para serem distribuídos na Feira de Ciências.
19. Comparar semelhanças e diferenças entre a organização e "profissões" de cada uma destas colônias de insetos.
20. Fazer o convite para a Feira de Ciências, organizar grupos, arrumar a sala etc.
Avaliação:
A Feira de Ciências será o momento de avaliar se a criança:
- Têm domínio do conteúdo aprendido.
- Reconta, resume e explica o que foi aprendido a partir das leituras.
- Têm clareza ao explicitar suas idéias.
- Faz uso adequado da oralidade para explicar o que aprendeu e se
consegue transmitir as informações de maneira objetiva e articulada,
demonstrando domínio do conteúdo.
- Faz uso dos cartazes e outros recursos visuais como recurso para suas explicações.
Quer saber mais?
- Enciclopédias, dicionários de todos os tipos (ilustrados ou não)
relacionados ao assunto, banco de imagens dos insetos estudados.
Fonte: Planeta Sustentável
Nenhum comentário:
Postar um comentário