PLANO DE AULA: PLANETA AZUL E HORTA ESCOLAR


Disciplinas: Português e Ciências
Público Alvo: Alunos do 4º e 5º Ano 
Conteúdo: Português e Ciências
Objetivos: 
  • Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. (planeta azul) 
  • Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação 
  • Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável 
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento. 
  • Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis 
Metodologias:

1° Momento: Acolhida Dinâmica do Abraço
2º Momento: Apresentar para os alunos o banner com a letra e imagens da música de Chitãozinho e Xororó – Planeta azul quer você pode encontrar a letra clicando AQUI
Em seguida distribuir a letra da música e propor aos estudantes de escutar com a melodia da mesma.
3º Momento: Cantar com os estudantes a música planeta azul, propondo um momento da fala dos estudantes a partir da reflexão de cada estrofe
4° Momento: Sugerir aos estudantes que dramatizem a letra da música através de gestos.
5 °Momento: Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta.
7 °Momento: Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula.
Recursos: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.
Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.


Disciplinas: Português e Ciências
Público Alvo: Alunos do 4º e 5º Ano 
Conteúdo: Português e Ciências
Objetivos: 
  • Sensibilizar e conscientizar as crianças de que a vida depende do meio ambiente e o meio ambiente depende de cada cidadão deste planeta. (planeta azul) 
  • Despertar o interesse das crianças para o cultivo da horta e conhecimento do processo de germinação 
  • Conscientizar da importância de estar saboreando um alimento nutritivo e saudável 
  • Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar o terreno para o cultivo de plantas utilizadas como alimento. 
  • Criar na escola uma área produtiva pela qual, todos se sintam responsáveis 
Metodologias:

1° Momento: Acolhida Dinâmica do Abraço
2º Momento: Apresentar para os alunos o banner com a letra e imagens da música de Chitãozinho e Xororó – Planeta azul quer você pode encontrar a letra clicando AQUI
Em seguida distribuir a letra da música e propor aos estudantes de escutar com a melodia da mesma.
3º Momento: Cantar com os estudantes a música planeta azul, propondo um momento da fala dos estudantes a partir da reflexão de cada estrofe
4° Momento: Sugerir aos estudantes que dramatizem a letra da música através de gestos.
5 °Momento: Levar os estudantes ao espaço da horta. Em seguida sugerir a divisão de grupos, um dos grupos ficará com a responsabilidade para adubar o terreno ao qual foi construída a hortinha na escola. O outro grupo ficará responsável pela construção de uma nova horta.
7 °Momento: Propor uma atividade para casa a respeito dos conteúdos passados em sala de aula.
Recursos: TNT, livros didáticos, giz de cera, computador, impressora, etc.
Avaliação: Observação periódica do interesse dos estudantes a partir do seu conhecimento prévio em seu processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário