Confira uma sugestão de Plano de Aula sobre as Festas juninas para o 3° ano do ensino fundamental.
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂
Plano de Aula:
Festa Junina
Tema: Festa Junina
Ano: 3° ano do ensino fundamental
Objetivos:
- Conhecer as tradições e características das festas juninas.
- Desenvolver habilidades de oralidade e escrita.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração.
Habilidades da BNCC:
- (EF15LP05) Identificar e analisar diferentes gêneros textuais orais e escritos.
- (EF15LP14) Produzir textos orais e escritos que sejam coerentes e coesos.
Materiais Necessários:
- Papel e lápis
- Cartolina e canetinhas
- Fitas coloridas (opcional)
- Recortes de imagens de festas juninas (opcional)
Estrutura da Aula:
Introdução (10 minutos):
-
Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles sabem sobre
festas juninas. Pergunte se eles já participaram de alguma e quais são
as principais tradições que conhecem (ex.: danças, comidas, decoração).
-
Apresente um breve vídeo ou imagens de festas juninas para
contextualizar o tema (se não houver recursos digitais, use cartazes ou
desenhos).
Atividade em Grupo (25 minutos):
- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Cada
grupo ficará responsável por criar um cartaz sobre uma tradição junina
específica (ex.: dança da quadrilha, comidas típicas, decoração, etc.).
-
Os grupos devem pesquisar no material de apoio, como livros ou imagens,
e escrever uma breve descrição sobre a tradição escolhida.
- Incentive os alunos a serem criativos na apresentação do cartaz, utilizando desenhos e recortes.
- Dê 15 minutos para a confecção do cartaz.
Apresentação dos Grupos (10 minutos):
- Cada grupo terá 2 minutos para apresentar seu cartaz para a turma.
- Destaque a importância de ouvir os colegas e fazer perguntas ao final de cada apresentação.
Reflexão e Sistemática (5 minutos):
- Após as apresentações, conduza uma reflexão rápida sobre o que aprenderam sobre as festas juninas.
Pergunte: “Qual tradição você mais gostou e por quê?”
- Encoraje os alunos a pensarem em como podem incorporar essas tradições em suas próprias celebrações.
Avaliação:
- Observe a participação dos alunos durante as discussões e atividades em grupo.
- Avalie os cartazes feitos por cada grupo, considerando criatividade e apresentação das informações.
Notas Finais:
-
Esta aula pode ser complementada com uma festa junina na escola, onde
cada grupo poderia apresentar novamente suas tradições e preparações.
Considerações Finais:
Com
este plano, você pode desenvolver um aprendizado rico e envolvente
sobre a cultura das festas juninas, utilizando metodologias ativas e
promovendo a colaboração entre os alunos. Boa aula!
Confira uma sugestão de Plano de Aula sobre as Festas juninas para o 3° ano do ensino fundamental.
Espero que a publicação seja útil e auxilie a sua prática pedagógica. Gratidão pela visita e volte sempre! 🙂
Plano de Aula:
Festa Junina
Tema: Festa Junina
Ano: 3° ano do ensino fundamental
Objetivos:
- Conhecer as tradições e características das festas juninas.
- Desenvolver habilidades de oralidade e escrita.
- Promover o trabalho em grupo e a colaboração.
Habilidades da BNCC:
- (EF15LP05) Identificar e analisar diferentes gêneros textuais orais e escritos.
- (EF15LP14) Produzir textos orais e escritos que sejam coerentes e coesos.
Materiais Necessários:
- Papel e lápis
- Cartolina e canetinhas
- Fitas coloridas (opcional)
- Recortes de imagens de festas juninas (opcional)
Estrutura da Aula:
Introdução (10 minutos):
-
Inicie a aula conversando com os alunos sobre o que eles sabem sobre
festas juninas. Pergunte se eles já participaram de alguma e quais são
as principais tradições que conhecem (ex.: danças, comidas, decoração).
-
Apresente um breve vídeo ou imagens de festas juninas para
contextualizar o tema (se não houver recursos digitais, use cartazes ou
desenhos).
Atividade em Grupo (25 minutos):
- Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.
Cada
grupo ficará responsável por criar um cartaz sobre uma tradição junina
específica (ex.: dança da quadrilha, comidas típicas, decoração, etc.).
-
Os grupos devem pesquisar no material de apoio, como livros ou imagens,
e escrever uma breve descrição sobre a tradição escolhida.
- Incentive os alunos a serem criativos na apresentação do cartaz, utilizando desenhos e recortes.
- Dê 15 minutos para a confecção do cartaz.
Apresentação dos Grupos (10 minutos):
- Cada grupo terá 2 minutos para apresentar seu cartaz para a turma.
- Destaque a importância de ouvir os colegas e fazer perguntas ao final de cada apresentação.
Reflexão e Sistemática (5 minutos):
- Após as apresentações, conduza uma reflexão rápida sobre o que aprenderam sobre as festas juninas.
Pergunte: “Qual tradição você mais gostou e por quê?”
- Encoraje os alunos a pensarem em como podem incorporar essas tradições em suas próprias celebrações.
Avaliação:
- Observe a participação dos alunos durante as discussões e atividades em grupo.
- Avalie os cartazes feitos por cada grupo, considerando criatividade e apresentação das informações.
Notas Finais:
-
Esta aula pode ser complementada com uma festa junina na escola, onde
cada grupo poderia apresentar novamente suas tradições e preparações.
Considerações Finais:
Com
este plano, você pode desenvolver um aprendizado rico e envolvente
sobre a cultura das festas juninas, utilizando metodologias ativas e
promovendo a colaboração entre os alunos. Boa aula!

Nenhum comentário:
Postar um comentário