Os planejamentos bimestrais de ensino devem ser organizados por disciplina e ano escolar, devendo conter os elementos essenciais à organização operacional do processo de aprendizagem-ensino em cada período do ano letivo:
- aprendizagens esperadas;
- conteúdos a serem trabalhados;
- metodologia de ensino;
- forma de avaliação e instrumentos.
O planejamento por área facilita a realização da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, pois aproxima as disciplinas na definição de problematizações que motivem os alunos no estudo dos conteúdos disciplinares.
O currículo deve ser uma construção social e cultural da escola como espaço de produção do saber institucionalizado e de outros saberes que vão compondo as práticas sociais. Assim, os conteúdos disciplinares e não disciplinares se complementam mutuamente, tendo em vista os objetivos sociais, levando os alunos/as a pensar em uma perspectiva de cunho político, a refletir, analisar e avaliar e, sobretudo, a se posicionar criticamente em face dos diversos contextos sociais maranhenses. Dessa forma, as práticas pedagógicas concretas se inscrevem na vida real dos alunos e se voltam para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais.
Portanto, as ações de planejamento devem abordar o currículo de forma integrada, transversal, contextualizada, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, participação e cooperação, aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo, tendo em vista o trabalho com os componentes curriculares.
Os planejamentos bimestrais de ensino devem ser organizados por disciplina e ano escolar, devendo conter os elementos essenciais à organização operacional do processo de aprendizagem-ensino em cada período do ano letivo:
- aprendizagens esperadas;
- conteúdos a serem trabalhados;
- metodologia de ensino;
- forma de avaliação e instrumentos.
O planejamento por área facilita a realização da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, pois aproxima as disciplinas na definição de problematizações que motivem os alunos no estudo dos conteúdos disciplinares.
O currículo deve ser uma construção social e cultural da escola como espaço de produção do saber institucionalizado e de outros saberes que vão compondo as práticas sociais. Assim, os conteúdos disciplinares e não disciplinares se complementam mutuamente, tendo em vista os objetivos sociais, levando os alunos/as a pensar em uma perspectiva de cunho político, a refletir, analisar e avaliar e, sobretudo, a se posicionar criticamente em face dos diversos contextos sociais maranhenses. Dessa forma, as práticas pedagógicas concretas se inscrevem na vida real dos alunos e se voltam para o desenvolvimento de habilidades, atitudes e valores sociais.
Portanto, as ações de planejamento devem abordar o currículo de forma integrada, transversal, contextualizada, contínua e permanente em todas as áreas de conhecimento, participação e cooperação, aprofundamento do pensamento crítico-reflexivo, tendo em vista o trabalho com os componentes curriculares.
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