Relógios com reciclagem... o tempo e as horas!
Ideias para Atividades sobre HORAS - RELÓGIO - TEMPO
Na Educação Infantil
Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil?O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. (Revista Guia Prático Infantil)
Atividades:
Rotina com ícones
Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Você pode montar os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanhã. Mostre os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interaja para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade.
A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular. Ela lê para as crianças e pergunta a elas como é ser nenê, criança, mocinha/ mocinho, mulher/homem, velhinho/velhinho.
QUANDO EU ERA NENÊ
NENÊ, NENÊ
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA CRIANÇA
CRIANÇA, CRIANÇA
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
Veja como canta a música neste vídeo AQUI veja o vídeo até o final, mostra os gestos para cada fase
A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: "Quando eu era nenê" - as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.( Revista Guia Prático Infantil)
Relógio com reciclagem de CD
Não encontrei referência do autor
Achei aqui Krokotak
Não encontrei referência do autor
Relógio com pratos de papel
Não encontrei referência do autor
Achei no Happy Hooligans
Achei no learningideasgradesk-8
Achei aqui nicadez
Relógio com cartolina ou papel craft
Não encontrei referência do autor
relógio no chão para a turma toda participar e compreender o movimento dos ponteiros e a indicação que cada ponteiro faz:
Não encontrei referência do autor
Achei aqui lovepreschool
Relógio no chão com bambolê na calçada - os números são desenhados com giz
Achei aqui creeksidelearning
Relógio com bambolê e com pequenos papéis para colocar as horas e minutos
Achei no fallingintofirst
Achei aqui: imperfecthomemaking
Relógio no saco de papel
Achei no http hoosierhomemade
Relógio com tampinha de garrafa pet:
Não encontrei referência do autor
Pinterest
The Pinterested Parent
Achei aqui: colegioscaranne
Relógio de pulso - feito com rolinho de papel e decorado com lantejoulas e tinta colorida
Achei no Cathy James @ NurtureStore
Cada amigo construirá seu relógio decorando com suas cores preferidas, depois colocará no cordão os horários das atividades que faz durante o dia: Acordar - refeições - higiene - ir para escola
Achei no obaudacarla
Aqui a turma toda faz o relógio - depois cada um fará um desenho da sua hora preferida:
Achei no stepintosecondgrade
Relógio na cabeça para brincar com Brincar com a turma
Achei no primarythemepark
Relógio para mostrar: HORAS - MINUTOS - SEGUNDOS
Achei no Heidi at TheFrugalGirls
Achei aqui ensinandocomcarinho
ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR:
Relógios com reciclagem... o tempo e as horas!
Ideias para Atividades sobre HORAS - RELÓGIO - TEMPO
Na Educação Infantil
Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil?O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. (Revista Guia Prático Infantil)
Atividades:
Rotina com ícones
Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Você pode montar os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanhã. Mostre os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interaja para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade.
A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular. Ela lê para as crianças e pergunta a elas como é ser nenê, criança, mocinha/ mocinho, mulher/homem, velhinho/velhinho.
QUANDO EU ERA NENÊ
NENÊ, NENÊ
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA CRIANÇA
CRIANÇA, CRIANÇA
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA
EU ERA ASSIM
EU ERA ASSIM
Veja como canta a música neste vídeo AQUI veja o vídeo até o final, mostra os gestos para cada fase
A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: "Quando eu era nenê" - as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.( Revista Guia Prático Infantil)
Relógio com reciclagem de CD
Não encontrei referência do autor
Achei aqui Krokotak
Não encontrei referência do autor
Relógio com pratos de papel
Não encontrei referência do autor
Achei no Happy Hooligans
Achei no learningideasgradesk-8
Achei aqui nicadez
Relógio com cartolina ou papel craft
Não encontrei referência do autor
relógio no chão para a turma toda participar e compreender o movimento dos ponteiros e a indicação que cada ponteiro faz:
Não encontrei referência do autor
Achei aqui lovepreschool
Relógio no chão com bambolê na calçada - os números são desenhados com giz
Achei aqui creeksidelearning
Relógio com bambolê e com pequenos papéis para colocar as horas e minutos
Achei no fallingintofirst
Achei aqui: imperfecthomemaking
Relógio no saco de papel
Achei no http hoosierhomemade
Relógio com tampinha de garrafa pet:
Não encontrei referência do autor
Pinterest
The Pinterested Parent
Achei aqui: colegioscaranne
Relógio de pulso - feito com rolinho de papel e decorado com lantejoulas e tinta colorida
Achei no Cathy James @ NurtureStore
Cada amigo construirá seu relógio decorando com suas cores preferidas, depois colocará no cordão os horários das atividades que faz durante o dia: Acordar - refeições - higiene - ir para escola
Achei no obaudacarla
Aqui a turma toda faz o relógio - depois cada um fará um desenho da sua hora preferida:
Achei no stepintosecondgrade
Relógio na cabeça para brincar com Brincar com a turma
Achei no primarythemepark
Relógio para mostrar: HORAS - MINUTOS - SEGUNDOS
Achei no Heidi at TheFrugalGirls
Achei aqui ensinandocomcarinho
ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário