Relógios com reciclagem... o tempo e as horas! Ideias para Atividades sobre HORAS - RELÓGIO - TEMPO Na Educação Infantil Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil? O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. (Revista Guia Prático Infantil) Atividades: Rotina com ícones Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Você pode montar os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanhã. Mostre os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interaja para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade. A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular. Ela lê para as crianças e pergunta a elas como é ser nenê, criança, mocinha/ mocinho, mulher/homem, velhinho/velhinho. QUANDO EU ERA NENÊ NENÊ, NENÊ EU ERA ASSIM EU ERA ASSIM QUANDO EU ERA CRIANÇA CRIANÇA, CRIANÇA EU ERA ASSIM EU ERA ASSIM QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA EU ERA ASSIM EU ERA ASSIM QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM EU ERA ASSIM EU ERA ASSIM QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA EU ERA ASSIM EU ERA ASSIM Veja como canta a música neste vídeo AQUI veja o vídeo até o final, mostra os gestos para cada fase A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: "Quando eu era nenê" - as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.( Revista Guia Prático Infantil) Relógio com reciclagem de CD Não encontrei referência do autor Achei aqui Krokotak Não encontrei referência do autor Relógio com pratos de papel Não encontrei referência do autor Achei no Happy Hooligans Achei no learningideasgradesk-8 Achei aqui nicadez Relógio com cartolina ou papel craft Não encontrei referência do autor relógio no chão para a turma toda participar e compreender o movimento dos ponteiros e a indicação que cada ponteiro faz: Não encontrei referência do autor Achei aqui lovepreschool Relógio no chão com bambolê na calçada - os números são desenhados com giz Achei aqui creeksidelearning Relógio com bambolê e com pequenos papéis para colocar as horas e minutos Achei no fallingintofirst Achei aqui: imperfecthomemaking Relógio no saco de papel Achei no http hoosierhomemade Relógio com tampinha de garrafa pet: Não encontrei referência do autor Relógio Cuco com caixa de sapato - fazer a janela para o cuco sair lá de dentro: Pinterest The Pinterested Parent Achei aqui: colegioscaranne Relógio de pulso - feito com rolinho de papel e decorado com lantejoulas e tinta colorida Achei no Cathy James @ NurtureStore Cada amigo construirá seu relógio decorando com suas cores preferidas, depois colocará no cordão os horários das atividades que faz durante o dia: Acordar - refeições - higiene - ir para escola Achei no obaudacarla Aqui a turma toda faz o relógio - depois cada um fará um desenho da sua hora preferida: Achei no stepintosecondgrade Relógio na cabeça para brincar com Brincar com a turma Achei no primarythemepark Relógio para mostrar: HORAS - MINUTOS - SEGUNDOS Achei no Heidi at TheFrugalGirls Achei aqui ensinandocomcarinho ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR:

Relógios com reciclagem... o tempo e as horas!

Ideias para Atividades sobre HORAS - RELÓGIO - TEMPO
Na Educação Infantil
Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil?
O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. (Revista Guia Prático Infantil)

Atividades:

Rotina com ícones
Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Você pode montar os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanhã. Mostre os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interaja para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade.

A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular. Ela lê para as crianças e pergunta a elas como é ser nenê, criança, mocinha/ mocinho, mulher/homem, velhinho/velhinho.

QUANDO EU ERA NENÊ
NENÊ, NENÊ
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA CRIANÇA 
CRIANÇA, CRIANÇA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM 
EU ERA ASSIM 


EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM

Veja como canta a música neste vídeo AQUI veja o vídeo até o final, mostra os gestos para cada fase

A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: "Quando eu era nenê" - as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.( Revista Guia Prático Infantil)

Relógio com reciclagem de CD 
Não encontrei referência do autor

Achei aqui Krokotak

Não encontrei referência do autor

Relógio com pratos de papel 
Não encontrei referência do autor

Achei no Happy Hooligans


Achei aqui nicadez

Relógio com cartolina ou papel craft
Não encontrei referência do autor

relógio no chão para a turma toda participar e compreender o movimento dos ponteiros e a indicação que cada ponteiro faz:
Não encontrei referência do autor

Achei aqui lovepreschool

Relógio no chão com bambolê na calçada - os números são desenhados com giz
Achei aqui creeksidelearning

Relógio com bambolê e com pequenos papéis para colocar as horas e minutos 
Achei no fallingintofirst 

Achei aqui: imperfecthomemaking

Relógio no saco de papel
Achei no http hoosierhomemade

Relógio com tampinha de garrafa pet:
Não encontrei referência do autor

Relógio Cuco com caixa de sapato - fazer a janela para o cuco sair lá de dentro:

Pinterest


The Pinterested Parent

Achei aqui: colegioscaranne

Relógio de pulso - feito com rolinho de papel e decorado com lantejoulas e tinta colorida
Achei no Cathy James @ NurtureStore

Cada amigo construirá seu relógio decorando com suas cores preferidas, depois colocará no cordão os horários das atividades que faz durante o dia: Acordar - refeições - higiene - ir para escola
Achei no obaudacarla

Aqui a turma toda faz o relógio - depois cada um fará um desenho da sua hora preferida:

Relógio na cabeça para brincar com Brincar com a turma 

Relógio para mostrar: HORAS - MINUTOS - SEGUNDOS
Achei no Heidi at TheFrugalGirls


ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR:

















Relógios com reciclagem... o tempo e as horas!

Ideias para Atividades sobre HORAS - RELÓGIO - TEMPO
Na Educação Infantil
Para os adultos, noção de passado, presente e futuro pode parecer fácil, mas esses conceitos abstratos são um desafio para as crianças. Então, como trabalhar esse conhecimento com alunos da Educação Infantil?
O conceito de passagem de tempo é algo difícil para as crianças pequenas entenderem e isso ocorre porque elas ainda não tiveram muitas experiências em suas vidas para poder medir corretamente o tempo. Há pessoas que dizem que, quanto mais velhos ficamos, o tempo passa mais rápido. Elas têm essa sensação, pois a quantidade de experiências que ficaram para trás é muito grande e nosso banco de memória faz com que tenhamos tal sensação naturalmente. Como a criança tem poucas experiências, não sente o tempo como um adulto. Para que as crianças aprendam os conceitos de tempo, devemos sempre frisar palavras relacionadas a ele quando estabelecemos compromissos e rotinas. (Revista Guia Prático Infantil)

Atividades:

Rotina com ícones
Estabeleça com seus alunos uma rotina e utilize ícones. Você pode montar os ícones em um calendário semanal, para reforçar a ideia de ontem, hoje e amanhã. Mostre os ícones para os alunos no início da aula, no calendário, e interaja para que se sintam confortáveis com as atividades e diminuam a ansiedade quanto à próxima atividade.

A professora apresenta à turma um cartaz com uma cantiga popular. Ela lê para as crianças e pergunta a elas como é ser nenê, criança, mocinha/ mocinho, mulher/homem, velhinho/velhinho.

QUANDO EU ERA NENÊ
NENÊ, NENÊ
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA CRIANÇA 
CRIANÇA, CRIANÇA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MOCINHO/MOCINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA MULHER/HOMEM 
EU ERA ASSIM 


EU ERA ASSIM 
QUANDO EU ERA VELHINHO/VELHINHA 
EU ERA ASSIM 
EU ERA ASSIM

Veja como canta a música neste vídeo AQUI veja o vídeo até o final, mostra os gestos para cada fase

A professora canta com as crianças que deverão dramatizar a música. Por exemplo: "Quando eu era nenê" - as crianças podem imitar um balanço de bebê no colo.( Revista Guia Prático Infantil)

Relógio com reciclagem de CD 
Não encontrei referência do autor

Achei aqui Krokotak

Não encontrei referência do autor

Relógio com pratos de papel 
Não encontrei referência do autor

Achei no Happy Hooligans


Achei aqui nicadez

Relógio com cartolina ou papel craft
Não encontrei referência do autor

relógio no chão para a turma toda participar e compreender o movimento dos ponteiros e a indicação que cada ponteiro faz:
Não encontrei referência do autor

Achei aqui lovepreschool

Relógio no chão com bambolê na calçada - os números são desenhados com giz
Achei aqui creeksidelearning

Relógio com bambolê e com pequenos papéis para colocar as horas e minutos 
Achei no fallingintofirst 

Achei aqui: imperfecthomemaking

Relógio no saco de papel
Achei no http hoosierhomemade

Relógio com tampinha de garrafa pet:
Não encontrei referência do autor

Relógio Cuco com caixa de sapato - fazer a janela para o cuco sair lá de dentro:

Pinterest


The Pinterested Parent

Achei aqui: colegioscaranne

Relógio de pulso - feito com rolinho de papel e decorado com lantejoulas e tinta colorida
Achei no Cathy James @ NurtureStore

Cada amigo construirá seu relógio decorando com suas cores preferidas, depois colocará no cordão os horários das atividades que faz durante o dia: Acordar - refeições - higiene - ir para escola
Achei no obaudacarla

Aqui a turma toda faz o relógio - depois cada um fará um desenho da sua hora preferida:

Relógio na cabeça para brincar com Brincar com a turma 

Relógio para mostrar: HORAS - MINUTOS - SEGUNDOS
Achei no Heidi at TheFrugalGirls


ATIVIDADES PRONTAS PARA IMPRIMIR:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário