Plano de Aula Cantigas de roda:
PLANO DE AULA - CANTIGAS DE RODA
BRINCADEIRA DE RODA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física.
CONTEÚDOS:
Sistema esquelético.
Jogos rítmicos e brincadeiras.
Medidas de tempo
OBJETIVOS:
. Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
. Compreender a importância do uso da hora, minuto e segundo fazendo relações com atividades diárias;
. Reconhecer a importância do sistema esquelético em diversas situações;
DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar a aula convidar os alunos a escutarem a música Dança das Caveiras. Em seguida deixar livre para que o aluno possa criar passos/ gestos para expressar a música.
Achei aqui: Chris Flores
Convidar os alunos a confeccionar seu sistema esquelético usando cotonetes será exposto no mural da escola. Será pintado o sulfite com tinta preta:
Enfatizar a importância dos ossos nos movimentos convidando os alunos a brincarem de:
- Bola atrás;
- João palmo;
Propor para os alunos a brincadeira Gato e o Rato.
Brincadeira: O gato e o rato Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas. Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo: Gato: “Seu ratinho está?” Todos: “Não, foi comer queijo.” Gato: “A que horas ele volta?” A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela. No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
Ao voltar para sala de aula, retomar a importância da hora, minuto e segundo em situações cotidianas.
Ex: pegar ônibus, competições, almoço, horário de aula...
Usar um relógio confeccionado de ponteiro para na oralidade explicar horas, minutos e segundos.
- Quais os tipos de relógio que existe? Vamos fazer relógio de pulso:
- Confeccionar relógio com CD reciclado:
Plano de Aula Cantigas de roda:
PLANO DE AULA - CANTIGAS DE RODA
BRINCADEIRA DE RODA
EDUCAÇÃO INFANTIL
ÁREA DO CONHECIMENTO: Ciências da Natureza, Matemática e Educação Física.
CONTEÚDOS:
Sistema esquelético.
Jogos rítmicos e brincadeiras.
Medidas de tempo
OBJETIVOS:
. Resgatar brincadeiras e cantigas de roda;
. Compreender a importância do uso da hora, minuto e segundo fazendo relações com atividades diárias;
. Reconhecer a importância do sistema esquelético em diversas situações;
DESENVOLVIMENTO:
Para iniciar a aula convidar os alunos a escutarem a música Dança das Caveiras. Em seguida deixar livre para que o aluno possa criar passos/ gestos para expressar a música.
Achei aqui: Chris Flores
Convidar os alunos a confeccionar seu sistema esquelético usando cotonetes será exposto no mural da escola. Será pintado o sulfite com tinta preta:
Enfatizar a importância dos ossos nos movimentos convidando os alunos a brincarem de:
- Bola atrás;
- João palmo;
Propor para os alunos a brincadeira Gato e o Rato.
Brincadeira: O gato e o rato Escolha uma das crianças para ser o rato e outra para ser o gato. O restante do grupo faz uma roda de mãos dadas, formando a toca. O jogo de pega-pega começa com o rato e o gato fora do círculo. O rato será perseguido pelo gato e, sempre que quiser, poderá entrar na toca para se esconder. Já o gato não pode entrar na toca, mas pode tentar alcançar o rato pelo lado de fora. Caberá aos jogadores que formam a toca proteger o ratinho, levantando os braços ou fechando as pernas. Para aumentar a dificuldade do jogo, entre as crianças da roda escolha uma para ser o relógio e a outra a porta. A brincadeira começa com o seguinte diálogo: Gato: “Seu ratinho está?” Todos: “Não, foi comer queijo.” Gato: “A que horas ele volta?” A criança que for o relógio escolhe um horário. Enquanto todos da roda giram, o gato vai perguntando ‘que horas são?’ e todos respondem: ‘uma hora’, e assim por diante. Quando chegar na hora escolhida, quem for a porta levanta os braços e o gato poderá entrar na toca passando por ela. No entanto, o rato terá a vantagem de poder passar por todas as outras aberturas, enquanto o gato será impedido pelos outros jogadores.
Ao voltar para sala de aula, retomar a importância da hora, minuto e segundo em situações cotidianas.
Ex: pegar ônibus, competições, almoço, horário de aula...
Usar um relógio confeccionado de ponteiro para na oralidade explicar horas, minutos e segundos.
- Quais os tipos de relógio que existe? Vamos fazer relógio de pulso:
- Confeccionar relógio com CD reciclado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário