Objetivo(s)
- Desenvolver comportamentos leitores e escritores;
- Expandir os conhecimentos sobre a linguagem dos contos;
- Ampliar os conhecimentos sobre a escrita, avançando em suas hipóteses;
- Produzir um livro a partir da reescrita de um conto
Conteúdo(s)
- Leitura e reescrita de contos;
- Procedimentos de revisão.
Ano(s)
1º
2º
Tempo estimado
2 meses
Material necessário
- Cartolina,
- lápis,
- cadernos,
- material para desenho (folhas, lápis de cor, canetas, tintas, entre outros).
- livros:
- O Almoço, Mario Vale, 8 págs., Formato Editorial, tel. 0800-772-9529, 32,60 reais
- Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque, 36 págs., Ed. José Olympio, tel. (21) 2585-2000, 22 reais
- Chapeuzinhos Coloridos, José Roberto
Torero e Marcus Aurelius Pimenta, 56 págs., Ed. Alfaguara, tel. (21)
2199-7824, 37,90 reais
- Construindo um Sonho, Marcelo Xavier, 16 págs., Ed. RJH, tel. (31) 3334-1566, 22 reais
- Fita Verde no Cabelo, João Guimarães Rosa, 32 págs., Ed. Nova Fronteira, tel. (21) 3882-8200, esgotado
- A Moça Tecelã, Marina Colasanti, 16 págs., Global Editora, tel. (11) 3277-7999, 32 reais
- O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro
e o Grande Urso Esfomeado, Audrey Wood e Don Wood, 32 págs., Ed.
Brinque-Book, tel. (11) 3032-6436, 33,20 reais
Desenvolvimento
1ª etapa
Faça um diagnóstico inicial pedindo que os alunos escrevam o conto
Chapeuzinho Vermelho individualmente. Auxilie aqueles que ainda não
escrevem alfabeticamente atuando como escriba, pois o objetivo é
observar como produzem textos mesmo que ditando ao professor.
2ª etapa
Organize rodas de leitura com o objetivo de apresentar diferentes
versões da história de Chapeuzinho Vermelho e ampliar o repertório da
turma a respeito da linguagem utilizada por cada autor. É importante
selecionar obras de boa qualidade, como Fita Verde no Cabelo,
Chapeuzinho Amarelo e Chapeuzinhos Coloridos. Ao final de cada leitura,
revejam e comparem as características das histórias e dos personagens.
Incentive os alunos a fazerem suas colocações, deixe que explorem os
livros e apreciem as ilustrações. E aproveite oportunidades de trabalhar
aspectos relacionados ao vocabulário. É possível sugerir, por exemplo, a
confecção de um cartaz com as palavras e expressões recém-descobertas -
ele pode ser bastante útil, mais adiante, na etapa de produção de
textos.
3ª etapa
Aprofunde a discussão sobre o que é uma versão. Conte que algumas delas
são produzidas de forma intencional - para tornar determinada história
mais engraçada, por exemplo - enquanto outras surgem, em função do
costume de recontar narrativas de geração em geração. Em seguida,
proponha aos alunos a elaboração de um roteiro sobre as principais
características das versões de Chapeuzinho Vermelho. O objetivo é
sistematizar os aspectos a serem observados e poder acessá-los com
clareza e rapidez sempre que for necessário.
Modelo de roteiro
4ª etapa
Escolham juntos uma das versões para a reescrita coletiva. Nesse
momento, atue como escriba e escreva a história na lousa, tal qual for
ditada pela turma. Em seguida, faça uma primeira revisão coletiva,
orientando os alunos caso tenham esquecido algum acontecimento ou dado
importante. Para isso, vale deixar trechos em branco nos locais em que
faltam informações a serem recordadas. Se for necessário, recorra ao
texto original, lendo-o novamente para a turma. Garantida a escrita com o
conteúdo essencial da história, façam uma segunda revisão, explorando
aspectos linguísticos. Oriente a turma a incluir palavras e expressões
que tornem o texto mais rico e interessante e que provoquem no leitor a
sensação de fazer parte da história.
5ª etapa
Proponha uma segunda reescrita do conto escolhido, agora pelos próprios
alunos e em duplas. A atividade deve incluir aqueles que ainda não
escrevem alfabeticamente, basta que tenham como dupla colegas que já o
fazem. Ambos devem discutir a organização do texto e a forma de
elaborá-lo. O aluno que escreve alfabeticamente será o escriba, ou seja,
terá a tarefa de transformar em texto escrito a história elaborada por
ambos. Ao final da atividade, digite as produções para garantir uma
melhor visualização do texto e dedique a aula seguinte à revisão com as
duplas.
6ª etapa
Com
os textos prontos, é hora de iniciar um trabalho voltado às
ilustrações. Para tanto, apresente à turma livros ilustrados a partir de
técnicas distintas, tais como: A Moça Tecelã; O Almoço; O Ratinho, o
Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado; Construindo um Sonho;
e o próprio Chapeuzinhos Coloridos. Fale sobre técnicas como colagens
de materiais, bordado e modelagem e proponha o uso de algumas delas a
fim de que os alunos experimentem como colocá-las em prática. Escolham
coletivamente a técnica que será empregada para ilustrar o conto
reescrito e combinem as cenas que serão ilustradas.
Produto final
Livro
produzido coletivamente, a partir de uma versão de Chapeuzinho
Vermelho. Se houver condições materiais para a cópia de exemplares, é
possível organizar uma tarde de lançamento e autógrafos na escola.
Avaliação
Uma boa
estratégia é montar uma planilha para acompanhar os avanços nos
comportamentos leitores de cada aluno com itens como: tem interesse
espontâneo pela leitura? Consegue recontar uma história? Faz relação
entre os contos que conhece? Para completar, elabore uma planilha de
auto-avaliação a partir da qual os alunos possam repensar a trajetória
do projeto e analisar, por exemplo, se reconhecem as características de
um conto e se conseguem usar procedimentos de reescrita.
Flexibilização
É possível
apresnetar as personagens desta história manuseando marionetes e
recontá-la junto com os colegas. O reconto também pode ocorrer pelo uso
de um gravador. Na reescrita podem fazer duplas com colegas que sejam
seus escribas ou o professor. No trabalho com as ilustrações, pode ser
utilizado o mesmo recurso do livro de Marcelo Xavier – fotografia das
produções em massinha.
Deficiências
Visual
* FONTE: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/reescritas-de-chapeuzinho-vermelho
Créditos:
Professora Catia Eliane Nicolachik
Professora da EM Ayrton Senna, em Itapoá, SC, e vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2011.
Objetivo(s)
- Desenvolver comportamentos leitores e escritores;
- Expandir os conhecimentos sobre a linguagem dos contos;
- Ampliar os conhecimentos sobre a escrita, avançando em suas hipóteses;
- Produzir um livro a partir da reescrita de um conto
Conteúdo(s)
- Leitura e reescrita de contos;
- Procedimentos de revisão.
Ano(s)
1º
2º
Tempo estimado
2 meses
Material necessário
- Cartolina,
- lápis,
- cadernos,
- material para desenho (folhas, lápis de cor, canetas, tintas, entre outros).
- livros:
- O Almoço, Mario Vale, 8 págs., Formato Editorial, tel. 0800-772-9529, 32,60 reais
- Chapeuzinho Amarelo, Chico Buarque, 36 págs., Ed. José Olympio, tel. (21) 2585-2000, 22 reais
- Chapeuzinhos Coloridos, José Roberto
Torero e Marcus Aurelius Pimenta, 56 págs., Ed. Alfaguara, tel. (21)
2199-7824, 37,90 reais
- Construindo um Sonho, Marcelo Xavier, 16 págs., Ed. RJH, tel. (31) 3334-1566, 22 reais
- Fita Verde no Cabelo, João Guimarães Rosa, 32 págs., Ed. Nova Fronteira, tel. (21) 3882-8200, esgotado
- A Moça Tecelã, Marina Colasanti, 16 págs., Global Editora, tel. (11) 3277-7999, 32 reais
- O Ratinho, o Morango Vermelho Maduro
e o Grande Urso Esfomeado, Audrey Wood e Don Wood, 32 págs., Ed.
Brinque-Book, tel. (11) 3032-6436, 33,20 reais
Desenvolvimento
1ª etapa
Faça um diagnóstico inicial pedindo que os alunos escrevam o conto
Chapeuzinho Vermelho individualmente. Auxilie aqueles que ainda não
escrevem alfabeticamente atuando como escriba, pois o objetivo é
observar como produzem textos mesmo que ditando ao professor.
2ª etapa
Organize rodas de leitura com o objetivo de apresentar diferentes
versões da história de Chapeuzinho Vermelho e ampliar o repertório da
turma a respeito da linguagem utilizada por cada autor. É importante
selecionar obras de boa qualidade, como Fita Verde no Cabelo,
Chapeuzinho Amarelo e Chapeuzinhos Coloridos. Ao final de cada leitura,
revejam e comparem as características das histórias e dos personagens.
Incentive os alunos a fazerem suas colocações, deixe que explorem os
livros e apreciem as ilustrações. E aproveite oportunidades de trabalhar
aspectos relacionados ao vocabulário. É possível sugerir, por exemplo, a
confecção de um cartaz com as palavras e expressões recém-descobertas -
ele pode ser bastante útil, mais adiante, na etapa de produção de
textos.
3ª etapa
Aprofunde a discussão sobre o que é uma versão. Conte que algumas delas
são produzidas de forma intencional - para tornar determinada história
mais engraçada, por exemplo - enquanto outras surgem, em função do
costume de recontar narrativas de geração em geração. Em seguida,
proponha aos alunos a elaboração de um roteiro sobre as principais
características das versões de Chapeuzinho Vermelho. O objetivo é
sistematizar os aspectos a serem observados e poder acessá-los com
clareza e rapidez sempre que for necessário.
Modelo de roteiro
4ª etapa
Escolham juntos uma das versões para a reescrita coletiva. Nesse
momento, atue como escriba e escreva a história na lousa, tal qual for
ditada pela turma. Em seguida, faça uma primeira revisão coletiva,
orientando os alunos caso tenham esquecido algum acontecimento ou dado
importante. Para isso, vale deixar trechos em branco nos locais em que
faltam informações a serem recordadas. Se for necessário, recorra ao
texto original, lendo-o novamente para a turma. Garantida a escrita com o
conteúdo essencial da história, façam uma segunda revisão, explorando
aspectos linguísticos. Oriente a turma a incluir palavras e expressões
que tornem o texto mais rico e interessante e que provoquem no leitor a
sensação de fazer parte da história.
5ª etapa
Proponha uma segunda reescrita do conto escolhido, agora pelos próprios
alunos e em duplas. A atividade deve incluir aqueles que ainda não
escrevem alfabeticamente, basta que tenham como dupla colegas que já o
fazem. Ambos devem discutir a organização do texto e a forma de
elaborá-lo. O aluno que escreve alfabeticamente será o escriba, ou seja,
terá a tarefa de transformar em texto escrito a história elaborada por
ambos. Ao final da atividade, digite as produções para garantir uma
melhor visualização do texto e dedique a aula seguinte à revisão com as
duplas.
6ª etapa
Com
os textos prontos, é hora de iniciar um trabalho voltado às
ilustrações. Para tanto, apresente à turma livros ilustrados a partir de
técnicas distintas, tais como: A Moça Tecelã; O Almoço; O Ratinho, o
Morango Vermelho Maduro e o Grande Urso Esfomeado; Construindo um Sonho;
e o próprio Chapeuzinhos Coloridos. Fale sobre técnicas como colagens
de materiais, bordado e modelagem e proponha o uso de algumas delas a
fim de que os alunos experimentem como colocá-las em prática. Escolham
coletivamente a técnica que será empregada para ilustrar o conto
reescrito e combinem as cenas que serão ilustradas.
Produto final
Livro
produzido coletivamente, a partir de uma versão de Chapeuzinho
Vermelho. Se houver condições materiais para a cópia de exemplares, é
possível organizar uma tarde de lançamento e autógrafos na escola.
Avaliação
Uma boa
estratégia é montar uma planilha para acompanhar os avanços nos
comportamentos leitores de cada aluno com itens como: tem interesse
espontâneo pela leitura? Consegue recontar uma história? Faz relação
entre os contos que conhece? Para completar, elabore uma planilha de
auto-avaliação a partir da qual os alunos possam repensar a trajetória
do projeto e analisar, por exemplo, se reconhecem as características de
um conto e se conseguem usar procedimentos de reescrita.
Flexibilização
É possível
apresnetar as personagens desta história manuseando marionetes e
recontá-la junto com os colegas. O reconto também pode ocorrer pelo uso
de um gravador. Na reescrita podem fazer duplas com colegas que sejam
seus escribas ou o professor. No trabalho com as ilustrações, pode ser
utilizado o mesmo recurso do livro de Marcelo Xavier – fotografia das
produções em massinha.
Deficiências
Visual
* FONTE: http://www.gentequeeduca.org.br/planos-de-aula/reescritas-de-chapeuzinho-vermelho
Créditos:
Professora Catia Eliane Nicolachik
Professora da EM Ayrton Senna, em Itapoá, SC, e vencedora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário