1 - Apresentação
Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
- Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
- Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
3 - Objetivos Específicos
- Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
- Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
- Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
- Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
- Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
- Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
- Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Emprego adequado de letras;
- Montagem de palavras, sentenças e textos;
- Identificação de idéias básica do texto;
- Sílabas, fonemas e grafemos;
- Produção de textos;
- Interpretação de texto;
- Comparação e diferenciação de escritas diversas;
- Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
- Identificar poesia, propaganda e textos;
- Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
- Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
- Relato de filmes, reportagens e causos;
- Mímica, dança e atividades lúdica;
- Localização e identificação de rimas;
- Leitura e análise de texto informativo e poético;
- Verbalização de opiniões e comentários.
- Ortografia;
- Partição Silábica;
- Tonicidade;
- Ordem alfabética;
- Alfabeto móvel;
- Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
- Palavras etc;
- Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
- Quadras e poesias;
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
- Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
- O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
- Leitura de diversos tipos de textos;
- A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
- Textos informativos, expositivos e prescritivos.
- Ortografia;
- Achar palavras dentro de outra;
- Ilustrar poemas e dramatiza – los;
- Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
- O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
- Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
- Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
- Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
- Distinção entre vogal e consoante.
- Identificação de versos e estrofes;
- Localização e identificação de rima;
- Atividades que envolvam classes de palavras.
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
METODOLOGIA
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
7 – Objetivos Específicos
METODOLOGIA
4 – Objetivos Gerais
- Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
- Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
- Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
- Ler e registrar quantias.
- Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
- Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
- Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
- Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
- Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
- Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
- Promover cálculo mental e estimativo.
- Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
- Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
- Estabelecer relações entre as operações.
- Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
- Trabalhar conjuntos.
- Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
METODOLOGIA
- Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
- Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
- Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
- Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
- Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
- Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
- Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
- Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
- Utilizar o livro didático com suas atividades.
- Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
- Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
- por extenso.
- Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
- Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
- Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
- Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
- Conhecer a formação do povo brasileiro;
- Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
7 – Objetivos Específicos
- Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
- Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
- Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
- Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
- Compreender as leis que regem o país;
- Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
- Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
- Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
- Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
- Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
METODOLOGIA
- Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
- Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
- Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
- Uso da biblioteca para pesquisa;
- Uso do quadro e caderno;
- Trabalhar com palestras e debates.
CIÊNCIAS
8 - Objetivos Gerais
9 – Objetivos Específicos
METODOLOGIA
ARTES 10 – Objetivo Geral
11 – Objetivos Específicos
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
8 - Objetivos Gerais
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.
9 – Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa..
- Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
ARTES 10 – Objetivo Geral
- Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
11 – Objetivos Específicos
- Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
- Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
- Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
- Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
- Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG
Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA - 2009
1 - Apresentação
Aqui serão apresentadas as formas como trabalhar com o EJA, levando em consideração seus interesses, experiências, temores, saber suas opiniões, raciocínio, seus sentimentos e emoções.O planejamento será distribuído por área de conhecimento para melhor desenvolvimento do trabalho, não sendo necessariamente um método para se trabalhar, podendo o professor utilizar a globalização das áreas do conhecimento, não sendo necessário a separação.
LÍNGUA PORTUGUESA
2 - Objetivos Gerais
- Criar condições para que o aluno desenvolva sua competência comunicativa, discursiva, sua capacidade de utilizar a língua de modo variado e adequado ao contexto, às diferentes situações sociais, interessando – se em ampliar seus recursos expressivos, seu domínio da língua padrão em suas modalidades oral e escrita.
- Fortalecer nos jovens e adultos a importância de saber ouvir o outro, desenvolvendo o respeito mútuo e desenvolver sua capacidade de interação.
3 - Objetivos Específicos
- Inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento.
- Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos (letramento, global, silábico etc.)
- Trabalhar a expressão oral desenvolvendo habilidades para emitir opiniões, com clareza.
- Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário como:
- Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres
- Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.
- Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.
- Alfabeto maiúsculo e minúsculo;
- Emprego adequado de letras;
- Montagem de palavras, sentenças e textos;
- Identificação de idéias básica do texto;
- Sílabas, fonemas e grafemos;
- Produção de textos;
- Interpretação de texto;
- Comparação e diferenciação de escritas diversas;
- Exploração de material escrito: nomes, rótulos, textos, propagandas etc;
- Identificar poesia, propaganda e textos;
- Produzir pequenos como : anúncio, bilhete e cartas;
- Relato de histórias ouvidas, casos, poemas e reprodução oral de textos diversos (informativos publicitários e poéticos);
- Relato de filmes, reportagens e causos;
- Mímica, dança e atividades lúdica;
- Localização e identificação de rimas;
- Leitura e análise de texto informativo e poético;
- Verbalização de opiniões e comentários.
- Ortografia;
- Partição Silábica;
- Tonicidade;
- Ordem alfabética;
- Alfabeto móvel;
- Jogos: caça-palavras, adivinhações com letras e sílabas, ditado de sílabas ou
- Palavras etc;
- Pesquisa de palavras, sílabas e gravuras. (jornais, revistas e rótulos)
- Quadras e poesias;
- Classes de palavras: substantivos, adjetivos, verbos, advérbios, artigos, numeral, pronomes,etc.
- Trabalhar o alfabeto móvel, letras de imprensa e manuscrita e acrósticos;
- O aluno deverá montar nomes que tenham significado para ele (o seu nome, o das alfabeto móvel deverá estar sempre presente, para conscientização de letra e/ ou interiorização da escrita convencional;
- Leitura de diversos tipos de textos;
- A leitura de rótulos, propaganda, bulas, receita, contas de água e luz marcas de produtos para conscientização das letras;
- Textos informativos, expositivos e prescritivos.
- Ortografia;
- Achar palavras dentro de outra;
- Ilustrar poemas e dramatiza – los;
- Ensinar sílabas e palavras através de: adivinha, trava – línguas, rimas etc;
- O trabalho com rimas facilitará a relação som-letra;
- Leitura silenciosa, em voz alta ou pelo professor;
- Debate conversa informal, desenvolvendo assim habilidades de comunicação;
- Palavras formadoras do esquema silábico (consoante + vogal);
- Distinção entre vogal e consoante.
- Identificação de versos e estrofes;
- Localização e identificação de rima;
- Atividades que envolvam classes de palavras.
MATEMÁTICA
4 – Objetivos Gerais
METODOLOGIA
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
7 – Objetivos Específicos
METODOLOGIA
4 – Objetivos Gerais
- Dominar conceitos e procedimentos da matemática necessários a sua vida pessoal, social e profissional.
- Fazer uso da matemática em situações de seu cotidiano, em seu meio e nas suas necessidades.
- Trabalhar a importância da matemática para solucionar problemas que envolvam somar, subtrair, multiplicar e dividir.
- Ler e registrar quantias.
- Realizar troco em situações reais, usando o processo aditivo, subtrativo e situações problemas; por escrito e oralmente.
- Efetuar operações cujos termos são quantias em dinheiro.
- Reconhecer o valor social das unidades de medidas padronizadas e utiliza – las adequadamente.
- Trabalhar números cardinais, ordinais e romanos; por extenso e algarismos.
- Trabalhar dezenas, centenas e unidades.
- Utilizar os números pares e ímpares; sabendo distingui – los.
- Promover cálculo mental e estimativo.
- Familiarizar com formas e propriedades geométricas simples.
- Agrupar quantidades conforme as regras do sistema de numeração decimal
- Estabelecer relações entre as operações.
- Ler, interpretar e escrever as unidades de medidas.
- Trabalhar conjuntos.
- Promover atividades que envolva o sistema monetário brasileiro.
METODOLOGIA
- Escrevendo os números em ordem crescente e decrescente;
- Utilização do número (aspecto funcional) em situações do cotidiano;
- Resolução de problemas que envolvam as quatro operações;
- Trabalhar com cálculos com o conhecimento que os alunos já possuem, favorecendo a troca de opiniões e sugestões dos alunos;
- Incentivar a criação de novos procedimentos pessoais de cálculo;
- Usar jogos, revistas, fichas, atividades etc; para a fixação das aprendizagens;
- Usar calendário para fixação de numerais, meses e ano;
- Usar dobraduras e outras artes para a aprendizagem da geometria;
- Utilizar o livro didático com suas atividades.
- Exercícios no quadro e atividades mimeografadas.
- Utilizar fichas com numerais cardinais, ordinais e romanos; em números e
- por extenso.
- Trabalhar com outras formas de fixação de atividades como: jogos com numerais, tabelas, quadro valor de lugar etc.
GEOGRAFIA
6 – Objetivos Gerais
- Identificar as diferenças entre o Urbano e o Rural;
- Conhecer e distinguir a história e a geografia do município, do estado e do país;
- Construir conceitos de cidadania a partir da realidade local articulando política, cultura, quentões sociais e meio ambiente;
- Conhecer a formação do povo brasileiro;
- Entender as leis, como: Leis trabalhistas, Constituição Federal, Estatuto do Idoso etc.
7 – Objetivos Específicos
- Conhecer a trajetória política brasileira desde a chegada dos portugueses até nossos dias;
- Identificar os vários momentos pelos quais perpassa a história e a importância desses momentos ontem e hoje;
- Conhecer e identificar as características de lugar em que vivem;
- Conhecer a formação de um bairro como espaço geográfico e histórico;
- Compreender as leis que regem o país;
- Refletir e entender os problemas relativos ao trabalho individual e o coletivo;
- Preocupar – se com os problemas sociais e procurar melhora – los;
- Entender e saber utilizar os meios de comunicação necessários ao conhecimento e busca de informação;
- Conhecer e identificar o Brasil e suas regiões;
- Ter noções do relevo do Brasil, clima e vegetação.
METODOLOGIA
- Usar em sala de aula: mapas, Atlas e globo terrestre;
- Trabalhos com informação através de: revistas, jornais, informática e leis;
- Usar atividades mimeografadas e o livro didático;
- Uso da biblioteca para pesquisa;
- Uso do quadro e caderno;
- Trabalhar com palestras e debates.
CIÊNCIAS
8 - Objetivos Gerais
9 – Objetivos Específicos
METODOLOGIA
ARTES 10 – Objetivo Geral
11 – Objetivos Específicos
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
8 - Objetivos Gerais
- Conhecer o nosso sistema solar, o nosso planeta, os seres vivos, corpo humano, doenças provocadas por vírus, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis.
- Entender e preservar animais ameaçados de extinção, desnutrição, formas de energia, primeiros socorros, poluição no planeta, sistema reprodutor masculino e feminino, sistemas respiratório, circulatório, digestivo, glandular e nervoso.
9 – Objetivos Específicos
- Aprender sobre o nosso universo e o nosso planeta, tendo noções do movimento de translação e a força da gravidade.
- Compreender a importância da preservação da água do ar e solo, entendendo como forma de sobrevivência humana.
- Conhecer os animais vertebrados e invertebrados, partes da planta, a importância das plantas.
- Localizar no corpo humano os seus órgãos, o sistema muscular, sistema esquelético, os agentes causadores de doenças.
- Ter conhecimento de métodos contra conceptivo como: Tabelinha ou calendário, Temperatura, muco cervical ou esterilização.
- Aprender sobre preservativo masculino e feminino, diu, diafragma, espermicidas, pílula, pílula do dia seguinte e coito interrompido.
- Saber sobre Aids, formas de transmissão e como evitar.
- Conhecer as formas de energia, como cuidar do lixo, material reciclável.
- Aprender sobre a cadeia alimentar, animais ameaçados de extinção, seguranças no trabalho, primeiros socorros.
- Respeitar o corpo evitando drogas: como o hábito de beber e fumar, as doenças que causam as drogas..
- Trabalhar sobre a fecundação, genética, sistema digestivo e sistema nervoso.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula com: vídeos, revistas, cartazes, debates, palestras e atividades com profissionais da saúde.
- Trabalhos com experimentos e pesquisa..
- Uso do caderno, livro didático e atividades mimeografadas.
ARTES 10 – Objetivo Geral
- Desenvolver a criatividade e o espírito de colaboração entre os alunos no desenvolvimento das atividades propostas.
11 – Objetivos Específicos
- Aprender a utilizar a criatividade no desenho, artesanato e pintura.
- Utilizar as datas comemorativas na aplicação com trabalhos artísticos.
- Conhecer as habilidades de cada aluno e utilizar essas habilidades.
METODOLOGIA
- Trabalhos em sala de aula ou fora dela, dependendo do assunto tratado.
- Trabalhos com desenhos, figuras, revistas, tinta, sucata etc.
- Utilizar outros meios dependendo das habilidades dos alunos.
AVALIAÇÃO
“Avaliar a aprendizagem implica avaliar também o ensino oferecido”
( PCN –p.94)
A avaliação de modo geral deve servir para duas finalidades básicas: apresentar aos alunos seus avanços, dificuldades no processo ensino-aprendizagem e fornecer subsídios que possibilitem ao professor analisar sua prática em sala de aula. Assim, o professor, além de observar em que medida e com que diversidade os objetivos foram alcançados, pode planejar e decidir se é preciso intervir ou modificar as atividades que vem propondo.
A avaliação, entendida como constitutiva da prática educativa, não pode estar ancorada em momentos específicos ou entendida como documento burocrático do rendimento dos alunos. Por isso, deve ser contínua, diagnóstica e dialógica. Contínua por que deve ocorrer em todo o processo ensino-aprendizagem; diagnóstica porque tem como finalidade, detectar dificuldades que possam gerar ajustes ou mudanças da prática educativa; dialógica, porque não se aplica apenas aos alunos, mas ao ensino que se oferece.
Por esse motivo a avaliação é um processo que envolve toda a escola, de acordo com a proposta pedagógica elaborada pela comunidade escolar.
Escola Municipal “João Alves Duca” – Santana do Jacaré – MG
Professoras: Ailce Zulmira da Costa, Mirna Ferreira Barbosa e Shirlei Teixeira Januário – 1º , 2º e 3 º Período EJA - 2009
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