Ritmos Africanos na Educação Infantil
Explorando a habilidade dos pequenos para
tocar instrumentos e dançar, leve-os a descobrir como as manifestações
artísticas expressam a cultura.
Dançar,
batucar e cantar são formas de manifestação que fascinam desde que o
homem é homem. Ao longo de pelo menos 130 mil anos da trajetória humana
no planeta, combinações de gestos, ritmos e sons foram capazes de
exprimir, a um só tempo, costumes, tradições e visões de mundo de
incontáveis povos e grupos sociais. Em poucas palavras, tanto a música
como a dança transmitem cultura. É papel do professor mostrar essa
ligação - sem deixar de lado, claro, o aspecto lúdico que só não encanta
"quem é ruim da cabeça ou doente do pé", como diz o histórico Samba de
Minha Terra, de Dorival Caymmi.
As
crianças, você sabe, encontram na brincadeira uma poderosa ferramenta de
experimentação e conhecimento. Em geral, adoram música e dança. Era
assim com os pequenos da pré-escola do CEI Santa Escolástica, na capital
paulista. Atenta a essa empolgação, a professora Luciana do Nascimento
Santos fez o óbvio: pôs a meninada para tocar, cantar e dançar. Mas foi
além. Primeiro, estabeleceu um foco para sua atuação, explorando
influências da cultura africana com o aprendizado de instrumentos como
agogô, caxixi e alfaia e de danças como jongo, maracatu e coco. Em
segundo lugar, encarou essas práticas como meios de pesquisa cultural,
conduzindo a turma na descoberta da história da África e suas ligações
com o Brasil.
O resultado desse trabalho rendeu à
professora o troféu de Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita de
2008. "O que me entusiasmou foi o fato de os pequenos terem aprendido
muito sobre a África ao fim do projeto", afirma Karina Rizek,
coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, e
selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. "Além disso,
Luciana colheu os frutos de ter apostado na capacidade artística da
meninada. Nunca vi crianças daquela idade dançando e tocando tão bem."
Ritmos Africanos na Educação Infantil
Explorando a habilidade dos pequenos para
tocar instrumentos e dançar, leve-os a descobrir como as manifestações
artísticas expressam a cultura.
Dançar,
batucar e cantar são formas de manifestação que fascinam desde que o
homem é homem. Ao longo de pelo menos 130 mil anos da trajetória humana
no planeta, combinações de gestos, ritmos e sons foram capazes de
exprimir, a um só tempo, costumes, tradições e visões de mundo de
incontáveis povos e grupos sociais. Em poucas palavras, tanto a música
como a dança transmitem cultura. É papel do professor mostrar essa
ligação - sem deixar de lado, claro, o aspecto lúdico que só não encanta
"quem é ruim da cabeça ou doente do pé", como diz o histórico Samba de
Minha Terra, de Dorival Caymmi.
As
crianças, você sabe, encontram na brincadeira uma poderosa ferramenta de
experimentação e conhecimento. Em geral, adoram música e dança. Era
assim com os pequenos da pré-escola do CEI Santa Escolástica, na capital
paulista. Atenta a essa empolgação, a professora Luciana do Nascimento
Santos fez o óbvio: pôs a meninada para tocar, cantar e dançar. Mas foi
além. Primeiro, estabeleceu um foco para sua atuação, explorando
influências da cultura africana com o aprendizado de instrumentos como
agogô, caxixi e alfaia e de danças como jongo, maracatu e coco. Em
segundo lugar, encarou essas práticas como meios de pesquisa cultural,
conduzindo a turma na descoberta da história da África e suas ligações
com o Brasil.
O resultado desse trabalho rendeu à
professora o troféu de Educadora Nota 10 do Prêmio Victor Civita de
2008. "O que me entusiasmou foi o fato de os pequenos terem aprendido
muito sobre a África ao fim do projeto", afirma Karina Rizek,
coordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, e
selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10. "Além disso,
Luciana colheu os frutos de ter apostado na capacidade artística da
meninada. Nunca vi crianças daquela idade dançando e tocando tão bem."
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