Dinâmicas para entrosamento
TÉCNICA DO ABRAÇO
Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.
Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo = UNIÃO).
OBS 2: levar bexigas e CD.
Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.
Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.
Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo = UNIÃO).
OBS 2: levar bexigas e CD.
Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.
Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPISObjetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.
Participantes: Todos os presentes no encontro
Material: Lápis de cor e desenho impresso.- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Participantes: Todos os presentes no encontro
Material: Lápis de cor e desenho impresso.- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante:
Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a
criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a
cor que mais gosta.
-
A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças
colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o
mesmo desenho duas vezes.
Descrição:
Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem
apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma
tonalidade apenas.
Quando
as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o
segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas
trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o
desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para
colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão:
O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando
feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o
desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança
que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que
quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo,
brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades,
devemos dar um pouquinho daquilo que temos.
Dinâmicas para entrosamento
TÉCNICA DO ABRAÇO
Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.
Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo = UNIÃO).
OBS 2: levar bexigas e CD.
Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.
Participantes: Indeterminado (todos os que estiverem participando)Frase: "Quanta coisa cabe em um abraço."
Objetivos:• criar uma certa intimidade e aproximação com os colegas;• avaliar o sentimento de exclusão de quem está com o balão;• sentir que precisa da colaboração do outro para não ser "atingido" pelo balão.
Observação: ABRAÇO (do dicionário): demonstração de carinho, de amizade, acolhimento, ligação, fusão, união. ABRAÇAR: apertar com os braços, entrelaçar-se, ligar-se, unindo-se. (Deixar claro a importância de um abraço a quem precisa e entre o próprio grupo = UNIÃO).
OBS 2: levar bexigas e CD.
Descrição: Abraçar o colega encostando o peito e contando até três para trocar de "par".Um participante fica de fora com um balão que deverá encostar no peito de alguém"disponível" que assumirá o seu lugar ficando com o balão.Para que não seja encostado o balão, o abraço deverá ser forte e bem próximo e a troca de pares deverá ser rápida.
Dinâmica: EMPRESTANDO O LÁPISObjetivo: Mostrar a importância da partilha e a união entre as crianças.
Participantes: Todos os presentes no encontro
Material: Lápis de cor e desenho impresso.- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Participantes: Todos os presentes no encontro
Material: Lápis de cor e desenho impresso.- Pedir para que as crianças tragam para o próximo encontro um lápis de cor.
Importante:
Cada criança deve trazer apenas UM lápis. Se a professora ver que a
criança trouxe a caixa com mais cores, pedir para que a criança escolha a
cor que mais gosta.
-
A professora deve trazer impresso em papel um desenho para as crianças
colorirem. O ideal é uma folha para cada criança. Na folha deverá ter o
mesmo desenho duas vezes.
Descrição:
Distribui-se uma folha para cada criança, pedindo que elas pintem
apenas um desenho e com a lápis que trouxe. O desenho vai ficar com uma
tonalidade apenas.
Quando
as crianças terminarem o primeiro desenho, pede-se que inicie o
segundo, mas agora elas não irão pintar somente com as cores que elas
trouxeram e sim que emprestem o lápis do outro amigo para colorir o
desenho, assim cada criança irá emprestar o lápis de um amigo para
colorir e no final todos terão um trabalho colorido.
Conclusão:
O primeiro desenho ficou com uma cor uniforme, com isso acabou ficando
feio, esquisito. Mas quando eles emprestaram o lápis do amiguinho, o
desenho ficou mais bonito, colorido.Com isso deve-se mostrar a criança
que elas precisam se unir e se ajudarem mutuamente, explica-se que
quantas outras crianças pobres que não tem o que eles tem, por exemplo,
brinquedos, comidas etc. Sendo assim, diante de nossas possibilidades,
devemos dar um pouquinho daquilo que temos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário