Benefícios do Quebra-Cabeça
Para desenvolver nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas!
Acredita-se
que o quebra-cabeça tenha surgido, aproximadamente, em 1760, quando
cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em
diferentes partes.
A
agilidade supera qualquer força física neste jogo, que há muito é
percebido por pais e especialistas como um aliado em educação que vai
muito além de um simples brinquedo, uma mera fonte de entretenimento.
No
processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se
a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico,
neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial,
percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos.
Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também
em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho
psicológico.
É
recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para
estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas
anteriormente citadas.
O
quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para
os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel
de maneira mais eficaz.
Movimentos
com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças,
poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da
leitura.
Estudos
realizados com crianças com idade entre zero e três anos concluíram que
o quebra-cabeça auxilia a "firmar as bases que as crianças precisam na
vida, como auto-confiança na resolução de problemas e os torna aptos a
explorar, cometer erros e aprender." (Farrar).
Quebra-cabeças
podem e devem ser utilizados com objetivo educativo, com conteúdo
específico, voltado ao ensino de informações básicas como, por exemplo,
cores, letras do alfabeto, meios de transporte, carreiras e profissões,
animais, etc. Se bem desenvolvidos e fabricados, estes produtos de
qualidade são ideais para combinar educação com diversão.
A
pesquisadora norte-americana Marlene Barron, chefe da Escola
Montessoriana do West Side, em Nova Iorque, realizou uma experiência
desafiando crianças de três e quatro anos de idade a montarem
quebra-cabeças de 100 a 300 peças e os resultados foram surpreendentes.
Segundo ela, a experiência foi um sucesso, inclusive no âmbito de
inclusão social, já que as crianças "compartilhavam suas estratégias com
seus parceiros”. Ainda segundo Marlene, "montar quebra-cabeças é uma
atividade social riquíssima pois induz o diálogo acerca do processo,
sobre a história apresentada na imagem a ser montada e sobre
experiências pessoais das crianças ligadas à imagem do quebra-cabeça”.
Para ela, trabalhar com quebra-cabeças mais elaborados é uma atividade
que as crianças podem fazer em casa também.
Conforme
as crianças vão crescendo, o interesse delas pode e tende a se
concentrar em quebra-cabeças em assuntos curiosos para eles, como
esportes, animais e astronomia. Já para crianças um pouco mais velhas,
com idades entre 10 e 13 anos, quebra-cabeças que desafiem suas
inteligências e exijam grande poder de concentração para resolução de
problemas estão entre os preferidos da meninada.
O
quebra-cabeça também funciona como instrumento de união entre pais e
filhos. Montando e resolvendo estes desafios juntos, eles passam mais
tempo convivendo e se conhecendo, desempenhando uma atividade como uma
equipe, melhorando a intimidade e a relação interpessoal dos familiares.
É imprescindível que pais e filhos tenham tempo e o hábito de se
divertirem juntos para poderem dialogar mais abertamente sobre as
questões que surgem no dia-a-dia. É uma maneira sagaz e econômica de
realizarem atividade em conjunto.
Oferecer
às crianças diferentes quebra-cabeças reforça enfaticamente sua
educação e desenvolvimento, não só em casa, como também na escola.
Abaixo, seguem algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:
-
Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a
capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e
elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes
pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua
percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema
escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente
números, letras, cores, animais, etc;
-
Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são
divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais
delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.
-
Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança
tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça, ela está manipulando este
pedaço do brinquedo para ver onde ele se encaixa. A ação conjunta de sua
mão com o olho, ambos trabalhando de maneira coordenada, são
extremamente benéficas e altamente reforçadas através deste processo de
tentativa, erro e acerto.
-
Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem ser
montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo
instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de
brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja
próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou
perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da
tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a
crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se
encaixe.
Ao escolher um quebra-cabeça para o seu filho, considere as seguintes indicações de especialistas no assunto:
-
Idade: Certifique-se de que esteja adquirindo um tipo adequado de
quebra-cabeça para a idade de seu filho. Por exemplo: quebra-cabeças com
peças maiores são ideais para crianças menores, que ainda estão em
processo de desenvolvimento da coordenação motora. Elas são fáceis de
montar e este tipo de quebra-cabeça pode ser usado para ensinar
diferentes formas como círculo, quadrado, triângulo, formas ovais,
retângulos, corações etc. Quebra-cabeças de alfabeto e palavras são
excelentes auxiliares para crianças que estejam passando pelo processo
de alfabetização. Às crianças mais velhas são indicados quebra-cabeças
com mais peças, variando entre 50 e 200 unidades, de acordo com a
habilidade e o hábito de brincar com peças de montagens do seu pequeno;
-
Material: Você pode escolher entre quebra-cabeças fabricados com
madeira, papelão, plástico, espuma, etc. Vai depender bastante do seu
objetivo. Tenha em mente o que deseja. Por exemplo: texturas melhoram a
percepção sensorial, o tato, bem como habilidades cognitivas;
-
Tipos de quebra-cabeça: cartão com palavras, peças grandes, enigmas
texturizados, com som, em camadas. Escolha o mais adequado ao
desenvolvimento e ao momento em que seu filho esteja vivendo. Os
quebra-cabeças conhecidos como Peg Puzzles, por exemplo, são ótimos para
ensinar as crianças a aumentarem suas habilidades com os dedos
polegares e indicadores, cruciais no desenvolvimento da escrita. Este
dedo é um movimento crucial precursor da escrita. Alguns quebra-cabeças
acústicos desenvolvem com maestria a capacidade auditiva das crianças
emitindo sons das palavras formadas. As cores são sempre muito
importantes neste tipo de brinquedo educativo. Existem muitos outros
quebra-cabeças com diferentes objetivos - conhecer animais e os sons que
eles emitem, mapas de países para aumentar os conhecimentos de
geografia, quebra-cabeças voltados para a anatomia humana para que as
crianças conheçam melhor seu próprio corpo.
São
quase infinitas as opções de quebra-cabeças disponíveis no mercado. E
ter consciência destas dicas poderá tornar uma das formas de brincar
mais antigas e prazerosas ainda mais eficiente na educação de suas
crianças.
Fonte:http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu
Benefícios do Quebra-Cabeça
Para desenvolver nas crianças as habilidades motoras, visuais, sociais e cognitivas!
Acredita-se
que o quebra-cabeça tenha surgido, aproximadamente, em 1760, quando
cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e depois os cortaram em
diferentes partes.
A
agilidade supera qualquer força física neste jogo, que há muito é
percebido por pais e especialistas como um aliado em educação que vai
muito além de um simples brinquedo, uma mera fonte de entretenimento.
No
processo de formação educacional e cognitiva de uma criança, percebe-se
a importância dos quebra-cabeças no desenvolvimento físico,
neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial,
percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos.
Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também
em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho
psicológico.
É
recomendado o gradual aumento do nível de dificuldade em cada jogo para
estimular ainda mais o progresso da criança em todas as áreas
anteriormente citadas.
O
quebra-cabeças funciona como fonte de informação e enriquecimento para
os cérebros de todas idades. Mas é na infância que ele cumpre seu papel
de maneira mais eficaz.
Movimentos
com os olhos e com as mãos executados ao brincar com quebra-cabeças,
poderão facilitar e preparar melhor as crianças para o hábito da
leitura.
Estudos
realizados com crianças com idade entre zero e três anos concluíram que
o quebra-cabeça auxilia a "firmar as bases que as crianças precisam na
vida, como auto-confiança na resolução de problemas e os torna aptos a
explorar, cometer erros e aprender." (Farrar).
Quebra-cabeças
podem e devem ser utilizados com objetivo educativo, com conteúdo
específico, voltado ao ensino de informações básicas como, por exemplo,
cores, letras do alfabeto, meios de transporte, carreiras e profissões,
animais, etc. Se bem desenvolvidos e fabricados, estes produtos de
qualidade são ideais para combinar educação com diversão.
A
pesquisadora norte-americana Marlene Barron, chefe da Escola
Montessoriana do West Side, em Nova Iorque, realizou uma experiência
desafiando crianças de três e quatro anos de idade a montarem
quebra-cabeças de 100 a 300 peças e os resultados foram surpreendentes.
Segundo ela, a experiência foi um sucesso, inclusive no âmbito de
inclusão social, já que as crianças "compartilhavam suas estratégias com
seus parceiros”. Ainda segundo Marlene, "montar quebra-cabeças é uma
atividade social riquíssima pois induz o diálogo acerca do processo,
sobre a história apresentada na imagem a ser montada e sobre
experiências pessoais das crianças ligadas à imagem do quebra-cabeça”.
Para ela, trabalhar com quebra-cabeças mais elaborados é uma atividade
que as crianças podem fazer em casa também.
Conforme
as crianças vão crescendo, o interesse delas pode e tende a se
concentrar em quebra-cabeças em assuntos curiosos para eles, como
esportes, animais e astronomia. Já para crianças um pouco mais velhas,
com idades entre 10 e 13 anos, quebra-cabeças que desafiem suas
inteligências e exijam grande poder de concentração para resolução de
problemas estão entre os preferidos da meninada.
O
quebra-cabeça também funciona como instrumento de união entre pais e
filhos. Montando e resolvendo estes desafios juntos, eles passam mais
tempo convivendo e se conhecendo, desempenhando uma atividade como uma
equipe, melhorando a intimidade e a relação interpessoal dos familiares.
É imprescindível que pais e filhos tenham tempo e o hábito de se
divertirem juntos para poderem dialogar mais abertamente sobre as
questões que surgem no dia-a-dia. É uma maneira sagaz e econômica de
realizarem atividade em conjunto.
Oferecer
às crianças diferentes quebra-cabeças reforça enfaticamente sua
educação e desenvolvimento, não só em casa, como também na escola.
Abaixo, seguem algumas características reforçadas com o hábito de se montar quebra-cabeças:
-
Desenvolvimento das Habilidades Cognitivas: quebra-cabeças melhoram a
capacidade de uma criança em resolver problemas, aumentam o raciocínio e
elevam suas habilidades. Este hábito os auxilia a enxergar diferentes
pontos de vista sobre determinado assunto ou relação, melhora sua
percepção visual, espacial e sua sensibilidade. Dependendo do tema
escolhido no quebra-cabeça, pode ensina-los de maneira contundente
números, letras, cores, animais, etc;
-
Desenvolvimento das Habilidades Motoras Refinadas: quebra-cabeças são
divertidas maneiras de se melhorar as habilidades motoras mais
delicadas, que exijam mais firmeza nas mãos.
-
Desenvolvimento de Coordenação Motora e Visual: enquanto a criança
tenta encaixar uma peça no quebra-cabeça, ela está manipulando este
pedaço do brinquedo para ver onde ele se encaixa. A ação conjunta de sua
mão com o olho, ambos trabalhando de maneira coordenada, são
extremamente benéficas e altamente reforçadas através deste processo de
tentativa, erro e acerto.
-
Desenvolvimento de Habilidades Sociais: quebra-cabeças podem ser
montados sem a presença de outra pessoa. Entretanto, são um ótimo
instrumento de socialização e cooperação com o próximo na hora de
brincar. A criança pode abrir o diálogo com outra pessoa que esteja
próxima ao pedir, por exemplo, para que uma peça seja passada a ele ou
perguntar sobre uma peça que não esteja se encaixando no lugar alvo da
tentativa. Estas ações induzem ao trabalho em equipe e faz com que a
crianças saiba lidar com situações frustantes, caso a peça não se
encaixe.
Ao escolher um quebra-cabeça para o seu filho, considere as seguintes indicações de especialistas no assunto:
-
Idade: Certifique-se de que esteja adquirindo um tipo adequado de
quebra-cabeça para a idade de seu filho. Por exemplo: quebra-cabeças com
peças maiores são ideais para crianças menores, que ainda estão em
processo de desenvolvimento da coordenação motora. Elas são fáceis de
montar e este tipo de quebra-cabeça pode ser usado para ensinar
diferentes formas como círculo, quadrado, triângulo, formas ovais,
retângulos, corações etc. Quebra-cabeças de alfabeto e palavras são
excelentes auxiliares para crianças que estejam passando pelo processo
de alfabetização. Às crianças mais velhas são indicados quebra-cabeças
com mais peças, variando entre 50 e 200 unidades, de acordo com a
habilidade e o hábito de brincar com peças de montagens do seu pequeno;
-
Material: Você pode escolher entre quebra-cabeças fabricados com
madeira, papelão, plástico, espuma, etc. Vai depender bastante do seu
objetivo. Tenha em mente o que deseja. Por exemplo: texturas melhoram a
percepção sensorial, o tato, bem como habilidades cognitivas;
-
Tipos de quebra-cabeça: cartão com palavras, peças grandes, enigmas
texturizados, com som, em camadas. Escolha o mais adequado ao
desenvolvimento e ao momento em que seu filho esteja vivendo. Os
quebra-cabeças conhecidos como Peg Puzzles, por exemplo, são ótimos para
ensinar as crianças a aumentarem suas habilidades com os dedos
polegares e indicadores, cruciais no desenvolvimento da escrita. Este
dedo é um movimento crucial precursor da escrita. Alguns quebra-cabeças
acústicos desenvolvem com maestria a capacidade auditiva das crianças
emitindo sons das palavras formadas. As cores são sempre muito
importantes neste tipo de brinquedo educativo. Existem muitos outros
quebra-cabeças com diferentes objetivos - conhecer animais e os sons que
eles emitem, mapas de países para aumentar os conhecimentos de
geografia, quebra-cabeças voltados para a anatomia humana para que as
crianças conheçam melhor seu próprio corpo.
São
quase infinitas as opções de quebra-cabeças disponíveis no mercado. E
ter consciência destas dicas poderá tornar uma das formas de brincar
mais antigas e prazerosas ainda mais eficiente na educação de suas
crianças.
Fonte:http://www.magazineluiza.com.br/PortaldaLu
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