Aula: “Meu nome, Meu mundo”
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
A
construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma
necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras
manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e
devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios
da classe.
Os
três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita
e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula.
Diante disto, torna-se necessário que se desenvolva em sala de aula
atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com
os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de
avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui,
quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é
primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do
processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois
meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.
Neste sentido, objetiva-se:
-
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através
de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
-
Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas,
relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os
mesmos.
Duração das atividades
1 Bimestre ou 1 semestre.
Estratégias e recursos da aula
• Autorretrato e escrita do nome:
-
Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada
aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho
exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as
“fotos” e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é
o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se
apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de
fazer.
• História do nome:
-
Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome.
Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o
nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na
medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se
com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai
e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e
compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois
cada um registra o seu nome completo.
• Construção de crachá:
-
Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um
cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a
leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma,
identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então
registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado.
Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta
adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel
cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida
pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.
• Meu nome é uma arte:
-
Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de
uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma
casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se
tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o
aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias
vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode
sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade.
Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois
escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da
forma como se apresenta a turma.
• Construção de alfabeto móvel:
-
Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel
cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu
nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome,
reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente,
trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão
preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos
colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão
comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome
do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até
mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito
importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser
disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo
educador.
• Alfabeto dos nomes:
-
Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do
alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de
uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.
• Comparação de tamanho de nomes:
-
Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no
quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o
auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual
o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e
estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada
nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa
corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de
animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais.
Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas
representações escritas, fazendo a pergunta “Qual o nome maior? E o
menor?”. Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.
• Que letra falta?
-
Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais.
Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os
educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta
atividade pode ser feita em conjunto.
• Roda dos nomes:
-
Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada
educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se
utilizar o crachá como auxílio.
• Quebra-cabeça dos nomes:
-
Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu
nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são
misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes.
Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com
peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns
alunos podem necessitar de auxílio.
• Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
-
Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a
leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos
números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir
de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades
de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou
outras palavras).
• Bingo dos nomes:
-
Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O
aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco
colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando
ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.
• Palavras cruzadas:
-
O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem
ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega,
utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma
palavra, que pode ser “Criança, amor, brincar”. Cada letra desta palavra
vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha
uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.
• Conjunto de nomes:
-
Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos
educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem
quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem
sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então,
dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que
representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se,
inicialmente, com os seguintes elementos:
1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).
2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).
3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).
4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).
5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).
• Acróstico:
-
Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai
dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra
presente no nome.
• Trabalho com o texto: “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.
-
Trabalhar com o título do texto. Verificar, com os alunos o sentido da
palavra Quadrilha. Ler o texto com os alunos. Oralizar os nomes dos
personagens do texto com o nome dos educandos (trocar de nomes). Para
esta atividade usar cartões com os nomes dos educandos. Reescrever o
texto utilizando o nome dos alunos. Cada educando escreve nomes que
iniciam com a mesma letra do seu e substitui (oralmente) no texto.
Recursos complementares
Avaliação
Observar
e registrar, diariamente, os avanços dos alunos na construção da
escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento de outros nomes.
Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever
outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e
coletivas, que abordam o tema trabalhado e assim, replanejar aulas que
possam, desta forma, suprir dificuldades. Observar a participação nas
atividades em sala, o relacionamento com o colega, bem como verificar o
avanço, que cada aluno possui, na leitura de materiais relativos ao tema
trabalhado.
*sugestões de: MARCOS HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS
Aula: “Meu nome, Meu mundo”
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
A
construção da escrita do nome constitui-se para o ser humano uma
necessidade básica. O nome da pessoa está sempre nas suas primeiras
manifestações da escrita. As crianças que estão se alfabetizando podem e
devem aprender muitas coisas a partir do trabalho com os nomes próprios
da classe.
Os
três pilares básicos da alfabetização são: oralidade, leitura e escrita
e por isso, devem estar interligados desde o primeiro dia de aula.
Diante disto, torna-se necessário que se desenvolva em sala de aula
atividades que promovam a socialização da turma através do trabalho com
os nomes, proporcionando ao educador o acesso a um instrumento de
avaliação que irá detectar o conhecimento prévio que o aluno possui,
quando este demonstra suas hipóteses de escrita do nome. Então, é
primordial que o trabalho com o nome se inicie num primeiro momento do
processo de alfabetização da criança e se estenda por um período de dois
meses, podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.
Neste sentido, objetiva-se:
-
Possibilitar o acesso ao conhecimento da leitura e da escrita através
de atividades com o nome, estimulando a oralidade dos educandos.
- Criar condições para que os educandos compreendam a leitura e seus significados, através das atividades com o nome.
-
Possibilitar a integração da turma, através de atividades coletivas,
relacionadas aos nomes dos educandos, promovendo a socialização entre os
mesmos.
Duração das atividades
1 Bimestre ou 1 semestre.
Estratégias e recursos da aula
• Autorretrato e escrita do nome:
-
Distribuir para a turma papel, lápis de cor, de cera ou canetinha. Cada
aluno desenha seu retrato (se possível com a ajuda de um espelho
exposto na sala). Escreve seu nome junto ao desenho. Recolhe-se as
“fotos” e redistribui-se entre a turma. Cada um tentará adivinhar quem é
o dono da foto (pode ser ajudado pelos colegas). O dono da foto se
apresenta, diz se gosta ou não do nome, diz onde mora e o que gosta de
fazer.
• História do nome:
-
Cada aluno pesquisa em casa com os familiares, a história de seu nome.
Em sala, relata o porquê tem este nome. O educador apresenta tiras com o
nome completo de cada educando (em letras maiúsculas, bem visíveis). Na
medida que o educando for falando a história de seu nome, acompanha-se
com a turma a leitura do nome completo, identifica-se o sobrenome do pai
e da mãe (cada aluno pode levar sua certidão de nascimento) e
compara-se nomes e sobrenomes semelhantes dos alunos da sala. Depois
cada um registra o seu nome completo.
• Construção de crachá:
-
Os alunos irão construir um crachá para uso diário. Cada um recebe um
cartão com o seu nome (em letras maiúsculas) e o professor acompanha a
leitura das letras presentes no nome, mostrando para turma,
identificando principalmente as letras iniciais e finais. O aluno então
registra num outro cartão o seu nome e faz um pequeno desenho ao lado.
Distribui-se os cartões no chão. Cada um pega qualquer cartão e tenta
adivinhar de quem é. Logo em seguida, escreve numa folha de papel
cartolina o nome do colega, formando uma lista de nomes, que será lida
pelos alunos, posteriormente, com o auxílio do professor.
• Meu nome é uma arte:
-
Cada aluno, usando a sua imaginação e criatividade, escreve seu nome de
uma forma diferente. O aluno pode formar um desenho, como um sol, uma
casa, um coração, através de seu nome completo. Desta forma, não se
tornará mecânico o ato de repetir várias vezes a escrita do nome, pois o
aluno vai estar criando desenhos e o mesmo tempo, escrevendo várias
vezes seu nome, dando um sentido para esta repetição. O educador pode
sugerir alguns desenhos para os alunos desenvolverem sua criatividade.
Os alunos podem também fazer um desenho comum primeiro, e depois
escrever em volta do desenho o seu nome completo. Tudo vai depender da
forma como se apresenta a turma.
• Construção de alfabeto móvel:
-
Com os crachás em mãos, cada educando recebe várias tiras de papel
cartão ou papelão. Preenche cada tira com cada letra presente no seu
nome. Desta forma, poderá manusear as tiras para formar seu nome,
reconhecendo melhor as letras presentes no mesmo. Inicialmente,
trabalha-se com letras maiúsculas. No decorrer das aulas, os alunos irão
preencher mais tiras, agora com as letras presentes no nome dos
colegas, não importando se haver repetição. Desta forma, os alunos irão
comparar as letras presentes no seu nome com as letras presentes no nome
do colega, além de terem a possibilidade de formar mais nomes ou até
mesmos palavras, a partir dos sons percebidos em cada nome. É muito
importante que cada um esteja sempre com seu crachá e que este possa ser
disposto de várias formas, seja construído pelo aluno, seja pelo
educador.
• Alfabeto dos nomes:
-
Montar um mural com o nome dos educandos, separados pelas letras do
alfabeto presentes no início de cada nome. Cada nome virá acompanhado de
uma foto do aluno, para associar o desenho à escrita.
• Comparação de tamanho de nomes:
-
Cada aluno constrói com o alfabeto móvel o seu nome e deixa exposto no
quadro de pregas para todos visualizarem. O aluno pode construir com o
auxílio do educador ou do crachá com o seu nome. Então, verifica-se qual
o nome maior, pelo número de letras. Verifica-se também o nome menor e
estabelece-se comparações entre a quantidade de letras presentes em cada
nome. Mostrar para os alunos que nem sempre o tamanho da pessoa
corresponde ao tamanho de seu nome, bem como nem sempre o tamanho de
animais, objetos e coisas, corresponde ao tamanho da escrita de tais.
Apresentar, então, cartões com desenhos e fotos dos alunos e suas
representações escritas, fazendo a pergunta “Qual o nome maior? E o
menor?”. Contar o número de letras em cada nome para auxiliar.
• Que letra falta?
-
Expor no quadro alguns nomes sem as letras iniciais e finais.
Posteriormente, pode ser sem outras letras presentes no meio do nome. Os
educandos registram e depois, completam com as letras que faltam. Esta
atividade pode ser feita em conjunto.
• Roda dos nomes:
-
Divide-se a sala em vários grupos, organizados em círculos. Cada
educando tentará escrever o nome de cada colega do grupo. Pode-se
utilizar o crachá como auxílio.
• Quebra-cabeça dos nomes:
-
Cada educando recebe dois tipos de quebra-cabeças, ambos contendo seu
nome escrito, um por letras e outro por sons (sílabas). As partes são
misturadas e os educando tentam encaixar na seqüência dos nomes.
Dependendo do ritmo da turma, pode-se trabalhar inicialmente apenas com
peças que contem letras e posteriormente trabalha-se com sons. Alguns
alunos podem necessitar de auxílio.
• Trabalhando as silabas a partir dos nomes:
-
Montar um quadro com sílabas presentes nos nomes dos educandos. Fazer a
leitura dessas sílabas e observar as sílabas correspondentes aos
números. Seguindo a seqüência dos números, escreve-se os nomes a partir
de suas sílabas e a relação numérica. Verifica-se outras possibilidades
de construir outros nomes, usando as sílabas presentes no quadro (ou
outras palavras).
• Bingo dos nomes:
-
Fornecer uma folha de papel com espaços em branco (seis espaços). O
aluno escreve o próprio nome em um dos espaços e os nomes de cinco
colegas. Sorteia-se os nomes e os alunos que os estiverem vão marcando
ponto. Aquele que completar sua cartela vencerá o jogo.
• Palavras cruzadas:
-
O professor dá dicas de uma pessoa e os alunos tentam descobrir de quem
ele está falando. Quando descobrirem, constroem o nome do colega,
utilizando as letras do alfabeto móvel. No centro vai estar escrito uma
palavra, que pode ser “Criança, amor, brincar”. Cada letra desta palavra
vai formar os nomes dos colegas. Portanto, é importante que se escolha
uma palavra que tenha letras condizentes com o nome dos alunos da turma.
• Conjunto de nomes:
-
Introduzir à noção de conjuntos, a partir dos nomes. Com os nomes dos
educandos em cartões fixados no quadro, levar os mesmos a perceberem
quantas letras há em cada nome. Há nomes pequenos e nomes grandes. Nem
sempre a quantidade de letras corresponde ao tamanho da pessoa. Então,
dividir em conjuntos (representados por figuras geométricas), que
representam a união desses elementos semelhantes. Trabalha-se,
inicialmente, com os seguintes elementos:
1. Nomes que começam pela mesma letra (Os alunos registram o conjunto que inicia com a letra de seus nomes).
2. Nomes que terminam pela mesma letra. (Analisar oralmente com eles).
3. Nomes iguais. (Analisar oralmente com eles).
4. Nomes que contêm o mesmo número de letras. (Analisar oralmente com eles).
5. Nomes de homens e mulheres. (os próprios alunos dividem os conjuntos e selecionam os elementos).
• Acróstico:
-
Formar um acróstico com o nome de cada aluno da turma. Cada um vai
dizer as qualidades do colega, que serão escritas conforme a letra
presente no nome.
• Trabalho com o texto: “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade.
-
Trabalhar com o título do texto. Verificar, com os alunos o sentido da
palavra Quadrilha. Ler o texto com os alunos. Oralizar os nomes dos
personagens do texto com o nome dos educandos (trocar de nomes). Para
esta atividade usar cartões com os nomes dos educandos. Reescrever o
texto utilizando o nome dos alunos. Cada educando escreve nomes que
iniciam com a mesma letra do seu e substitui (oralmente) no texto.
Recursos complementares
Avaliação
Observar
e registrar, diariamente, os avanços dos alunos na construção da
escrita do próprio nome, bem como no reconhecimento de outros nomes.
Observar o uso que os alunos fazem da escrita dos nomes para escrever
outras palavras. Analisar as produções de escrita, individuais e
coletivas, que abordam o tema trabalhado e assim, replanejar aulas que
possam, desta forma, suprir dificuldades. Observar a participação nas
atividades em sala, o relacionamento com o colega, bem como verificar o
avanço, que cada aluno possui, na leitura de materiais relativos ao tema
trabalhado.
*sugestões de: MARCOS HENRIQUE ALMEIDA DOS SANTOS
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