A Importância da Música para as Crianças
A música é uma das mais antigas e
valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na
vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já
existia uma rica tradição musical. Na Antiguidade, filósofos gregos
consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem. . .”
Segundo
historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve
presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem
dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do
tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se
percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e
adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os
jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e
reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo
conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do
dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de
trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras
informações.
Antes da criança
nascer, ainda no útero da mãe, já demonstra sensibilidade ao ambiente
sonoro e responde com movimentos corporais. O ambiente sonoro e a
presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem
com que bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma
intuitiva. Vários estudos comprovam a importância da música ao ser
humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e
aprendizado do mundo.
Pesquisas
recentes confirmam que até os seis anos é a hora de encher esses ouvidos
de harmonia. Não é para formar músicos que a Musicalização vem ganhando
espaço nas escolas, sendo incluídas até no currículo. A música ajuda a
afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração,
desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser
forte desencadeador de emoções.
Cada
ser humano que descobre sua voz, fica mais bonito, mais seguro de si e
com a auto-estima elevada. Fazer música, principalmente em grupo, no
coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da
organização, do respeito ao outro e a si mesmo.
Pensando
assim, a música não pode estar desconectada do processo de
ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para a criança, em
geral é extremamente agradável. Ela aprende novos conceitos e desenvolve
diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a
criatividade, a coordenação e a memória. Nos primeiros anos de
aprendizagem musical a ciança torna-se mais atenta ao universo sonoro de
um modo geral e desenvolve uma atitude de ouvinte, que é muito
importante para a apreciação musical e para o relacionamento pessoal.
Mesmo
nos dias atuais, com toda evolução tecnológica, nada substituirá as
cantigas de roda, os jogos musicais, parlendas, atividades que
simbolizam a infância pela sua pureza e que contribuem para o
desenvolvimento pleno da criança.
“A
música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso
ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e
coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores,
disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o
desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e
social” (Profª, compositora e regente Míria Therezinha Kolling).
Trabalhar
com música na Educação é um fazer artístico. Os ganhos que a prática
musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela
sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são
valiosíssimos, e para a vida toda.
Valéria da Silva Roque Fernandes
Importância da Música Para as Crianças
Bem-estar - A música provoca uma sensação de enorme bem-estar para o bebê ainda no útero materno.
Desenvolvimento do raciocínio -
Cantigas de roda e as canções de ninar (que faziam parte do universo das
crianças no passado), eram importantes no desenvolvimento de um
raciocínio lógico.
Sensibilidade e percepção - A
música é utilizada como instrumento pedagógico em escolas, pois
desenvolve a sensibilidade musical e amplia a percepção.
Crianças rebeldes - Com a música
pode-se trabalhar alguns aspectos da personalidade da criança,
estimulando sua formação global. Uma criança muito rebelde, por exemplo,
descarrega toda sua energia manipulando um instrumento.
Timidez – A timidez das crianças
podem ser superadas em aulas de música, por exemplo, em um coral, a
criança passa a sentir sua própria voz e começa a se soltar e a perceber
a importância do trabalho em grupo.
Instrumentos musicais - Os instrumentos são muitos bons para desenvolver a coordenação motora e a memória.
Efeito Mozart - Há alguns anos,
os cientistas debatem o chamado “Efeito Mozart”. Trata-se de uma prova
de que crianças ficam mais “espertas” para cálculos depois de escutar a
Sonata para Dois Pianos em Ré Maior, do compositor austríaco.
Melhoram as habilidades matemáticas das crianças;
Melhor desempenho em sala de aula;
Desenvolvimento do cérebro;
Tocando um instrumento musical ajuda a tornar seu filho mais inteligente;
Atividades musicais desenvolve as habilidades intelectuais vitais nas crianças;
A música resulta em uma melhor concentração nas atividades;
Reduz o uso de drogas na adolescência;
Melhora a respiração;
Socialização
Conceito geral - EDUCANDO COM MÚSICA
Você sabia que desenvolver a
musicalidade nas crianças na faixa etária de 3 a 10 anos é muito
importante, não só para sensibilizá-las para a música mas também para
que se tornem artistas extremamente virtuosos? Ou seja, a música serve
para ativar outras áreas do cérebro, ajudando crianças a estimular
inúmeras atividades.
Só para se ter uma idéia, sabe-se
que a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área
de raciocínio lógico-matemático (ou seja, as conexões nervosas acionadas
ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao
se fazer uma operação aritmética ou lógica, no córtex cerebral
esquerdo).
Por isso, percebe-se que a música
ajuda no raciocínio lógico-matemático, contribuindo para a compreensão
da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção
de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades. “Casar
música e educação dentro de uma sala de aula, além de gerar resultados
animadores e gratificantes, faz com a difícil tarefa de ensinar seja
muito mais gostosa e divertida”, explica a professora de música Cris
Bueno.
Fonte: www.weril.com.br
A Importância da Música para as Crianças
A música é uma das mais antigas e
valiosas formas de expressão da humanidade e está sempre presente na
vida das pessoas. Antes de Cristo, na Índia, China, Egito e Grécia já
existia uma rica tradição musical. Na Antiguidade, filósofos gregos
consideravam a música como “uma dádiva divina para o homem. . .”
Segundo
historiadores, o fazer musical de uma forma ou de outra, sempre esteve
presente nas sociedades, desde as mais primitivas até as atuais. Sem
dúvida, o nível de complexidade musical se alterou com o passar do
tempo, mas não perdeu a sua característica de reunir pessoas. Hoje se
percebe que a música tem a capacidade de aglutinar crianças, jovens e
adultos, para cantar, tocar um instrumento, ou ambas. Verifica-se que os
jovens se identificam por um mesmo gênero musical, o que lhes dá e
reforça a sensação de pertencerem a um grupo, de possuírem um mesmo
conhecimento. Assim, podemos afirmar que a vivência musical faz parte do
dia-a-dia do ser humano e é muito salutar para o desenvolvimento de
trabalhos grupais e que a aprendizagem musical abre portas para outras
informações.
Antes da criança
nascer, ainda no útero da mãe, já demonstra sensibilidade ao ambiente
sonoro e responde com movimentos corporais. O ambiente sonoro e a
presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem
com que bebês e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma
intuitiva. Vários estudos comprovam a importância da música ao ser
humano, especialmente às crianças, em fase de desenvolvimento e
aprendizado do mundo.
Pesquisas
recentes confirmam que até os seis anos é a hora de encher esses ouvidos
de harmonia. Não é para formar músicos que a Musicalização vem ganhando
espaço nas escolas, sendo incluídas até no currículo. A música ajuda a
afinar a sensibilidade dos alunos, aumenta a capacidade de concentração,
desenvolve o raciocínio lógico-matemático e a memória, além de ser
forte desencadeador de emoções.
Cada
ser humano que descobre sua voz, fica mais bonito, mais seguro de si e
com a auto-estima elevada. Fazer música, principalmente em grupo, no
coletivo, traz a noção da importância da ordem e da disciplina, da
organização, do respeito ao outro e a si mesmo.
Pensando
assim, a música não pode estar desconectada do processo de
ensino-aprendizagem da escola. A vivência musical para a criança, em
geral é extremamente agradável. Ela aprende novos conceitos e desenvolve
diferentes habilidades, melhora a comunicação e desenvolve a
criatividade, a coordenação e a memória. Nos primeiros anos de
aprendizagem musical a ciança torna-se mais atenta ao universo sonoro de
um modo geral e desenvolve uma atitude de ouvinte, que é muito
importante para a apreciação musical e para o relacionamento pessoal.
Mesmo
nos dias atuais, com toda evolução tecnológica, nada substituirá as
cantigas de roda, os jogos musicais, parlendas, atividades que
simbolizam a infância pela sua pureza e que contribuem para o
desenvolvimento pleno da criança.
“A
música é uma força geradora de vida, uma energia que envolve o nosso
ser inteiro, atuando de forma poderosa sobre o nosso corpo, mente e
coração. Além de alegrar, unir e congregar mensagens e valores,
disciplinar e socializar, a música forma o caráter e favorece o
desenvolvimento integral da personalidade, o equilíbrio emocional e
social” (Profª, compositora e regente Míria Therezinha Kolling).
Trabalhar
com música na Educação é um fazer artístico. Os ganhos que a prática
musical proporciona, seja pela expressão das emoções, pela
sociabilidade, pela disciplina, pelo desenvolvimento do raciocínio, são
valiosíssimos, e para a vida toda.
Valéria da Silva Roque Fernandes
Importância da Música Para as Crianças
Bem-estar - A música provoca uma sensação de enorme bem-estar para o bebê ainda no útero materno.
Desenvolvimento do raciocínio -
Cantigas de roda e as canções de ninar (que faziam parte do universo das
crianças no passado), eram importantes no desenvolvimento de um
raciocínio lógico.
Sensibilidade e percepção - A
música é utilizada como instrumento pedagógico em escolas, pois
desenvolve a sensibilidade musical e amplia a percepção.
Crianças rebeldes - Com a música
pode-se trabalhar alguns aspectos da personalidade da criança,
estimulando sua formação global. Uma criança muito rebelde, por exemplo,
descarrega toda sua energia manipulando um instrumento.
Timidez – A timidez das crianças
podem ser superadas em aulas de música, por exemplo, em um coral, a
criança passa a sentir sua própria voz e começa a se soltar e a perceber
a importância do trabalho em grupo.
Instrumentos musicais - Os instrumentos são muitos bons para desenvolver a coordenação motora e a memória.
Efeito Mozart - Há alguns anos,
os cientistas debatem o chamado “Efeito Mozart”. Trata-se de uma prova
de que crianças ficam mais “espertas” para cálculos depois de escutar a
Sonata para Dois Pianos em Ré Maior, do compositor austríaco.
Melhoram as habilidades matemáticas das crianças;
Melhor desempenho em sala de aula;
Desenvolvimento do cérebro;
Tocando um instrumento musical ajuda a tornar seu filho mais inteligente;
Atividades musicais desenvolve as habilidades intelectuais vitais nas crianças;
A música resulta em uma melhor concentração nas atividades;
Reduz o uso de drogas na adolescência;
Melhora a respiração;
Socialização
Conceito geral - EDUCANDO COM MÚSICA
Você sabia que desenvolver a
musicalidade nas crianças na faixa etária de 3 a 10 anos é muito
importante, não só para sensibilizá-las para a música mas também para
que se tornem artistas extremamente virtuosos? Ou seja, a música serve
para ativar outras áreas do cérebro, ajudando crianças a estimular
inúmeras atividades.
Só para se ter uma idéia, sabe-se
que a área cerebral responsável pela música está muito próxima da área
de raciocínio lógico-matemático (ou seja, as conexões nervosas acionadas
ao se executar uma obra clássica são muito próximas daquelas usadas ao
se fazer uma operação aritmética ou lógica, no córtex cerebral
esquerdo).
Por isso, percebe-se que a música
ajuda no raciocínio lógico-matemático, contribuindo para a compreensão
da linguagem e para o desenvolvimento da comunicação, para a percepção
de sons sutis e para o aprimoramento de outras habilidades. “Casar
música e educação dentro de uma sala de aula, além de gerar resultados
animadores e gratificantes, faz com a difícil tarefa de ensinar seja
muito mais gostosa e divertida”, explica a professora de música Cris
Bueno.
Fonte: www.weril.com.br
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