O que é síndrome de Asperger?
Pesquisando a Síndrome de Asperger encontrei textos interessante e vou
dividir com vocês, pois se trata de um distúrbio não raro, mas em alguns
casos difícil de ser diagnosticado.
Introdução:
- Foi descrito pela
primeira vez em 1943, por Léo Kranner.
- Consiste num síndrome
caracterizado por desvios:
-O autismo é a segunda
causa mais frequente de deficiência mental, depois do Síndrome de Down;
-A sua
etiologia é actualmente desconhecida, atribuindo-se
mais provavelmente a factores pré natais, como anomalias cromossómicas e
infecções virais intra-uterinas;
-Incapacidade no
desenvolvimento mental e emocional, não tem cura e manifesta-se nos 3 primeiros
anos de vida;
-A maioria das crianças
autistas não desenvolve contacto físico, verbal e visual com os demais;
-80% apresentam défice
cognitivo;
-Capacidades
extraordinárias de memorização, e quando o défice cognitivo não está presente,
o Q.I. pode situar-se acima da média.
Manifestações Clínicas Sistêmicas
-Comportamento fora do
habitual, não reagindo a estímulos do seu meio;
-Apresentam:
1.hipotonia muscular
2.má coordenação motora
3. espasmos involuntários
e hiperativos dos joelhos
4.estrabismo
-A criança autista é
incapaz de estabelecer relações sociais e de perceber os sentimentos dos que a
rodeiam, sendo insensível muitas vezes até à própria dor.
-Comportamentos
agressivos e auto-destrutivos podem existir, juntamente com obsessões relativas
a rotinas, ambientes e objetos;
Manifestações Clínicas
orais
-Não existe nenhuma
patologia oral exclusiva do autismo;
-A presença de nódoas
negras, de feridas na zona da cabeça e face, bem como úlceras no interior da
cavidade oral são manifestações que resultam dos comportamentos destrutivos e
de auto-mutilação.
-Lesões de Cárie Dentária
-Devido às rotinas
restritas, associadas à preferência por alimentos doces, de consistência mole,
e à má coordenação da língua, a susceptibilidade para a cárie dentária é maior
nestes pacientes;
-Educação dos pais
responsáveis por crianças autistas para a
manutenção de uma boa saúde oral.
-Bruxismo e Erosão
Dentária
-Um estudo de um caso
severo de bruxismo, numa criança autista, demonstra que a aplicação de toxina
botulíca tipo-A, injectada em cada masseter, reduz a frequência e severidade
desta condição, prolongando-se o seu efeito até dois meses, com mínimas reacções
adversas (Monroy e Fonseca, 2006)
-A síndrome de Asperger é
um síndrome do espectro autista e diferencia-se do autismo por não apresentar
nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.
É caracterizado por:
-Interesses específicos e
restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras actividades
(geralmente possuem algum interesse específico excessivo e podem tornar-se
muito bons numa área específica);
-Rituais ou
comportamentos repetitivos;
-Peculiaridades na fala e
na linguagem;
-Padrões de pensamento
lógico/técnico extensivo;
-Comportamento
socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interacção interpessoal;
-Problemas na comunicação
(a linguagem parece artificial);
-Habilidade de desenhar
para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;
-Transtornos motores,
movimentos desajeitados e descoordenados.
-Segundo alguns estudos,
apresentam imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma
criatividade com bases em fatos reais;
-Frequentemente,
apresentam um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal.
Controvérsias na
classificação
-Vários médicos referem
que o Síndrome de Asperger não é um distúrbio separado e distinto, mas sim, um
autismo de alta funcionalidade (AAF). Contudo, os diagnósticos do Síndrome de
Asperger e AAF são utilizados indistintamente. Desta forma, a mesma criança
pode ter diferentes diagnósticos, dependendo do método aplicado pelo médico.
Algumas crianças podem ser diagnosticadas com AAF em vez de Síndrome de
Asperger e vice-versa (Bauer, 1995).
Prevalência do Síndrome
de Asperger
-A prevalência do autismo
é de 4 em 10.000 crianças e estima-se que o Síndrome de Asperger seja de 20 a
25 por 10.000.
-Isto significa que para
cada novo caso de Autismo, as escolas devem encontrar diversas crianças com o
quadro de Síndrome de Asperger (Bauer, 1995).
-Algumas crianças e
jovens portadoras do Síndrome de Asperger não têm capacidade de expressas o seu
próprio estado emocional nem de identificar o que é socialmente “aceitável”.
Estas crianças precisam de aprender estas aptidões sociais de maneira clara e lógica
como a Matemática, em vez de intuitivamente, por meio da interacção emocional
normal (Levanthal-Belfer et al., 2004).
Tratamento
-O tratamento do Síndrome
de Asperger e Autismo assenta essencialmente em processos psicoterapêuticos
individualizados.
-Ele requer intervenção a
diferentes níveis, envolvendo necessariamente apoio psicológico e educacional,
que devem ser prestados em colaboração estreita pelos diferentes profissionais
(inclusive Médicos Dentistas).
-Este apoio deve incidir
nas dificuldades específicas da criança.
Considerações para o
tratamento dentário
-Os pacientes autistas
possuem múltiplos problemas médicos e de comportamento que tornam o tratamento
dentário difícil.
-Este dependerá do atraso
de desenvolvimento, das habilidade cognitivas e do grau de hiperatividade que
apresentam.
-Os pacientes autistas
tornam-se muitas vezes incapazes de cooperar no consultório dentário:
-Considerações para o
tratamento dentário
-A abordagem
médico-dentária destes pacientes é um
processo que requer muito tempo e paciência
-É recomendado que o
Médico Dentista receba o paciente, na sua primeira consulta, num local
diferente do operatório, por exemplo na sua sala privada.
1.história clínica
2.exame clínico possível,
evitando estímulos perturbadores como a luz operatória e sons incómodos, que
possam interferir com a sensibilidade do paciente.
O ideal no tratamento
dentário destes pacientes é:
1.estabelecer uma rotina,
relativa ao dia da consulta, do horário e do profissional;
2.sessões curtas de 10 a
15 min
3.o reforço positivo e o
controlo de voz se podem mostrar como as técnicas mais eficazes de controlo do
comportamento.
-Os tratamentos dentários
podem ser facilitados, quando indicado, pelo uso de
§imobilização
parcial
§Imobilização
completa
-A imobilização pode ser
executada por pais, por dentistas, ou por uma equipa de auxiliares.
-Existem também sistemas
de imobilização comerciais que podem ser preferidos, conforme o paciente ou a
experiência do profissional.
-Paciente autista sob
contenção física
-O controle medicamentoso
do comportamento pode ser necessário.
-Isto pode envolver
medicamentos usados por via oral ou injectáveis.
-Em alguns casos, a
anestesia geral é a técnica de primeira escolha.
Para baixar:
(Arquivos de terceiros, hospedados no site 4Shared, necessário fazer ou
criar um login para baixar o arquivo no seu computador, os links foram
testados por mim e estão livre de vírus)
O que é síndrome de Asperger?
Pesquisando a Síndrome de Asperger encontrei textos interessante e vou
dividir com vocês, pois se trata de um distúrbio não raro, mas em alguns
casos difícil de ser diagnosticado.
Introdução:
- Foi descrito pela
primeira vez em 1943, por Léo Kranner.
- Consiste num síndrome
caracterizado por desvios:
-O autismo é a segunda
causa mais frequente de deficiência mental, depois do Síndrome de Down;
-A sua
etiologia é actualmente desconhecida, atribuindo-se
mais provavelmente a factores pré natais, como anomalias cromossómicas e
infecções virais intra-uterinas;
-Incapacidade no
desenvolvimento mental e emocional, não tem cura e manifesta-se nos 3 primeiros
anos de vida;
-A maioria das crianças
autistas não desenvolve contacto físico, verbal e visual com os demais;
-80% apresentam défice
cognitivo;
-Capacidades
extraordinárias de memorização, e quando o défice cognitivo não está presente,
o Q.I. pode situar-se acima da média.
Manifestações Clínicas Sistêmicas
-Comportamento fora do
habitual, não reagindo a estímulos do seu meio;
-Apresentam:
1.hipotonia muscular
2.má coordenação motora
3. espasmos involuntários
e hiperativos dos joelhos
4.estrabismo
-A criança autista é
incapaz de estabelecer relações sociais e de perceber os sentimentos dos que a
rodeiam, sendo insensível muitas vezes até à própria dor.
-Comportamentos
agressivos e auto-destrutivos podem existir, juntamente com obsessões relativas
a rotinas, ambientes e objetos;
Manifestações Clínicas
orais
-Não existe nenhuma
patologia oral exclusiva do autismo;
-A presença de nódoas
negras, de feridas na zona da cabeça e face, bem como úlceras no interior da
cavidade oral são manifestações que resultam dos comportamentos destrutivos e
de auto-mutilação.
-Lesões de Cárie Dentária
-Devido às rotinas
restritas, associadas à preferência por alimentos doces, de consistência mole,
e à má coordenação da língua, a susceptibilidade para a cárie dentária é maior
nestes pacientes;
-Educação dos pais
responsáveis por crianças autistas para a
manutenção de uma boa saúde oral.
-Bruxismo e Erosão
Dentária
-Um estudo de um caso
severo de bruxismo, numa criança autista, demonstra que a aplicação de toxina
botulíca tipo-A, injectada em cada masseter, reduz a frequência e severidade
desta condição, prolongando-se o seu efeito até dois meses, com mínimas reacções
adversas (Monroy e Fonseca, 2006)
-A síndrome de Asperger é
um síndrome do espectro autista e diferencia-se do autismo por não apresentar
nenhum atraso global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo.
É caracterizado por:
-Interesses específicos e
restritos ou preocupações com um tema em detrimento de outras actividades
(geralmente possuem algum interesse específico excessivo e podem tornar-se
muito bons numa área específica);
-Rituais ou
comportamentos repetitivos;
-Peculiaridades na fala e
na linguagem;
-Padrões de pensamento
lógico/técnico extensivo;
-Comportamento
socialmente e emocionalmente impróprio e problemas de interacção interpessoal;
-Problemas na comunicação
(a linguagem parece artificial);
-Habilidade de desenhar
para compensar a dificuldade de se expressar verbalmente;
-Transtornos motores,
movimentos desajeitados e descoordenados.
-Segundo alguns estudos,
apresentam imaginação e criatividade fantasiosa mais reduzida do que uma
criatividade com bases em fatos reais;
-Frequentemente,
apresentam um Q.I. verbal significativamente mais elevado que o não-verbal.
Controvérsias na
classificação
-Vários médicos referem
que o Síndrome de Asperger não é um distúrbio separado e distinto, mas sim, um
autismo de alta funcionalidade (AAF). Contudo, os diagnósticos do Síndrome de
Asperger e AAF são utilizados indistintamente. Desta forma, a mesma criança
pode ter diferentes diagnósticos, dependendo do método aplicado pelo médico.
Algumas crianças podem ser diagnosticadas com AAF em vez de Síndrome de
Asperger e vice-versa (Bauer, 1995).
Prevalência do Síndrome
de Asperger
-A prevalência do autismo
é de 4 em 10.000 crianças e estima-se que o Síndrome de Asperger seja de 20 a
25 por 10.000.
-Isto significa que para
cada novo caso de Autismo, as escolas devem encontrar diversas crianças com o
quadro de Síndrome de Asperger (Bauer, 1995).
-Algumas crianças e
jovens portadoras do Síndrome de Asperger não têm capacidade de expressas o seu
próprio estado emocional nem de identificar o que é socialmente “aceitável”.
Estas crianças precisam de aprender estas aptidões sociais de maneira clara e lógica
como a Matemática, em vez de intuitivamente, por meio da interacção emocional
normal (Levanthal-Belfer et al., 2004).
Tratamento
-O tratamento do Síndrome
de Asperger e Autismo assenta essencialmente em processos psicoterapêuticos
individualizados.
-Ele requer intervenção a
diferentes níveis, envolvendo necessariamente apoio psicológico e educacional,
que devem ser prestados em colaboração estreita pelos diferentes profissionais
(inclusive Médicos Dentistas).
-Este apoio deve incidir
nas dificuldades específicas da criança.
Considerações para o
tratamento dentário
-Os pacientes autistas
possuem múltiplos problemas médicos e de comportamento que tornam o tratamento
dentário difícil.
-Este dependerá do atraso
de desenvolvimento, das habilidade cognitivas e do grau de hiperatividade que
apresentam.
-Os pacientes autistas
tornam-se muitas vezes incapazes de cooperar no consultório dentário:
-Considerações para o
tratamento dentário
-A abordagem
médico-dentária destes pacientes é um
processo que requer muito tempo e paciência
-É recomendado que o
Médico Dentista receba o paciente, na sua primeira consulta, num local
diferente do operatório, por exemplo na sua sala privada.
1.história clínica
2.exame clínico possível,
evitando estímulos perturbadores como a luz operatória e sons incómodos, que
possam interferir com a sensibilidade do paciente.
O ideal no tratamento
dentário destes pacientes é:
1.estabelecer uma rotina,
relativa ao dia da consulta, do horário e do profissional;
2.sessões curtas de 10 a
15 min
3.o reforço positivo e o
controlo de voz se podem mostrar como as técnicas mais eficazes de controlo do
comportamento.
-Os tratamentos dentários
podem ser facilitados, quando indicado, pelo uso de
§imobilização
parcial
§Imobilização
completa
-A imobilização pode ser
executada por pais, por dentistas, ou por uma equipa de auxiliares.
-Existem também sistemas
de imobilização comerciais que podem ser preferidos, conforme o paciente ou a
experiência do profissional.
-Paciente autista sob
contenção física
-O controle medicamentoso
do comportamento pode ser necessário.
-Isto pode envolver
medicamentos usados por via oral ou injectáveis.
-Em alguns casos, a
anestesia geral é a técnica de primeira escolha.
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