Sequência didática: As cores de Mateus


Sequência Didática
As cores de Mateus

->>> 1° Semana

Segunda- feira:
Linguagem oral:
- Contar a história: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia uma página;
Artes Visuais:
-Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou coração;
- Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos.

Terça-feira:
Linguagem oral:
- Continuar a história;
Natureza e Sociedade:
- Explorar a cor verde. Observar o ambiente, e a diversidade de  folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore;
Artes Visuais:
- Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas).

Quarta-feira:
Matemática:
- Fazer a  contagem das folhas;
Linguagem oral:
- Continuar a história:
Artes Visuais:
- Explorar a cor  azul. Pintar uma folha  com guache  e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu.

Quinta-feira:
Linguagem oral:
- Continuar mais uma página da história;
Artes Visuais:
- Explorar a cor  Amarela. Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom amarelo.

Sexta-feira:
Movimento:
- Brincar com as cores, todos  sentado no tapete , distribuir tarjetas  com cores  diversas,  no momento  em que a fada chamar, só correm as  crianças  com a cor verde. Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar.
Matemática:
- Seriação das cores com peças de  lego ou blocos  lógicos.

Observações:
Atividades de  rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas.

Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Reconhecer a diversidade das cores;
- Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza;
- Estabelecer relação entre número e numeral.

->>> 2° Semana

Segunda-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
- Explorar a cor preta;
- Conversar sobre cor e raça.
Cor -> preta
Raça -> negra
- Pintar com giz de cera  um gato preto. Música: Não atire o pau no gato...

Terça-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
Artes Visuais :
- Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia  fina. Vesti-lo e observá-lo;
- Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães  escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças.

Quarta-feira:
Linguagem oral:
- Recontar a história utilizando o livro;
Ciências Sociais:
- Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças de  cores  dos olhos, dos cabelos, etc.;
- Trabalhar as expressões e sentimentos: alegre, triste, bravo, etc. Confeccionar cartaz para explorar o tema;
- Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste?

Quinta-feira:
Enviar a pesquisa para casa:
1 - Porque papai e mamãe me  deram este nome?
2 - Onde eu nasci?
3 - Como foi a minha chegada a nossa casa?
Matemática:
- Fazer um gráfico da cor dos olhos das  crianças, observar as diferenças, fazer  contagem.

Sexta-feira:
Movimento e Ciências  Naturais:
- Fazer um passeio nos arredores do colégio, observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc. Associar a parte do livro em que Mateus  gostaria de voltar e ver a sua terra;
Linguagem Escrita e Artes:
- Na volta do passeio registrar o que  viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais gostaram.

Observações:
Atividades de  Rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Contar e recontar a história várias  vezes  com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc);
- Convidar uma pessoa da comunidade para contar história.

Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Observar a diversidade da natureza;
- Despertar carinho e respeito para  com o boneco Mateus;
- Estimular as  famílias  a participarem das  atividades do colégio;
- Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos.

->>> 3° Semana

Segunda-feira:
Linguagem Oral e Escrita:
- Receber a visitante convidada  para contar história. Registrar como foi a visita e agradecer.

Terça-feira:
- Recontar a história  com fantoches;
- Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto;
Ciências  sociais:
- Construir as regras de convivência do colégio. Colorir e fixar na parede. Reforçar diariamente  a cada situação em que forem desrespeitadas.

Quarta-feira:
- Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças “Eu sou Assim”;
- Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização etc);
- Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo.

Quinta-feira:
Linguagem Oral:
- Solicitar as crianças para que recontem o que  compreenderam da história;
- Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus. Rosto e a perna.

Sexta-feira:
Artes  Visuais e Ciências  Sociais:
- Ilustrar com guache  um belíssimo arco íris  que representa  todas as cores  juntas , e também a beleza  do colorido e da diversidade.

Observações:
- Música, partes  do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo.

Objetivos:
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Prazer em ouvir histórias;
- Compreender  e  colocar em prática as regras de  convivência;
- Desenvolver  noções de respeito aos  colegas  e as  pessoas;
- Ampliar o interesse  pela musicalidade;
- Perceber-se diferente dos amigos.


Sequência Didática
As cores de Mateus

->>> 1° Semana

Segunda- feira:
Linguagem oral:
- Contar a história: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia uma página;
Artes Visuais:
-Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou coração;
- Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos.

Terça-feira:
Linguagem oral:
- Continuar a história;
Natureza e Sociedade:
- Explorar a cor verde. Observar o ambiente, e a diversidade de  folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore;
Artes Visuais:
- Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas).

Quarta-feira:
Matemática:
- Fazer a  contagem das folhas;
Linguagem oral:
- Continuar a história:
Artes Visuais:
- Explorar a cor  azul. Pintar uma folha  com guache  e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu.

Quinta-feira:
Linguagem oral:
- Continuar mais uma página da história;
Artes Visuais:
- Explorar a cor  Amarela. Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom amarelo.

Sexta-feira:
Movimento:
- Brincar com as cores, todos  sentado no tapete , distribuir tarjetas  com cores  diversas,  no momento  em que a fada chamar, só correm as  crianças  com a cor verde. Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar.
Matemática:
- Seriação das cores com peças de  lego ou blocos  lógicos.

Observações:
Atividades de  rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas.

Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Reconhecer a diversidade das cores;
- Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza;
- Estabelecer relação entre número e numeral.

->>> 2° Semana

Segunda-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
- Explorar a cor preta;
- Conversar sobre cor e raça.
Cor -> preta
Raça -> negra
- Pintar com giz de cera  um gato preto. Música: Não atire o pau no gato...

Terça-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
Artes Visuais :
- Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia  fina. Vesti-lo e observá-lo;
- Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães  escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças.

Quarta-feira:
Linguagem oral:
- Recontar a história utilizando o livro;
Ciências Sociais:
- Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças de  cores  dos olhos, dos cabelos, etc.;
- Trabalhar as expressões e sentimentos: alegre, triste, bravo, etc. Confeccionar cartaz para explorar o tema;
- Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste?

Quinta-feira:
Enviar a pesquisa para casa:
1 - Porque papai e mamãe me  deram este nome?
2 - Onde eu nasci?
3 - Como foi a minha chegada a nossa casa?
Matemática:
- Fazer um gráfico da cor dos olhos das  crianças, observar as diferenças, fazer  contagem.

Sexta-feira:
Movimento e Ciências  Naturais:
- Fazer um passeio nos arredores do colégio, observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc. Associar a parte do livro em que Mateus  gostaria de voltar e ver a sua terra;
Linguagem Escrita e Artes:
- Na volta do passeio registrar o que  viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais gostaram.

Observações:
Atividades de  Rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Contar e recontar a história várias  vezes  com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc);
- Convidar uma pessoa da comunidade para contar história.

Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Observar a diversidade da natureza;
- Despertar carinho e respeito para  com o boneco Mateus;
- Estimular as  famílias  a participarem das  atividades do colégio;
- Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos.

->>> 3° Semana

Segunda-feira:
Linguagem Oral e Escrita:
- Receber a visitante convidada  para contar história. Registrar como foi a visita e agradecer.

Terça-feira:
- Recontar a história  com fantoches;
- Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto;
Ciências  sociais:
- Construir as regras de convivência do colégio. Colorir e fixar na parede. Reforçar diariamente  a cada situação em que forem desrespeitadas.

Quarta-feira:
- Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças “Eu sou Assim”;
- Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização etc);
- Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo.

Quinta-feira:
Linguagem Oral:
- Solicitar as crianças para que recontem o que  compreenderam da história;
- Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus. Rosto e a perna.

Sexta-feira:
Artes  Visuais e Ciências  Sociais:
- Ilustrar com guache  um belíssimo arco íris  que representa  todas as cores  juntas , e também a beleza  do colorido e da diversidade.

Observações:
- Música, partes  do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo.

Objetivos:
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Prazer em ouvir histórias;
- Compreender  e  colocar em prática as regras de  convivência;
- Desenvolver  noções de respeito aos  colegas  e as  pessoas;
- Ampliar o interesse  pela musicalidade;
- Perceber-se diferente dos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário