Sequência Didática
As cores de Mateus
->>> 1° Semana
Segunda- feira:
Linguagem oral:
- Contar a história: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia uma página;
Artes Visuais:
-Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou coração;
- Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos.
Terça-feira:
Linguagem oral:
- Continuar a história;
Natureza e Sociedade:
- Explorar a cor verde. Observar o ambiente, e a diversidade de folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore;
Artes Visuais:
- Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas).
Quarta-feira:
Matemática:
- Fazer a contagem das folhas;
Linguagem oral:
- Continuar a história:
Artes Visuais:
- Explorar a cor azul. Pintar uma folha com guache e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu.
Quinta-feira:
Linguagem oral:
- Continuar mais uma página da história;
Artes Visuais:
- Explorar a cor Amarela. Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom amarelo.
Sexta-feira:
Movimento:
- Brincar com as cores, todos sentado no tapete , distribuir tarjetas com cores diversas, no momento em que a fada chamar, só correm as crianças com a cor verde. Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar.
Matemática:
- Seriação das cores com peças de lego ou blocos lógicos.
Observações:
Atividades de rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas.
Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Reconhecer a diversidade das cores;
- Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza;
- Estabelecer relação entre número e numeral.
->>> 2° Semana
Segunda-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
- Explorar a cor preta;
- Conversar sobre cor e raça.
Cor -> preta
Raça -> negra
- Pintar com giz de cera um gato preto. Música: Não atire o pau no gato...
Terça-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
Artes Visuais :
- Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia fina. Vesti-lo e observá-lo;
- Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças.
Quarta-feira:
Linguagem oral:
- Recontar a história utilizando o livro;
Ciências Sociais:
- Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças de cores dos olhos, dos cabelos, etc.;
- Trabalhar as expressões e sentimentos: alegre, triste, bravo, etc. Confeccionar cartaz para explorar o tema;
- Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste?
Quinta-feira:
Enviar a pesquisa para casa:
1 - Porque papai e mamãe me deram este nome?
2 - Onde eu nasci?
3 - Como foi a minha chegada a nossa casa?
Matemática:
- Fazer um gráfico da cor dos olhos das crianças, observar as diferenças, fazer contagem.
Sexta-feira:
Movimento e Ciências Naturais:
- Fazer um passeio nos arredores do colégio, observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc. Associar a parte do livro em que Mateus gostaria de voltar e ver a sua terra;
Linguagem Escrita e Artes:
- Na volta do passeio registrar o que viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais gostaram.
Observações:
Atividades de Rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Contar e recontar a história várias vezes com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc);
- Convidar uma pessoa da comunidade para contar história.
Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Observar a diversidade da natureza;
- Despertar carinho e respeito para com o boneco Mateus;
- Estimular as famílias a participarem das atividades do colégio;
- Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos.
->>> 3° Semana
Segunda-feira:
Linguagem Oral e Escrita:
- Receber a visitante convidada para contar história. Registrar como foi a visita e agradecer.
Terça-feira:
- Recontar a história com fantoches;
- Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto;
Ciências sociais:
- Construir as regras de convivência do colégio. Colorir e fixar na parede. Reforçar diariamente a cada situação em que forem desrespeitadas.
Quarta-feira:
- Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças “Eu sou Assim”;
- Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização etc);
- Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo.
Quinta-feira:
Linguagem Oral:
- Solicitar as crianças para que recontem o que compreenderam da história;
- Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus. Rosto e a perna.
Sexta-feira:
Artes Visuais e Ciências Sociais:
- Ilustrar com guache um belíssimo arco íris que representa todas as cores juntas , e também a beleza do colorido e da diversidade.
Observações:
- Música, partes do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo.
Objetivos:
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Prazer em ouvir histórias;
- Compreender e colocar em prática as regras de convivência;
- Desenvolver noções de respeito aos colegas e as pessoas;
- Ampliar o interesse pela musicalidade;
- Perceber-se diferente dos amigos.
Sequência Didática
As cores de Mateus
->>> 1° Semana
Segunda- feira:
Linguagem oral:
- Contar a história: As Cores de Mateus em capítulos, cada dia uma página;
Artes Visuais:
-Explorar a cor vermelha, colar bolinhas de crepom em uma fruta, ou coração;
- Nomear objetos de cor vermelha, na sala, nas roupas, nos brinquedos.
Terça-feira:
Linguagem oral:
- Continuar a história;
Natureza e Sociedade:
- Explorar a cor verde. Observar o ambiente, e a diversidade de folhas. Coletar folhas e na sala decorar o tronco de uma árvore;
Artes Visuais:
- Elaborar uma árvore coletiva e expor na sala, conversar sobre outono (folhas).
Quarta-feira:
Matemática:
- Fazer a contagem das folhas;
Linguagem oral:
- Continuar a história:
Artes Visuais:
- Explorar a cor azul. Pintar uma folha com guache e associar a observação do céu, que nem sempre está totalmente azul. Ver diariamente a diversidade de cores do céu.
Quinta-feira:
Linguagem oral:
- Continuar mais uma página da história;
Artes Visuais:
- Explorar a cor Amarela. Música: Meu pintinho amarelinho. Ilustrar o pintinho e colar bolinhas de crepom amarelo.
Sexta-feira:
Movimento:
- Brincar com as cores, todos sentado no tapete , distribuir tarjetas com cores diversas, no momento em que a fada chamar, só correm as crianças com a cor verde. Ir até um devido espaço, tocar na árvore e voltar sentar.
Matemática:
- Seriação das cores com peças de lego ou blocos lógicos.
Observações:
Atividades de rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas.
Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Reconhecer a diversidade das cores;
- Observar onde as cores se apresentam na sala e na natureza;
- Estabelecer relação entre número e numeral.
->>> 2° Semana
Segunda-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
- Explorar a cor preta;
- Conversar sobre cor e raça.
Cor -> preta
Raça -> negra
- Pintar com giz de cera um gato preto. Música: Não atire o pau no gato...
Terça-feira:
Linguagem oral:
- Contar toda a história, sem o livro;
Artes Visuais :
- Confeccionar com as crianças o boneco Mateus. Utilizar malha preta ou meia fina. Vesti-lo e observá-lo;
- Elaborar um cronograma para que Mateus visite as famílias e um caderno de registro para que as mães escrevam o que o Mateus fez na visita. Socializar todos os dias com as crianças.
Quarta-feira:
Linguagem oral:
- Recontar a história utilizando o livro;
Ciências Sociais:
- Com um espelho as crianças se observam e ressalta-se as diferenças de cores dos olhos, dos cabelos, etc.;
- Trabalhar as expressões e sentimentos: alegre, triste, bravo, etc. Confeccionar cartaz para explorar o tema;
- Roda de conversa: O que me deixa feliz? O que me deixa triste?
Quinta-feira:
Enviar a pesquisa para casa:
1 - Porque papai e mamãe me deram este nome?
2 - Onde eu nasci?
3 - Como foi a minha chegada a nossa casa?
Matemática:
- Fazer um gráfico da cor dos olhos das crianças, observar as diferenças, fazer contagem.
Sexta-feira:
Movimento e Ciências Naturais:
- Fazer um passeio nos arredores do colégio, observar a diversidade de pedras, flores, pássaros, árvores, animais , etc. Associar a parte do livro em que Mateus gostaria de voltar e ver a sua terra;
Linguagem Escrita e Artes:
- Na volta do passeio registrar o que viram, fazer listagens , escrever e expor, desenhar livremente o que mais gostaram.
Observações:
Atividades de Rotina:
- Cantar;
- Brincar na areia;
- Brincadeiras livres e dirigidas;
- Contar e recontar a história várias vezes com materiais diversos, (livro, fantoches, dedoches etc);
- Convidar uma pessoa da comunidade para contar história.
Objetivos:
- Sentir prazer em ouvir história;
- Observar a diversidade da natureza;
- Despertar carinho e respeito para com o boneco Mateus;
- Estimular as famílias a participarem das atividades do colégio;
- Reconhecer as várias possibilidades de expressar sentimentos.
->>> 3° Semana
Segunda-feira:
Linguagem Oral e Escrita:
- Receber a visitante convidada para contar história. Registrar como foi a visita e agradecer.
Terça-feira:
- Recontar a história com fantoches;
- Explorar a parte em que Mateus bate num colega que o chamou de preto;
Ciências sociais:
- Construir as regras de convivência do colégio. Colorir e fixar na parede. Reforçar diariamente a cada situação em que forem desrespeitadas.
Quarta-feira:
- Conversar sobre a entrevista, falar sobre os significados dos nomes e desenhar com as crianças “Eu sou Assim”;
- Se possível, organizar uma visita ao orfanato. (agendar data, autorização etc);
- Explorar a parte da História em que Mateus é adotivo.
Quinta-feira:
Linguagem Oral:
- Solicitar as crianças para que recontem o que compreenderam da história;
- Oferecer um boneco, para ser completado por eles, que será o Mateus. Rosto e a perna.
Sexta-feira:
Artes Visuais e Ciências Sociais:
- Ilustrar com guache um belíssimo arco íris que representa todas as cores juntas , e também a beleza do colorido e da diversidade.
Observações:
- Música, partes do corpo: Põe a mão na cabeça, põe a mão no umbigo, dá um remelexo no corpo e dá um abraço no amigo.
Objetivos:
- Desenvolver a coordenação motora fina;
- Prazer em ouvir histórias;
- Compreender e colocar em prática as regras de convivência;
- Desenvolver noções de respeito aos colegas e as pessoas;
- Ampliar o interesse pela musicalidade;
- Perceber-se diferente dos amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário