PROJETO A BONEQUINHA PRETA
“O jogo simbólico ou de faz-de-conta, particularmente, é fermenta para
da fantasia, necessária à leituras não convencionais do mundo.Abre
caminho para autonomia,a criatividade, a exploração de significados e
sentidos.”ZILMA (2002.p.159)
Justificativa:
Na Educação Infantil é necessário desde cedo, dá condições as crianças possibilidades de reflexão e atitudes positivas na sua própria identidade e as suas singularidades. Portanto propor um projeto que aborde preconceito e à discriminação racial é uma forma de refletir sobre a interação social e seus valores, permitindo que as crianças convivam com as diferenças e compreenda as relações raciais. A escola por ser um espaço social está aberta a diversidade e deve abordar de uma forma lúdica dando oportunidades para que as crianças possam lidar com as emoções reorganizando seus pensamentos através do faz de conta.
Objetivo geral:
Reconhecer a sua própria identidade para que valorize a sua imagem e a do outro desenvolvendo valores básicos e valorizando a diversidade racial.
Objetivos específicos:
- Reconhecer a sua identidade e ter uma imagem positiva de autoconfiança;
- Desenvolver diversas atividades metodológicas a partir da leitura do livro a bonequinha preta;
- Valorizar a diversidade;.
- Combater o Bulliying racial nos diversos espaços da escola;
- Desenvolver auto-estima sobre suas características físicas;
- Refletir sobre questões: amor, egoísmo e até a questão das nossas raças;
- Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
- Respeitar as características de etnia;
- Usar os conhecimentos construídos na escola em situações do seu cotidiano;
- Participar de situações de comunicação oral;
- Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento;
- Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
- Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Procedimentos:
- Levantamento de conhecimentos prévios;
- Leitura do livro: A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira;
- Tecidos para confecção da bonequinha nas cores: feltro preto, vermelho com bolinhas brancas, feltro vermelho, lã preta e olho preto;
- Apresentar para o grupo a bonequinha preta;
- Produção de texto coletivo;
- Confecção de mural;
- Registros através de desenho;
- Realizar piquenique da bonequinha preta;
- Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem...;
- Utilizar a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
- Fazer um livrão de reconto;
- Dramatizar a história da Bonequinha Preta;
- Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto;
- Montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim;
- Fazer um livro de visitas.
Avaliação:
Observações e registros sistemáticos.
Os registros serão feito em um caderno específico, onde será registrado acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças do grupo e de determinadas alunos ou alunas, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
Recursos:
- Data show;
- Livro: A Bonequinha Preta;
- Caixa de som;
- DVD;
- Máquina digital;
- Microfone;
- Papel metro;
- Lápis piloto;
- Massa de modelar;
- Tinta guache;
- Bolas de assoprar;
- Papel cartão de cores variadas;
- Dez folhas de papel cartão de cor preta;
- Fita adesiva;
- Xerox colorida;
- Lápis de cor;
- Lápis de cera;
- Retalhos de pano;
- Bonecas pretas e brancas;
- Ofício colorido.
Referências:
OLIVEIRA. Alaíde Lisboa. A Bonequinha Preta. Editora: Editora Le
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002
PROJETO A BONEQUINHA PRETA
“O jogo simbólico ou de faz-de-conta, particularmente, é fermenta para
da fantasia, necessária à leituras não convencionais do mundo.Abre
caminho para autonomia,a criatividade, a exploração de significados e
sentidos.”ZILMA (2002.p.159)
Justificativa:
Na Educação Infantil é necessário desde cedo, dá condições as crianças possibilidades de reflexão e atitudes positivas na sua própria identidade e as suas singularidades. Portanto propor um projeto que aborde preconceito e à discriminação racial é uma forma de refletir sobre a interação social e seus valores, permitindo que as crianças convivam com as diferenças e compreenda as relações raciais. A escola por ser um espaço social está aberta a diversidade e deve abordar de uma forma lúdica dando oportunidades para que as crianças possam lidar com as emoções reorganizando seus pensamentos através do faz de conta.
Objetivo geral:
Reconhecer a sua própria identidade para que valorize a sua imagem e a do outro desenvolvendo valores básicos e valorizando a diversidade racial.
Objetivos específicos:
- Reconhecer a sua identidade e ter uma imagem positiva de autoconfiança;
- Desenvolver diversas atividades metodológicas a partir da leitura do livro a bonequinha preta;
- Valorizar a diversidade;.
- Combater o Bulliying racial nos diversos espaços da escola;
- Desenvolver auto-estima sobre suas características físicas;
- Refletir sobre questões: amor, egoísmo e até a questão das nossas raças;
- Valorizar ações de cooperação, respeito e solidariedade;
- Respeitar as características de etnia;
- Usar os conhecimentos construídos na escola em situações do seu cotidiano;
- Participar de situações de comunicação oral;
- Apreciar atos de leitura como fonte de conhecimento;
- Demonstrar cooperação de situações de produção coletiva;
- Desenvolver a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
Procedimentos:
- Levantamento de conhecimentos prévios;
- Leitura do livro: A bonequinha preta, de Alaíde Lisboa de Oliveira;
- Tecidos para confecção da bonequinha nas cores: feltro preto, vermelho com bolinhas brancas, feltro vermelho, lã preta e olho preto;
- Apresentar para o grupo a bonequinha preta;
- Produção de texto coletivo;
- Confecção de mural;
- Registros através de desenho;
- Realizar piquenique da bonequinha preta;
- Montar um quebra cabeça da bonequinha, fazer colagens, dobraduras, pintura a dedo, modelagem...;
- Utilizar a linguagem oral para expressar desejos, necessidades, sentimentos e opiniões;
- Fazer um livrão de reconto;
- Dramatizar a história da Bonequinha Preta;
- Montar uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos durante este projeto;
- Montar um painel com as fotos mostrando que todo o trabalho foi feito com muito carinho e teve início, meio e fim;
- Fazer um livro de visitas.
Avaliação:
Observações e registros sistemáticos.
Os registros serão feito em um caderno específico, onde será registrado acontecimentos novos, conquistas e/ou mudanças do grupo e de determinadas alunos ou alunas, dados e situações significativos acerca do trabalho realizado e interpretações sobre as próprias atitudes e sentimentos.
Recursos:
- Data show;
- Livro: A Bonequinha Preta;
- Caixa de som;
- DVD;
- Máquina digital;
- Microfone;
- Papel metro;
- Lápis piloto;
- Massa de modelar;
- Tinta guache;
- Bolas de assoprar;
- Papel cartão de cores variadas;
- Dez folhas de papel cartão de cor preta;
- Fita adesiva;
- Xerox colorida;
- Lápis de cor;
- Lápis de cera;
- Retalhos de pano;
- Bonecas pretas e brancas;
- Ofício colorido.
Referências:
OLIVEIRA. Alaíde Lisboa. A Bonequinha Preta. Editora: Editora Le
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. Educação Infantil: Fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002
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