ATIVIDADES PARA ALUNOS PRÉ SILÁBICOS. ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES : Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes. Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa. Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos. Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche,BINGO etc.). Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes. Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras). Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.). Desenhar e escrever o que desenhou; - Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos, utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc; - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia; - Ter contato com diferentes portadores de textos; - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc; - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas, jogos, etc; - Conversar sobre a função da escrita; - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos; -Bingo de letras; - Produção oral de histórias; - Escrita espontânea; - Textos coletivos tendo o professor como escriba; - Aumentar o repertório de letras; - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo. - Comparar e relacionar palavras; - Produzir textos de forma não convencional; - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade; - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc; - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final; - Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras; - Completar palavras usando a letra inicial e final; - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc

ATIVIDADES PARA ALUNOS PRÉ SILÁBICOS.



ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES :
  •  Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
  •  Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa. 
  •  Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos. 
  •  Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche,BINGO etc.). 
  •  Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes. 
  •  Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras). 
  •  Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.). 
  •  Desenhar e escrever o que desenhou;
  • Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
  • utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
  • - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
  • - Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
  • - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
  •  jogos, etc;
  • - Conversar sobre a função da escrita;

  • - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
  •  dos amigos;

  • -Bingo de letras;
  • - Produção oral de histórias;
  • - Escrita espontânea;
  • - Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras;
  • - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
  • - Comparar e relacionar palavras;
  • - Produzir textos de forma não convencional;
  • - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever 
  • seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
  • Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
  • - Completar palavras usando a letra inicial e final;
  • - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
  •  na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc






ATIVIDADES PARA ALUNOS PRÉ SILÁBICOS.



ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES :
  •  Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
  •  Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa. 
  •  Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos. 
  •  Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche,BINGO etc.). 
  •  Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes. 
  •  Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras). 
  •  Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.). 
  •  Desenhar e escrever o que desenhou;
  • Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
  • utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
  • - Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
  • - Ter contato com diferentes portadores de textos;
  • - Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
  • - Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
  •  jogos, etc;
  • - Conversar sobre a função da escrita;

  • - Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
  •  dos amigos;

  • -Bingo de letras;
  • - Produção oral de histórias;
  • - Escrita espontânea;
  • - Textos coletivos tendo o professor como escriba;
  • Aumentar o repertório de letras;
  • - Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
  • - Comparar e relacionar palavras;
  • - Produzir textos de forma não convencional;
  • - Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever 
  • seus nomes de acordo com sua possibilidade;
  • - Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
  • - Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
  • Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
  • - Completar palavras usando a letra inicial e final;
  • - Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
  •  na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc







Nenhum comentário:

Postar um comentário