Dentro
das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem
econômica, política,social, ideológica, a escola, como instituição de
ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que
comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, os
profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os
alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o
desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.
Para tanto, torna-se necessária a
presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da
importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de
manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção. De acordo
com o Regimento Escolar, Artigo nº. 129/2006-Resolução CEE/TO, "a função
de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e
supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e
aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso."
Já segundo Clementi (apud Almeida),
cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar
professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda
as reais relações dessa posição." Partindo desse pressuposto, podem-se
identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel
desse profissional no ambiente escolar.
Considerando a função formadora, o
coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do
grupo do grupo para qualificação continuada desses
sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e
na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo
as necessidades presentes.
Assim, muitos formadores
encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação.
Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem
conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as
dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos
individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos
objetivos desejados. As relações interpessoais permeiam a prática do
coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo
ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Conforme Almeida(2003), na
formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus
saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades
propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre
professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em
sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre
a equipe e favorece a constituição como pessoas.
Na parceria escola X família,
esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em
prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância
assuma seu papel social diante desse ato indispensável e intransponível.
Como ressalta Alves(apud Reis,2008)
"homens que através de sua ação transformadora se transformam. É neste
processo que os homens produzem conhecimentos, sejam os mais singelos,
sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema
cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."
Assim, é papel do coordenador
favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde
se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar,
promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos
indivíduos.
Os órgãos colegiados são espaços
que proporcionam essa formação à medida que a participação, o
compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos,
professores, coordenação e direção, ocasionem transformações
significativas nesse ambiente.Cabe ao coordenador atuar coletivamente e
visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas
funções.
Apesar das inúmeras
responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o
coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais
como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.
Assumir esse cargo é sinônimo de
enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores,
além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico,
necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e
de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e
comodismo e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua
prática.
Muitas vezes, a escola e o
coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e
chegam à conclusão que esse sujeito pode promover significativas
mudanças, pois esse trabalha com formação e informação dos docentes,
principalmente.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a
superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento
das relações interpessoais.
O coordenador pedagógico é peça
fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no
processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de
maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua,
desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de
ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.
Dentro
das inúmeras mudanças que ocorrem na sociedade atual, de ordem
econômica, política,social, ideológica, a escola, como instituição de
ensino e de práticas pedagógicas, enfrenta muitos desafios que
comprometem a sua ação frente às exigências que surgem.Assim, os
profissionais, que nela trabalham, precisam estar conscientes de que os
alunos devem ter uma formação cada vez mais ampla, promovendo o
desenvolvimento das capacidades desses sujeitos.
Para tanto, torna-se necessária a
presença de um coordenador pedagógico consciente de seu papel, da
importância de sua formação continuada e da equipe docente, além de
manter a parceria entre pais, alunos, professores e direção. De acordo
com o Regimento Escolar, Artigo nº. 129/2006-Resolução CEE/TO, "a função
de coordenação pedagógica é o suporte que gerencia, coordena e
supervisiona todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e
aprendizagem, visando sempre à permanência do aluno com sucesso."
Já segundo Clementi (apud Almeida),
cabe ao coordenador "acompanhar o projeto pedagógico, formar
professores, partilhar suas ações, também é importante que compreenda
as reais relações dessa posição." Partindo desse pressuposto, podem-se
identificar as funções formadora, articuladora e transformadora do papel
desse profissional no ambiente escolar.
Considerando a função formadora, o
coordenador precisa programar as ações que viabilizem a formação do
grupo do grupo para qualificação continuada desses
sujeitos.Consequentemente, conduzindo mudanças dentro da sala de aula e
na dinâmica da escola, produzindo impacto bastante produtivo e atingindo
as necessidades presentes.
Assim, muitos formadores
encontram na reflexão da ação, momentos riquíssimos para a formação.
Isso acontece à medida que professores e coordenadores agem
conjuntamente observando, discutindo e planejando, vencendo as
dificuldades, expectativas e necessidades, requerendo momentos
individuais e coletivos entre os membros do grupo, atingindo aos
objetivos desejados. As relações interpessoais permeiam a prática do
coordenador que precisa articular as instâncias escola e família sabendo
ouvir, olhar e falar a todos que buscam a sua atenção.
Conforme Almeida(2003), na
formação docente, "é muito importante prestar atenção no outro, em seus
saberes, dificuldades", sabendo reconhecer e conhecer essas necessidades
propiciando subsídios necessários à atuação.Assim, a relação entre
professor e coordenador, à medida que se estreita e ambos crescem em
sentido prático e teórico(práxis), concebe a confiança, o respeito entre
a equipe e favorece a constituição como pessoas.
Na parceria escola X família,
esse profissional é requerido para estreitar esses laços e mantê-los em
prol da formação efetiva dos educandos à medida que cada instância
assuma seu papel social diante desse ato indispensável e intransponível.
Como ressalta Alves(apud Reis,2008)
"homens que através de sua ação transformadora se transformam. É neste
processo que os homens produzem conhecimentos, sejam os mais singelos,
sejam os mais sofisticados, sejam aqueles que resolvem um problema
cotidiano, sejam os que criam teorias explicativas."
Assim, é papel do coordenador
favorecer a construção de um ambiente democrático e participativo, onde
se incentive a produção do conhecimento por parte da comunidade escolar,
promovendo mudanças atitudinais, procedimentais e conceituais nos
indivíduos.
Os órgãos colegiados são espaços
que proporcionam essa formação à medida que a participação, o
compromisso e o protagonismo de seus componentes, pais, alunos,
professores, coordenação e direção, ocasionem transformações
significativas nesse ambiente.Cabe ao coordenador atuar coletivamente e
visualizar esses espaços como oportunidades para o desempenho das suas
funções.
Apesar das inúmeras
responsabilidades desse profissional já descritas e analisadas aqui, o
coordenador pedagógico enfrenta outros conflitos no espaço escolar, tais
como tarefas de ordem burocrática, disciplinar, organizacional.
Assumir esse cargo é sinônimo de
enfrentamentos e atendimentos diários a pais, funcionários, professores,
além da responsabilidade de incentivo a promoção do projeto pedagógico,
necessidade de manter a própria formação, independente da instituição e
de cursos específicos, correndo o perigo de cair no desânimo e
comodismo e fatores de ordem pessoal que podem interferir em sua
prática.
Muitas vezes, a escola e o
coordenador se questionam quanto à necessidade desse profissional e
chegam à conclusão que esse sujeito pode promover significativas
mudanças, pois esse trabalha com formação e informação dos docentes,
principalmente.O espaço escolar é dinâmico e a reflexão é fundamental a
superação de obstáculos, socialização de experiências e fortalecimento
das relações interpessoais.
O coordenador pedagógico é peça
fundamental no espaço escolar, pois busca integrar os envolvidos no
processo ensino-aprendizagem mantendo as relações interpessoais de
maneira saudável, valorizando a formação do professor e a sua,
desenvolvendo habilidades para lidar com as diferenças com o objetivo de
ajudar efetivamente na construção de uma educação de qualidade.
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