Para esse projeto, você vai
precisar de papel sulfite, livros de histórias, revistas em quadrinhos
(infantis), tesoura, lápis preto e cola. Marque um dia para iniciar o trabalho e peça
às crianças para trazer de casa algumas HQ's.
1. Preparação (observação e pesquisa) —
·
Leve os alunos para um local onde possam ficar
confortáveis e tenham oportunidade de comunicar-se entre si (na roda de
conversa, no cantinho de descanso...). Faça parte do grupo. Selecione livros de
histórias: um com ilustração e texto, um somente com textos, um só com imagens
e uma revista em quadrinhos.
·
Mostre-os para os alunos e explique as
características de cada um. Deixe bem claro que toda história tem começo, meio
e fim. Entregue para cada criança uma revista em quadrinhos. Diga-lhes que
comecem a observar, a partir da capa e, depois, folha por tolha. Dê-lhes
oportunidade para que façam descobertas e comentários, Dê algumas dicas quanto
às observações e complemente sempre que necessário.
·
Explique as características da história em
quadrinhos. Por exemplo, são narrativas realizadas por meio da sequência de
imagens (mostre o que é imagem); as falas dos personagens são inseridas em
espaços delimitados chamados de “balões”(mostre os balões) e diga que os mesmos
são direcionados ao personagem que esta falando. Explique que dentro dos
“balões’, além das falas dos personagens, também se inserem sons e ruídos (som
musical, latido de cão, barulho de uma porta batendo, barulho do trovão etc.).
·
Acrescente outras informações que julgue
importante nessa fase de preparação.
2. Recriando a história (sem mudar as cenas e o enredo) —
· Nesta fase, serão trabalhadas as áreas de
linguagem (leitura, interpretação e expressão), recorte e colagem. Divida a
classe em grupos formados por três a quatro alunos e entregue para cada turma
uma HQ, folhas de papel sulfite e tesouras. Trabalhe no máximo com três grupos
de cada vez.
·
Deixe que as crianças explorem as revistas. Em
seguida, converse com elas a respeito do trabalho a ser feito: faça perguntas e
verifique se entenderam o que é personagem, cena, cenário, balões etc.
·
Retire de cada revista os grampos para que as
folhas fiquem soltas, selecione as histórias mais curtas e distribua uma para
cada grupo.
·
Peça para que cada grupo interprete a sua
história por meio das imagens. Em seguida, leia para cada grupo separadamente a
história, apontando cada balão ao seu personagem para que os alunos possam
identificar.
3. Desmontar e Remontar a História —
·
Nesta fase, os alunos irão recortar os quadros
da história, separar os balões dos personagens e montar novamente a história na
folha de sulfite (que já deverão estar demarcados os quadrinhos).
·
Faça a leitura dos textos dos balões, um de cada
vez para que os alunos descubram em qual história se enquadra e em qual dos
quadrinhos será inserido. Sempre que um grupo acerta, entregue o balão para ser
colado no quadrinho.
·
A história ainda pode ser reconstruída
invertendo cenas e falas para se criar um novo enredo.
· Em outra oportunidade, ensine às crianças a criarem
um história em quadrinhos. No início, pode ser apenas uma tirinha, com três ou
quatro quadrinhos. Eles desenham as cenas e os balões, O professor escreve as
falas criadas pelos alunos.
Para esse projeto, você vai
precisar de papel sulfite, livros de histórias, revistas em quadrinhos
(infantis), tesoura, lápis preto e cola. Marque um dia para iniciar o trabalho e peça
às crianças para trazer de casa algumas HQ's.
1. Preparação (observação e pesquisa) —
·
Leve os alunos para um local onde possam ficar
confortáveis e tenham oportunidade de comunicar-se entre si (na roda de
conversa, no cantinho de descanso...). Faça parte do grupo. Selecione livros de
histórias: um com ilustração e texto, um somente com textos, um só com imagens
e uma revista em quadrinhos.
·
Mostre-os para os alunos e explique as
características de cada um. Deixe bem claro que toda história tem começo, meio
e fim. Entregue para cada criança uma revista em quadrinhos. Diga-lhes que
comecem a observar, a partir da capa e, depois, folha por tolha. Dê-lhes
oportunidade para que façam descobertas e comentários, Dê algumas dicas quanto
às observações e complemente sempre que necessário.
·
Explique as características da história em
quadrinhos. Por exemplo, são narrativas realizadas por meio da sequência de
imagens (mostre o que é imagem); as falas dos personagens são inseridas em
espaços delimitados chamados de “balões”(mostre os balões) e diga que os mesmos
são direcionados ao personagem que esta falando. Explique que dentro dos
“balões’, além das falas dos personagens, também se inserem sons e ruídos (som
musical, latido de cão, barulho de uma porta batendo, barulho do trovão etc.).
·
Acrescente outras informações que julgue
importante nessa fase de preparação.
2. Recriando a história (sem mudar as cenas e o enredo) —
· Nesta fase, serão trabalhadas as áreas de
linguagem (leitura, interpretação e expressão), recorte e colagem. Divida a
classe em grupos formados por três a quatro alunos e entregue para cada turma
uma HQ, folhas de papel sulfite e tesouras. Trabalhe no máximo com três grupos
de cada vez.
·
Deixe que as crianças explorem as revistas. Em
seguida, converse com elas a respeito do trabalho a ser feito: faça perguntas e
verifique se entenderam o que é personagem, cena, cenário, balões etc.
·
Retire de cada revista os grampos para que as
folhas fiquem soltas, selecione as histórias mais curtas e distribua uma para
cada grupo.
·
Peça para que cada grupo interprete a sua
história por meio das imagens. Em seguida, leia para cada grupo separadamente a
história, apontando cada balão ao seu personagem para que os alunos possam
identificar.
3. Desmontar e Remontar a História —
·
Nesta fase, os alunos irão recortar os quadros
da história, separar os balões dos personagens e montar novamente a história na
folha de sulfite (que já deverão estar demarcados os quadrinhos).
·
Faça a leitura dos textos dos balões, um de cada
vez para que os alunos descubram em qual história se enquadra e em qual dos
quadrinhos será inserido. Sempre que um grupo acerta, entregue o balão para ser
colado no quadrinho.
·
A história ainda pode ser reconstruída
invertendo cenas e falas para se criar um novo enredo.
· Em outra oportunidade, ensine às crianças a criarem
um história em quadrinhos. No início, pode ser apenas uma tirinha, com três ou
quatro quadrinhos. Eles desenham as cenas e os balões, O professor escreve as
falas criadas pelos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário